Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Ter | 03.01.17

Mommy Meals #12 - Massinha Conforto

mariana

Com o começo do ano voltam as rotinas do dia-a-dia, o trabalho e em muitos lares é o fim das férias Natal. Por aqui, é altura de recomeçar a escrever a tese de mestrado e voltar em grande às actividades do blog. Sou uma sortuda e de momento posso conciliar com relativa facilidade o tempo com o meu bebé e o tempo que dedico ao meu trabalho - privilégio concedido a poucas mães.

 

Contudo, existem sempre dias em que o fim do dia custa particularmente e em que só apetece um banho e uma refeição reconfortante. Todos nós temos uma refeição reconfortante para estes momentos, e a minha é tão básica que pensei várias vezes se a havia de partilhar aqui no blog. Mas, depois pensei que não havia nada mais apropriado para este dias pós-festas em que a rotina entra pela casa a dentro do que uma refeição rápida e fácil que agrade a pequenos e a graúdos.

 

Nos meus dias difíceis é isto que me sabe bem: uma massa com bacon ou fiambre e ervilhas. Não é nada de refinado ou de extravagante, é uma massa simples e até mesmo infantil e é ideal para comer numa taça à colher a ver uma boa série. Os adultos podem se fazer acompanhar de um bom copo de vinho tinto e de um bife, caso precisem de proteína extra, mas eu dispenso ambos. Para mim, esta massinha é uma tigela de bem-estar que me aconchega nos dias em que há pouco tempo e paciência para cozinhar.

 

É um prato que agrada às crianças e julgo ser uma boa forma de introduzir verdes. A dose que proponho serve para alimentar um adulto ou duas crianças, servindo de prato principal. Para aumentar a dose, basta aumentar a quantidade de ingredientes de acordo com o número de pessoas. Se desejarem podem substituir as ervilhas por outro verde, julgo que funciona bem com espargos e bocadinhos pequenos de frango ou peru.

 

A minha comida de conforto é esta e estou ansiosa para a fazer ao Manel, porque no final de contas a comida do dia-a-dia deve ser assim: simples, fácil, saborosa e fresca. E vocês têm algum prato que vos reconforte nos dias mais caóticos?

 

DSC00696.JPG

Massinha Conforto

Para 1 pessoa

 

Ingredientes:

 

-150 gramas de massa cortada pequena (gosto de utilizar cotovelos)

- 100 gramas de Fiambre ou bacon aos cubos

- 70 gramas de ervilhas congeladas

-2 colheres de sopa de natas

-1 colher de sopa de queijo mozarela ralado

-2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado

-1 dente de alho

-1 colher de sopa rasa de manteiga

- azeite q.b

-sal q.b

 

Modo de preparo:

 

1 - Coza a massa juntamente com as ervilhas em água temperada com sal e um dente de alho até ficar al dente. 

 

2 - Enquanto a massa coze, frite numa frigideira o bacon ou o fiambre (se utilizar fiambre frite num fio de azeite) até ficar tostadinho. Reserve e seque bem com papel absorvente de forma a retirar qualquer excesso de gordura.

 

3 - Quando a massa estiver cozida, reserve um pouco da água da cozedura e escorra a restante. Numa frigideira, coloque o alho, a manteiga e um fio de azeite e salteie a massa. Adicione as natas, os queijos e duas colheres de sopa da água da cozedura. Envolva a massa até ficar com um molho cremoso e caso seja necessário salpique com um pouco mais de água. Junte o bacon e sirva com parmesão ralado no momento.

 

DSC00717.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.