Sapatinhos em tecido para bebé- DIY
Quem é que não gosta de sapatinhos pequeninos? Eu acho que ninguém. É claro que é uma peça que serve mais de "decoração" do que de outra coisa, mas a verdade é que compõe logo a "toilette" dos mais pequeninos! O mais importante é que não magoem o bebé e que não sejam muito caros, porque obviamente não os vão utilizar muito tempo. No entanto, com um pouco de tecido e tempo conseguem fazer os pares que quiserem com este tutorial. Aquilo que notei em muitos modelos que vi à venda, sobretudo os de tecido, era o facto de não serem muito maleáveis, no entanto, estes são bastante "molinhos", mas sem perderem a forma. Aqui vai mais um tutorial, desta vez com direito a molde (tenham em atenção as propriedades da impressora quando imprimirem: devem imprimir em tamanho real ou "actual size" em inglês de forma a obter o tamanho correcto).
Para um par de sapatinhos do tamanho 0/3 meses
Materiais/Aviamentos:
-Pedaço de tecido para o exterior
-Pedaço de tecido para o interior
-Cordão de algodão
-Entretela termo colante de espessura fina
-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...
-Molde sapatinho de bebé
Como fazer:
a)Imprimir o molde dos sapatinhos. Ter em atenção a escala de impressão seleccionada (ver nas propriedades da impressão- o tamanho deve ser o tamanho real do documento ou em inglês "actual size")
b)Recortar o molde. Com o ferro de engomar sem vapor, colar a entretela ao tecido escolhido para o exterior do sapatinho (a parte rugosa da entretela deve ficar voltada para o lado do avesso do tecido).
c)Transferir o molde para o tecido previamente preparado, tendo em conta que deve ser adicionado o valor para as costuras à volta do contorno de cada uma das partes do molde (cerca de 0,5 cm).
Transferir:
2X sola sapatinho
2X pala sapatinho
2X calcanhar sapatinho
Transferir da mesma forma o molde para o tecido escolhido para o interior.
d)Cortar as peças transferidas, tanto do tecido exterior como do tecido interior.
e)Coser direito com direito, deixando uma abertura para virar:
-a sola do sapatinho, juntando a peça do tecido exterior à do tecido interior
-a pala do sapatinho, juntando a peça do tecido exterior à do tecido interior
-o calcanhar do sapatinho, juntando a peça do tecido exterior à do tecido interior
Virar as peças para o lado do direito e passar a ferro. Fechar a abertura com uma costura à mão invisível.
Repetir o processo para o outro sapatinho.
f)Coser à mão a pala do sapatinho à sola, com uma costura invisível. Para que a pala fique centrada com a sola, recomendo marcar o centro de cada uma das partes e coser ambas do centro para cada um dos lados.
g)Coser o calcanhar do sapatinho à sola, utilizando a mesma técnica descrita no ponto "f". Sobrepor as laterais do calcanhar do sapatinho à pala do mesmo e unir ambas com três pequenos pontos invisíveis.
i)Marcar as casas para passar o cordão para apertar o sapatinho. Fazer as casas, abrir as mesmas e passar o cordão de algodão de forma a apertar o sapatinho. Dar um nó em cada extremidade do cordão de forma a evitar que o mesmo se desfie.