Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Ter | 06.06.17

Mommy Meals #20 - Torta de peixe

mariana

Ando sempre sem ideias para refeições, mas com o Manel a entrar no nosso plano alimentar tenho que arranjar ideias de forma a garantir alguma variedade nas ementas. E não há nada melhor do que ir ao baú das nossas avós à procura de receitas.É o caso desta torta salgada, um clássico na mesa da minha avó Júlia, que a recheava ora com um recheio de carne ora de Peixe ora com um sumptuoso creme de marisco.

A confecção desta receita é simples e relativamente rápida , sendo apenas precisa alguma habilidade para enrolar a torta. O recheio utilizado pode ser aquele que desejar, adaptado ao gosto do momento e àquilo que mora no nosso frigorífico. Desta vez optei por um recheio de peixe, para dar destino a umas postas de pescada que tinha no congelador, mas podia ter utilizado outro recheio qualquer. O resultado não podia ter sido melhor e o Manel adorou!

Para além de ser óptima para as refeições do dia-a-dia, está torta também é perfeita para festas ou jantares de grupo.

Espero que gostem desta sugestão, óptima servida quente ou morna, ao jantar ou até num piquenique de verão!  

 

FWJA1788.jpg

QVAV4567.jpg

VPUW5256.jpg

POFT2477[1].jpg

Torta Salgada de Peixe 

(Para 5/6 pessoas) 

 

Ingredientes: 

  

Para a torta: 

 

1 chávena e meia de farinha 

1 chávena e meia de leite 

3 ovos 

Uma pitada de sal 

 

Para o recheio: 

 

-500 gramas de pescada ou outro Peixe branco 

-Meia cebola grande 

-1 dente de alho grande 

-1 colher de sopa de farinha (bem cheia) 

-1 chávena de leite 

-1 gema de ovo 

-1 colher de chá (bem cheia) de ketchup 

-Sumo de meio limão  

-Cebolinho q.b 

-Coentros q.b 

-Sal q.b 

-Azeite q.b 

-Pimenta q.b 

-Noz moscada q. 

 

Notas: A torta deve ser enrolada ainda quente, para que não rache ao enrolar. Por isso, sugiro que comece por preparar o recheio e que siga depois com a confecção da massa da torta. No entanto, se ainda não tiver o recheio preparado e a massa já estiver pronta, pode enrolar a torta quente sem recheio e depois voltar a desenrolar para rechear. Depois basta enrolar de novo, desta forma a torta já ganhou a "forma" de rolo e não quebra ao enrolar em frio.  

 

Como fazer: 

 

Para o recheio de Peixe: 

 

Coza 600 gramas de pescada (o equivalente a três postas médias) em água temperada de sal. Quando estiverem cozidas, limpe e desfie o peixe. Reserve. 

Pique finamente a cebola, o alho, o cebolinho e os coentros.  

Refogue a cebola e o alho num fio de azeite generoso. Quando a cebola estiver translúcida, adicione o peixe. Envolva bem o peixe no refogado e polvilhe com farinha. Junte o leite e vá mexendo sempre até ganhar corpo. Tempere com sal, pimenta, noz moscada, Ketchup e sumo de limão. Quando já tiver engrossado um pouco adicione a gema em fio, nunca parando de mexer o creme para que a gema não talhe. Junte o cebolinho e os coentros picados, mexa uma última vez. Reserve o creme até ser altura de rechear a torta. 

 

Para a massa da torta: 

 

Separe as gemas das claras e coloque a farinha numa taça.  

Faça uma covinha na farinha e adicione as gemas dos ovos batidas. Mexa um pouco com uma vara de arames e vá juntando o leite à medida que mistura o preparado. Quando tiver obtido uma mistura homogénea tempere com uma pitada de sal. Verta a massa para um tabuleiro de tortas, forrado com papel vegetal, untado e polvilhado com farinha.  

Leve ao forno previamente aquecido a 180 graus até a torta estar cozida e ligeiramente dourada.  

Desenforme sobre um pano de cozinha e barre sobre toda a sua superfície o recheio de peixe ou outro da sua preferência. Enrole ainda quente e transfira para um prato de servir. Sirva com molho de tomate caseiro e acompanhe com arroz branco e uma salada verde.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

4 comentários

Comentar post