Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Sab | 04.02.17

Touca "Orelhinhas" - D.I.Y para bebé

mariana

Quem é que resiste a um bebé de touca ou passa-montanhas só com as bochechas à mostra? Eu não! Com o frio e a chuva a habitarem os nossos dias não resisti em fazer outra touca ao Manel. É verdade que em menos de nada a Primavera está à porta, mas para além de precisar de uma peça nestes tons já andava com este projecto atrás da orelha há imenso tempo. Cheguei a fazer uma touca muito parecida com um molde da Purl Soho, contudo desta vez preferi "retirar" os moldes de uma touca que já tinha da Zara porque tinha a certeza que o tamanho estava tal e qual como queria. A meu ver a clonagem de peças é um dos meus métodos de eleição para obter moldes com rapidez e eficiência pois tenho a garantia de que as peças servem na perfeição não gastando tempo em ajustes.  Se preferirem podem adaptar o modelo a dias mais primaveris utilizando tecidos mais frescos. Ou então aproveitem os saldos e comprem tecidos de inverno a óptimos preços de forma a rentabilizar o projecto. Esta peça é igualmente fantástica para oferecer a um bebé que venha a caminho. O molde que disponibilizo é para 6/12 meses e serve ao Manel com alguma folga pelo que tenho esperança de que ainda lhe sirva para o ano.  

 

JPSH6612.jpg

XNRZ9155.jpg

TKOR1004.jpg

Touca "Orelhinhas"

Tamanho 6/12  meses

 

Materiais/Aviamentos: 

 

-Tecido Exterior: flanela; vaiela; piqué; polar... 

-Tecido Interior: Borreguilho; polar ou outro que considere pertinente dependendo do tempo 

-Molas de Pressão (1,5 cm)

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Touca Bebé Orelhas.pdf

 

 

Plano de Corte

Tecido Exterior e Tecido Interior

Cortar com o tecido dobrado:

Peça A (laterais) : Cortar 1 vez

Orelhas: Cortar 1 vez

 

Cortar com o tecido singelo:

Peça B (rectângulo central): Cortar 1 vez um rectângulo com as seguintes dimensões:

30 cm X 9 cm 

 

Para obterem o molde da touca basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde da touca é constituído por três peças que formam o corpo da touca e as orelhas. As três peças que formam o corpo da touca são: duas peças A - as laterais da touca - e a uma peça B - um rectângulo central.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno das peças do molde). 

Sugiro que desenhe a peça B, um rectângulo de 30 cm X 9 cm num pedaço de cartolina para depois transferir para o tecido e adicionar valores de costura ao seu contorno.

Recomendo que lave os tecidos antes de os utilizar, sendo que tal é quase sempre regra, mas neste caso fundamental porque o borreguilho tem tendência para encolher.

Caso seja necessário visualize este vídeo explicativo no qual é ensinado como se fecha uma abertura à mão com uma costura invisível.

 

Como fazer:

 

1 - As orelhas

 

Para fazer as orelhas da touca, costure a peça da orelha em tecido exterior à peça em tecido do forro - direito com direito. Cosa a parte curva, deixando a base para virar. Abra as costuras e faça pequenos cortes em "v" para que as costuras fiquem perfeitas. Chuleie as costuras e apare o excesso, volte para o direito e passe a ferro colocando os valores de costura da base para dentro.

 

DSC00366.JPG

DSC00367.JPG

DSC00011.JPG

 

2 - O corpo da touca

 

Comece por coser o exterior da touca. Para tal cosa uma das laterais da touca ao rectângulo central fazendo coincidir o lado mais comprido do rectângulo à parte curva da lateral. Vá fixando com alfinetes e depois costure à máquina, sendo que se sentir menos à vontade pode alinhavar antes de levar à máquina. Costure a outra lateral da mesma forma. Abra as costuras e faça pequenos cortes em "v" para que as costuras fiquem perfeitas. Chuleie as costuras e apare o excesso.

Para o interior da touca repita o mesmo processo.

 

DSC00014.JPG

 DSC00016 (1).JPG

pp.jpg

DSC00020.JPG

DSC00021.JPG

DSC00022.JPG

 

3 - Coser a touca

 

Para coser a touca una o exterior ao forro - direito com direito. Fixe todo o contorno com alfinetes deixando uma abertura na base do pescoço para virar o trabalho para o direito. Costure à máquina por todo esse contorno, abra as costuras e faça pequenos cortes em "v" para que as costuras fiquem perfeitas. Chuleie as costuras e apare o excesso . Volte a touca para o direito e passe a ferro. Feche a abertura à mão com uma costura invisível.

 

DSC00104.JPG

DSC00105.JPG

DSC00102.JPG

DSC00106.JPG

 

4 - Coser as molas

 

Guie-se pelas marcações presentes no molde e cosa o macho da mola na ponta da lateral esquerda do interior da touca.

Guie-se pelas marcações presentes no molde e cosa a fêmea da mola na ponta da lateral direita do exterior da touca.

Cosa as molas apenas ao lado interior ou exterior da touca para que não sejam visíveis os pontos. Pode igualmente fazer este passo antes de costurar a touca, mas eu prefiro fazer depois para evitar que as molas interfiram na costura à máquina. 

DSC00276.JPG

DSC00278.JPG

DSC00279.JPG

 

5 - Acabamentos

 

Guie-se pelas marcações presentes no molde para coser as orelhas ao corpo da touca com uma costura invisível. Para tal coloque a orelha sobre a marcação com o lado do pelo voltado para baixo. Comece por costurar o lado em pelo à touca e quando chegar ao fim passe a linha para o lado em flanela. Costure o lado em flanela à touca e finalize rematando as linhas.

DSC00224.JPG

DSC00229.JPG

DSC00231.JPG

DSC00234.JPG

DSC00237.JPG

DSC00238.JPG

DSC00240.JPG

DSC00241.JPG

DSC00245.JPG

DSC00246.JPG

DSC00363.JPG

DSC00364.JPG

NXWQ5559.jpg

WDRQ1865.jpg

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

7 comentários

Comentar post