Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Qui | 29.06.17

Pequenos Almoços #2 - Panquecas Integrais de Mirtilos

mariana
Não sou de comer só porque está na "moda" ou porque é hiper saudável. Gosto de comer aquilo que gosto, sem extremos nem exageros. Já o disse várias vezes aqui e vivo mesmo a minha vida entre um hambúrguer pecaminoso e uma papa de aveia. Claro, que não como hambúrgueres todos os dias, mas a mensagem que quero passar é que não faço da comida uma tirania. Como o que gosto mesmo ,e procuro dentro disso ,para o dia-a-dia, as opções mais saudáveis.
Estas panquecas, como estas ou tantas outras que andam pela internet fora, são uma dessa opções. Faço sempre a mesma receita base, sem grande ciência. Vou só mudando as farinhas e as "bebidas" que uso. Desta vez decidi utilizar mirtilos, mas também já fiz com quartos de maçã fatiados e fica igualmente delicioso. Contudo, para mim esta versão com mirtilos é vencedora.
Espero que gostem desta sugestão de lanche ou de pequeno-almoço, perfeita para manhã suaves e morosas. 
 

OYJA0527.jpg

BLYP0451.jpg

QDBG0348.jpg 

Panquecas integrais com mirtilos 

Para 9 panquecas médias

 
Ingredientes:
 
-2 medidas de farinha integral
-2 medidas de leite ou bebida vegetal
-1 ovo
-1 colher de sopa (rasa) de açúcar amarelo (podem não colocar açúcar ou substituir por mel)
-1 colher de chá de fermento
-Mirtilos q.b
 
 

Modo de preparo:

 

1- Numa taça, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Faça uma covinha no meio e adicione o ovo e o leite. Mexa bem com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.

2- Unte uma frigideira com um fio de azeite. Com uma concha distribua uma porção da massa e coloque alguns mirtilos sobre a panqueca. Deixe cozinhar até ver "bolhinhas" na massa e, com a ajuda de um salazar, vire a panqueca e cozinhe do outro lado. Repita o processo até ficar sem massa. Sirva ainda mornas com uma colherada de iogurte grego e um fio de mel por cima.

 

QTDR6791.jpg

 

Nota: Como medida utilizei estas colheres medidoras do ikea e a massa rendeu-me 9 panquecas. No entanto, podem utilizar a medida que quiserem desde que respeitem as proporções da receita, sendo que a quantidade de panquecas que obtém dependem directamente dessas medidas.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.