Essenciais para bebé #5 - Tapa-fraldas - D.I.Y
Já é sexta-feira e com a chegada do final de semana vêm a possibilidade de um tempo extra! E para mim não há nada melhor do que uma sessão de costura para aproveitar o tempo livre.
As peças de bebé são cá por casa um favorito, por vários motivos: há um bebé para vestir, gosto pela costura e pouco tempo. Como as peças são mais pequenas, são mais rápidas de fazer e o resultado fica pronto em apenas umas horas.
O projecto que vos trago hoje para bebé é um essencial para a primavera/verão de qualquer petiz.Trata-se de uma tapa-fraldas básico, perfeito para os dias de mais calor em que eles precisam de andar fresquinhos. A sua confecção é simples e rápida de fazer, sendo das peças que mais faço para o Manel. Para além de ser rápida de fazer, é uma peça prática de vestir e fácil de coordenar.
Os tapa-fraldas podem ser tanto usados por meninos como por meninas, ajustando os tecidos ao gosto de cada um! Este modelo de tapa-fraldas é a base para outras versões, podendo ser alterada de mil e uma formas. Em breve, pegando nos mesmo moldes mostro-vos as outras versões desta peça tão versátil de fazer e de usar!
Por agora, deixo-vos os tutoriais e os moldes deste clássico para bebé. Espero que gostem e caso surja alguma dúvida não hesitem e colocar as vossas questões na caixa de comentários.
Tapa-fraldas
Do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses
Notas: O molde que disponibilizo vai do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses.
Para obterem o molde do tapa-fraldas, basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. Depois de imprimido, podem recortar directamente o molde escolhendo o tamanho desejado ou transferir apenas o tamanho desejado do molde com papel vegetal (de forma a guardar todos os tamanhos presentes no molde).
Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.
Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno do tapa-fraldas).
No tutorial, utilizo fita de viés de compra, mas se preferirem podem cortar o viés no mesmo tecido do exterior do tapa-fraldas.
As medidas do elástico da cintura e das pernas variam de bebé para bebé. A melhor forma de acertar na medida do mesmo é colocar o elástico ao redor da cintura e das pernas do bebé. No entanto, caso esteja a fazer a peça para oferta pode utilizar as medidas standart que aqui deixo.
Elástico para a cintura:
0/3 Meses: 40 cm / 42 cm
3/6 Meses: 42 cm / 44 cm
6/9 Meses: 44 cm / 46 cm
9/12 Meses: 46 cm / 48 cm
12/18 Meses: 48 cm / 50 cm
Elástico para as pernas:
0/3 Meses: 20 cm / 22 cm
3/6 Meses: 22 cm / 24 cm
6/9 Meses: 24 cm / 26 cm
9/12 Meses: 26 cm / 28 cm
12/18 Meses: 28 cm / 30 cm
Cortar com o tecido dobrado:
Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido
Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido
Tecido para o forro:
Cortar com o tecido dobrado:
Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido
Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido
Como fazer:
5- Aplicar o elástico na cintura do tapa-fraldas
Coloque o elástico na cintura do tapa-fraldas. Para tal, faça uma costura de pesponte na cintura do tapa-fraldas deixando uma abertura para passar o elástico. Deve ter em conta que a medida desta costura deve ser uns milímetros maior do que a largura do elástico da cintura, tal garante que o elástico entra com facilidade no canal criado e que não se entorta.
Corte o elástico com a medida desejada, adicionando 1,5 cm de valor de costura. Com a ajuda de um alfinete de ama insira o elástico no canal criado, pelo interior do tapa-fraldas passando o elástico pela abertura deixada. Vá puxando até sair pela outra ponta. Sobreponha uma ponta do elástico à outra e cosa com um ponto em zig-zag.
Feche a abertura, finalizando o pesponte na cintura do tapa-fraldas.
6- Aplicar o elástico nas pernas
De forma a criar um canal para o elástico das pernas, aplique em todo o redor de ambas a pernas fita de viés.
Abra a fita e fixe-a com alfinetes ao redor da abertura para a perna, faça coincidir o início da aplicação da fita à costura da entreperna. Tenha em atenção que deve deixar no inicio da aplicação da fita, um pedaço extra (1,5 cm) para depois coser esta ponta à outra. Costure a fita à máquina guiando-se pelo vinco da fita. Una as pontas da fita uma à outra e cosa-as tomando o inicio e o final da costura de aplicação.Apare a costura da aplicação da fita, assim como as pontas da fita.
Volte a fita de viés para o interior do tapa-fraldas, dobrando a fita de viés duas vezes. Fixe com alfinetes e passe a ferro. Finalize a aplicação da fita com um pesponte ao redor de toda a fita, deixando uma abertura para a passagem do elástico.
Corte o elástico com a medida desejada, adicionando 1,5 cm de valor de costura.Com a ajuda de um alfinete de dama insira o elástico no canal criado, pela abertura deixada, e vá puxando até sair pela outra ponta. Sobreponha uma ponta do elástico à outra e cosa à mão com alguns pontos. Feche a abertura, finalizando o pesponte da fita de viés.
Repita o processo para a outra perna, certificando-se que ambas ficam com a mesma medida.
7- Coloque o cordão
Para decorar, corte um pedaço de cordão de algodão e passe-o pelas casas que criou na cintura. Se desejar pode cortar mais cordão e passa-lo por todo o canal do elástico com a ajuda de um alfinete de ama, desta forma pode apertar o tapa-fraldas caso seja necessário. Dê dois nós em cada ponta e desfie um pouco o cordão. Dê um laço e o tapa-fraldas está pronto a utilizar!
Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.