Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Sopa #3 - Sopa do Aconchego

Sabem aqueles pratos que nos transportam para outros lugares?São os meus preferidos. Estou sempre a falar deles, mas a verdade é que a cozinha faz muito mais sentido se tiver o sabor das memórias.  

Esta sopa é mais um desses pratos, levando-me directamente para a minha infância, com todo o sabor que as memórias e a cozinha podem ter. 

É uma sopa robusta, perfeita para os dias chuvosos de inverno e serve perfeitamente como refeição. 

Quando a como é impossível não me sentir aconchegada e abraçada, como se fosse pequenina e estivesse à mesa com os meus avós.  

Gosto dela a fumegar, acabada de sair do fogão, quase a fazer a minha língua latejar. 

Faz-me lembrar um pouco a sopa da pedra, mas para além das diferenças nos ingredientes é menos aperitiva e mais leve. 

Na confecção podem utilizar feijão manteiga ou feijão vermelho como base, sendo que com o feijão manteiga a sopa fica mais cremosa e com o vermelho fica com um sabor um pouco mais denso. Seja qual for o feijão que escolherem, vão deliciar-se com esta sopa invernal, perfeita para um jantar de Domingo. É aos Domingos que a minha mãe a faz, sendo perfeita para acabar o fim-de-semana com chave de ouro.

Não deixem de experimentar e digam-me o que acharam! 

 

JCOC5196.jpg

Sopa do Aconchego 

(serve oito doses de sopa mais ou menos)

 

Ingredientes: 

 

-3 Batatas médias 

-1 cebola média 

-1 lata de feijão vermelho ou manteiga 

-1 courgette média 

-1 alho francês pequeno 

-2 cenouras grandes 

-1 couve coração média 

-¾ chávena de massa cotovelos 

-1 dente de alho grande 

-1 colher de chá de massa de pimentão 

-Sal q.b 

-Azeite q.b 

-5 rodelas de chouriço 

4 raminhos pequenos de hortelã 

 

Modo de preparo: 

 

1-Comece por arranjar os legumes: descasque e corte as batatas, as cenouras, a courgette e a cebolas em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho; corte o alho francês às rodelas e parta as folhas da couve em pedaços pequenos (que sejam do tamanho de uma colherada).  Reserve a couve e leve o resto dos vegetais a cozer numa panela com água (a água deve cobrir bem os vegetais). Tempere com sal, azeite, massa de pimentão e adicione metade da lata de feijão. 

 

2-Quando os vegetais estiverem bem cozidos triture a sopa até obter um puré fluido e cremoso, caso seja necessário adicione mais água. Junte a massa cotovelos, as rodelas de chouriço picadas finamente, a couve partida e a hortelã. Deixe cozinhar até a massa estar al dente e a couve tenra, sirva bem quente.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.