Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Sab | 18.02.17

Doces #8 - Meia-Lua Folhada

mariana

Fim-de-semana é muitas vezes sinónimo de almoços/jantares de família e amigos e não há nada melhor do que terminá-los com uma boa sobremesa caseira. 

Não preciso de desculpas para fazer uma sobremesa, mas esta é tão rápida de fazer que me retira as que pudessem aparecer pelo caminho. Além disso, é sempre bom partilhar calorias com aqueles de quem mais gostamos, certo?   

Esta meia-lua folhada faz as delícias de qualquer um e, ainda por cima, faz-se num abrir e fechar de olhos. Escolhi recheá-la com doce de ovos, mas sintam-se à vontade para utilizar outro recheio que prefiram, parece-me que deve ficar muito bom com chantilly e fruta fresca. 

A somar ao factor delícia em três tempos acresce o lado "dois em um" desta receita: como só utilizam metade do disco de massa folhada podem utilizar logo a outra metade, por exemplo numa receita salgada que se quiserem podem fazer na hora para comer logo ou congelar para uma outra ocasião.  

Experimentem esta pequena maravilha e deliciem-se!

 

DSC00401.JPG

DSC00412.JPG 

Meia-Lua Folhada

Para cinco/seis pessoas depende da gulodice de cada um

 

Ingredientes:

 

- 1 disco de massa folhada (utilizei de compra)

- seis gemas de ovo

- 200 gramas de açúcar + 100 gramas de açúcar

- 50 ml de água

-raspa de meio limão

- 100 gramas de amêndoas laminadas 

 

Como fazer:

 

1 - Corte o disco de massa folhada ao meio, coloque uma das metades num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, previamente aquecido a 180º, até a massa estar cozida. Quando a massa estiver bem lufada (com o triplo do tamanho e bem douradinha), retire do forno e deixe arrefecer.

 

2 - Faça o creme de ovos. Para tal, bata ligeiramente as gemas e leve ao lume os 200 gramas de açúcar e a água até o açúcar ficar completamente dissolvido. Fora do lume, "tempere" as gemas com a calda de açúcar mexendo sempre com uma vara de arames para não talhar o creme. Depois de estarem "temperadas" junte o resto da calda e leve ao lume até o creme engrossar, sendo que deve ficar com uma consistência nem demasiado dura nem muito fluída. Adicione a raspa de limão e envolva bem.Reserve.

 

3 - Quando estiver frio abra o disco de massa folhada com uma faca de serrilha e recheie com o creme de ovos, tape com a outra metade do disco e reserve.

 

4 - Faça o caramelo para decorar a meia-lua. Leve os 100 gramas de açúcar ao lume até obter um caramelo de cor âmbar/dourada, tenha atenção pois é um processo muito rápido. Decore a meia-lua com o caramelo e com as amêndoas laminadas. 

 

DSC00396.JPG

DSC00404.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.