Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Sopas #2 - Canja de Frango do Campo

A receita que vos trago hoje, não sendo propriamente de Natal, faz-me entrar no espírito natalício.

A tradicional canja, seja ela com as massinhas de letras ou com arroz, é a sopa preferida de grande parte das crianças. Falo por experiência própria, pois quando era pequenina não achava grande piada a sopa, mas adorava canja. Era quase como se a canja não fizesse parte do mesmo grupo culinário das ditas e temerárias sopas. Não sei se era pela massa de letrinhas que tanto gostava de “apanhar” ou se pelo seu sabor reconfortante, a verdade era que quando era dia de canja os meus olhos ganhavam um brilho especial e comer a “sopa” era um prazer em vez de uma obrigação.

Regra geral comia canja em casa dos meus avós maternos, nos finais de semana de inverno, húmidos, do Ribatejo. Talvez seja por isso que me lembre a época Natalícia, porque não há nada que esteja mais de acordo com o espírito desta ocasião do que os momentos  passados com aqueles que mais gostamos. Por isso, para mim esta canja de frango tem o sabor do Natal, sendo como que um elixir instantâneo de bem-estar e de felicidade. 

Quando a como quente e acabada de sair da panela, cada colherada traz-me o conforto e a alegria daqueles finais de semana.

Para além de todos estes motivos emocionais, a canja é um prato extremamente nutritivo, sendo rica em vitamina C, perfeito para os dias em que precisamos de um boost saudável e saboroso.

Apesar de gostar muito da canja com a tradicional (e amada) sopa de letras, a minha avó fazia muito mais vezes com arroz, o que, quando era pequenina, me irritava ligeiramente. No entanto, em sua honra optei por fazer com arroz, sendo que podem utilizar massinhas se preferirem.

Espero que gostem desta sopa que aconchega a alma e o acalma o coração!

 

canja.jpg

Canja de Frango do Campo

(Para 6 pessoas)

 

Ingredientes:

- 1 carcaça de frango do campo (com pedaços de carne) + asas do frango (pode utilizar galinha em vez de frango)

-1 cenoura

-1 cebola

-1 talo de aipo

-1 alho francês pequeno (apenas a parte branca)

-1 ovo

-2 litros de água

-2 chávenas de café de arroz

-1 ovo

-1 colher de chá de sal

-Chouriço q.b

-2 talos de salsa

-3 hastes de hortelã

 

Modo de preparo:

 

1 - Descasque a cenoura e a cebola. Para fazer o caldo da canja, leve um tacho ao lume com a água, o frango, a cenoura, a cebola, o alho francês e o aipo. Tempere com sal e com uma “boneca” de salsa e hortelã.

 

2 – Quando o frango estiver cozido, retire-o juntamente com os legumes. Arranje o frango em pedaços pequenos e corte a cenoura e o alho-francês em pedaços. Descarte a “boneca” aromática e o aipo.

 

3 – Coza o ovo. Leve o arroz a cozer no caldo do frango. Quando o arroz estiver cozido adicione o frango, a cenoura e o alho francês. Deixe levantar fervura, rectifique temperos e retire do lume. Sirva com o ovo picado e rodelas fininhas de chouriço.

 

DSC00330.JPG

 

Notas: Se desejar pode cozer um frango inteiro e depois levar a corar no forno, pode consultar a minha receita de frango corado aqui.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.