alfacinha

Tricô bebé #3 - Cachecol Pompom D.I.Y

Depois de algum tempo sem publicar tutoriais de tricô, o tempo frio chama-me à razão e reacende a vontade de fazer malha. Não há nada melhor para fazer à noite, depois de adormecer o Manel e antes de dormir. O tricô é uma verdadeira terapia e parece que limpa a alma, sendo por isso perfeito para relaxar.

Para voltar às malhas, escolhi um projecto rápido e fácil, um cachecol para o Manel. Enquanto andava a vasculhar o pinterest à procura de inspiração, encontrei este tutorial e pareceu-me perfeito para (voltar) a abraçar o meu querido tricô. Não podia ter escolhido melhor! O cachecol é muito fácil de tricotar, sendo uma peça rápida e simples de executar, perfeita para nos apaziguar a alma durante umas horas. O resultado final é um cachecol amoroso, óptimo e prático para aquecer os pescoços dos mais pequeninos.

Fiquei de tal forma entusiasmada que já comecei a pensar numa segunda versão em ponto de arroz. Para além disso, reacendeu o meu vício do tricô e já estou a fazer uma touca em ponto de areia que irei partilhar em breve!

Com o Natal à porta, estas peças feitas à mão são, a meu ver, a melhor forma de presentear as pessoas de quem gostamos. Uma peça feita por nós, à mão, com todo o amor e dedicação, é a melhor forma de dar. Fica por isso a primeira sugestão de oferta para o Natal. Um cachecol com pompons, para fazer e oferecer, seja aos nossos filhos, aos mais pequeninos da família ou a filhos de amigas! Espero que gostem, tanto como eu, deste projecto de tricô!

VLDN7148.jpg

LMYM2629.jpg

CBBP2263.jpg

RCAP2861.jpg

KZXT5210.jpg

Cachecol Pompom

Para um bebé de 18/24 meses

Materiais/Aviamentos:

- 2 novelos de lã para agulhas de 4 mm ( 100 gramas)

- Agulhas de 4 mm

- Agulha para coser lã

- Fazedor de pompons (opcional)

Pequenos truques e astúcias:

-Ler sempre as explicações todas até ao fim antes de começar o trabalho.

-As voltas par equivalem ao lado do verso das peças no tricô, sendo que as voltas ímpares equivalem ao lado do direito.

-No ponto de jarreteira ( todas as malhas são tricotadas em meia, tanto nas voltas pares como ímpares) , podemos observar pequenas "ondinhas", cada "ondinha" equivale a duas voltas, sendo que eu conto sempre as voltas do lado do direito do trabalho. No entanto, podem sempre utilizar um conta-voltas para vos facilitar o trabalho.

-O ponto de jarreteira também é conhecido como ponto mousse, sendo que em inglês se chama "garter stitch" e em francês "point mousse".

Como fazer:

a) Montar 6 malhas.

b) Comece a primeira volta do trabalho com um aumento na primeira malha. Para tal, tricote duas vezes esta malha, se for necessário visualize este vídeo explicativo da Filipa Carneiro. Tricote em meia até ao final da volta.

c) Na segunda volta do trabalho realize o mesmo aumento na primeira malha da mesma. Tricote em ponto meia até ao final da volta. Repita estes aumentos laterais até ter 24 pontos na agulha.

d) Tricote em ponto meia até a peça medir aproximadamente 107 cm ( se desejar pode tricotar uma peça mais longa ou mais curta, de acordo com o tamanho da criança ) .

e) Para dar forma à outra ponta do cachecol, faça diminuições de forma a ficar de novo com 6 pontos na agulha. Para tal, tricote a primeira malha ( numa volta ímpar, ou seja, do direito) e tricote as duas seguintes malhas juntas.Esta é uma diminuição simples, caso a queira consultar sugiro que visualize este vídeo da Filipa Carneiro. Repita o mesmo passo nas voltas seguintes até ficar com seis pontos na agulha. Acabe a peça rematando estas seis malhas.

d) Faça dois pompons médios (pode utilizar um fazedor de pompons ou esta técnica) e cosa-os às pontas do cachecol.

O cachecol está pronto a ser utilizado! 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.