Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Tapa-Fraldas com Folhos - D.I.Y

Uma das coisas que mais gosto na costura é a possibilidade ,ilimitada, de criar peças a partir de um molde base. É o caso de quase todas as peças que faço. Tenho sempre um bom molde base, a partir do qual faço alterações consoante aquilo que pretendo. A minha ideia, tanto para o guarda roupa infantil como para o de senhora, é vos apresentar em primeiro os moldes base das peças e depois as várias possibilidades que eles oferecem. 

Já tendo aqui partilhado o molde e o tutorial de um tapa-fraldas básico, chega a altura de vos mostrar outro modelo deste clássico para bebés. Desta vez é um tapa-fraldas para menina, com folhos nas pernas e na cintura, perfeito para o verão. O molde é exactamente o mesmo e a única coisa que muda é a forma de costurar o tapa-fraldas.

Não me canso de ficar maravilhada com o facto de através da mesma origem se poderem criar tantos estilos diferentes. E, a juntar a esta versão ainda existem outras quantas igualmente fabulosas, seja para menino ou para menina. 

A confecção da peça é bastante simples e rápida, pelo que se quiserem ainda vão a tempo de fazer vários para as férias de verão. Podem ainda juntar umas alças ao modelo ou um laço à cintura, basta deixar a imaginação fluir e adaptar os modelos ao vosso gosto.

Espero que gostem desta versão de um básico para bebé, perfeito para o verão de qualquer menina! Caso surja alguma dúvida, não hesitem em colocar as vossas questões na caixa de comentários! 

 

EHBJ5552.jpg

YEMW7163.jpg

PHFP8631.jpg

GWQX7447 (1).jpg

Tapa-fraldas com folhos

Do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses

 

Materiais/aviamentos:
 
-40 cm de tecido para o tapa-fraldas (algodão, piquet, fustão, sarja fininha...)
-40 cm de tecido para o forro (algodão, cambraia...)
- 50 cm de elástico de espessura fina (0,5 cm)
- 50 cm de elástico de espessura média (1,5 cm)
-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Tapa-Fraldas (1).pdf

 

Notas: O molde que disponibilizo vai do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses.

Para obterem o molde do tapa-fraldas, basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. Depois de imprimido, podem recortar directamente o molde escolhendo o tamanho desejado ou transferir apenas o tamanho desejado do molde com papel vegetal (de forma a guardar todos os tamanhos presentes no molde).

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno do tapa-fraldas).

As medidas do elástico da cintura e das pernas variam de bebé para bebé. A melhor forma de acertar na medida do mesmo é colocar o elástico ao redor da cintura e das pernas do bebé. No entanto, caso esteja a fazer a peça para oferta pode utilizar as medidas standart que aqui deixo. 

 

Elástico para a cintura:

 

0/3 Meses: 40 cm / 42 cm

3/6 Meses: 42 cm / 44 cm

6/9 Meses: 44 cm / 46 cm

9/12 Meses: 46 cm / 48 cm

12/18 Meses: 48 cm / 50 cm

 

Elástico para as pernas:

 

0/3 Meses: 20 cm / 22 cm

3/6 Meses: 22 cm / 24 cm

6/9 Meses: 24 cm / 26 cm

9/12 Meses: 26 cm / 28 cm

12/18 Meses: 28 cm / 30 cm

 

Plano de corte:
 
Tecido para o exterior:

Cortar com o tecido dobrado:

Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido

Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido

 

Tecido para o forro:

Cortar com o tecido dobrado:

Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido

Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido

 

 

Como fazer:

 

 
1- Imprima, transfira e corte os moldes
 
Imprima e corte os moldes de acordo com o tamanho seleccionado, seguindo o plano de corte. 
 
 
2- Coser a entreperna do tapa-fraldas
 
Comece por costurar a entreperna do exterior do tapa-fraldas. Para tal, unindo a frente e as costas do tapa-fraldas, cosa pelo avesso a entreperna do mesmo. Cosa da mesma forma a entreperna do forro do tapa-fraldas.
 
 

ASSS.jpg

 
3- Unir o exterior e o forro do tapa-fraldas
 
Sobreponha o exterior do tapa-fraldas ao forro do mesmo, direito com direito. Fixe com alfinetes o contorno das pernas e cosa ,desta forma, o exterior do tapa-fraldas ao forro. Faça pequenos cortes em "V" nas zonas curvas destas costuras e abra as mesmas com o ferro. Apare as costuras.
 
 

RGJH3339 (1).jpg

 

4- Coser as laterais do tapa-fraldas
 
Volte o tapa-fraldas para o direito e passe a ferro, de forma a assentar as costuras das pernas. Una as laterais do tapa-fraldas, juntando as costas e a frente tanto do exterior como do forro do tapa-fraldas. Fixe com alfinetes e cosa pelo avesso as laterais do tapa-fraldas. No fundo, está a coser em simultâneo o exterior e o forro do tapa-fraldas. Volte a peça para o direito.
 

LFVH5064 (1).jpg

KTVM1589 (1).jpg

FGXJ6671 (1).jpg

DLCX6391 (1).jpg

EADA5283.jpg

AS (1).jpg

 

5- O elástico nas pernas
 
Para fazer o canal do elástico, comece por fazer uma marcação ao redor de todo o contorno das pernas, a uma distância de 2 cm da borda. Guiando-se por esta marcação, faça uma costura de pesponte ao redor de toda a perna do tapa-fraldas. Faça uma segunda costura de pesponte, a uma distância de 0,60 mm da primeira ou à medida do calcador. Sugiro que se guie pelo calcador, alinhando o mesmo com a primeira costura. Deixe um pequeno espaço sem costura, de forma a conseguir enfiar o elástico pelo canal que acabou de criar. Repita este passo para a outra perna, certificando-se que fica à mesma medida da outra.
 

XZBY9609.jpg

NLLX7626.jpg

JMIZ2498.jpg

OJVX8076.jpg

 

Enfie o elástico no canal que criou, com a ajuda de um alfinete de dama ou de um gancho de cabelo. Faça passar o elástico pela abertura previamente deixada e vá puxando o mesmo até sair pela outra ponta. Una as pontas do elástico com alguns pontos à mão. Tenha o cuidado de prender à ponta do elástico um alfinete de dama maior do que o buraco ou outro objecto que sirva de travão, de forma a evitar que o mesmo lhe fuja enquanto o enfia pelo canal. Feche, com alguns pontos à máquina, o buraco previamente deixado para enfiar o elástico. Faça o mesmo para a outra perna.

 

NMNS5931.jpg

NLEK7581.jpg

UUOU1011.jpg

 
 
6- O elástico da cintura
 
Comece por cortar cerca de 1 cm ao topo do forro do tapa-fraldas. Faça uma bainha na cintura do tapa-fraldas, dobrando para o lado do forro o exterior do tapa-fraldas cerca de meio centímetro.Repita a dobra e vinque com o ferro.
 

DCCL0768.jpg

FZRN3283.jpg

FQCK2439.jpg 

 
Realize uma marcação ao redor de todo o contorno das pernas, a uma distância de 2 cm da borda da cintura. Faça uma segunda marcação a cerca de 1,5 cm da primeira marcação. Para criar o canal para o elástico de cintura, pesponte todo o contorno do tapa-fraldas guiando-se pela primeira marcação que fez. Depois, realize uma segunda costura de pesponte guiando-se pela segunda marcação, tenha em atenção que deve deixar um espaço sem coser de forma a poder enfiar o elástico.
 

HAKO8607.jpg

DXUA6369.jpg

 

Enfie o elástico no canal que criou, com a ajuda de um alfinete de dama ou de um gancho de cabelo. Faça passar o elástico pela abertura previamente deixada e vá puxando o mesmo até sair pela outra ponta. Una as pontas do elástico com alguns pontos à máquina (sugiro que utilize o ponto "zig-zag" para este efeito).Tenha o cuidado de prender à ponta do elástico um alfinete de dama maior do que o buraco ou outro objecto que sirva de travão, de forma a evitar que o mesmo lhe fuja enquanto o enfia pelo canal. Feche, com alguns pontos à máquina, o buraco previamente deixado para enfiar o elástico.
 

OHEL7802.jpg

LYGL0878.jpg

  

Volte a passar com o ferro a bainha que tinha realizado na cintura e pesponte à máquina, puxando de quando em vez o elástico na cintura para facilitar o processo.
 

KBRR4612.jpg

 
O tapa-fraldas está pronto a utilizar!
 
 

JXVO3675 (1).jpg

Partilhem os vossos modelos, nas redes sociais com o #costuraalfacinha ou enviando um e-mail para marianapedrosacorreia@hotmail.com!

 
 
Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.