Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Saia "Paper Bag"- DIY

Hoje os tutoriais de costura regressam ao blog. E se costurar para os nosso bebés é bom, costurar para nós também o é, seja porque queremos alguma peça específica que não encontramos em lado nenhum, porque nos apaixonámos por um tecido ou apenas porque nos apetece! Esta saia é um projecto relativamente fácil, sendo que o molde é um rectângulo adaptado às medidas de cada uma. As saias são por norma um projecto perfeito para quando se quer começar a costurar para nós, por isso se têm curiosidade em aprender experimentem este projecto, se surgirem dúvidas não hesitem em perguntar-me.

IMG_3628.JPG

 

Materiais/Aviamentos:

- 1,20/1,50 m de tecido para a saia

- Elástico de 3 cm

- 2 semi-argolas prateadas

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...

 

Como fazer:

 

Para o corpo da saia:

 

1- Cortar 2 rectângulos do tecido escolhido para a saia com as seguintes medidas:

 

l-medida da cintura X 1,5+2 cm (valores de costura)

c-(comprimento desejado da saia+3 cm (valores de costura)) X 2

 

2- Coser os lados do rectângulos (c), sobrepondo os mesmos “direito com direito”. Abrir as costuras com o ferro e chulear as mesmas de seguida.

 

3- Do passo 2, deve resultar um tubo de tecido. Não vire o mesmo para o direito, dobre-o a meio do comprimento de forma a ficar com a dobra como topo da saia e a ourela exposta como bainha.

 

4- Para fazer a cintura da saia, pesponte uma linha contínua a 3,5 cm do topo saia e uma segunda linha a 3,5 cm da primeira, deixando uma abertura para enfiar o elástico.

 

5- Corte o elástico com a medida da sua cintura. Com a ajuda de um alfinete de ama, passe o elástico por dentro do “caminho” que fez no passo anterior. Verifique que o elástico está à sua medida antes de o coser. Cosa o elástico com um ponto em zig-zag, sobrepondo as pontas uma à outra. Feche a abertura que deixou para enfiar o elástico, tendo o cuidado de não pisar o mesmo.

 

6- Para fazer a bainha da saia, retire 2 cm ao baixo do pano de dentro da saia, de modo a não ficar com uma bainha muito grossa. Dobre o pano de fora da saia para dentro (primeiro 1 cm, depois 2). Pesponte a bainha.

 

Para as presilhas:

 

Corte uma fita em viés de 4 cm de largo e 20 cm de comprimento. Prepare a fita como se de um viés se tratasse- dobre para dentro 1 cm de cada lado (sentido do comprimento). Depois de preparada, dobre a fita ao meio (sentido do comprimento) e pesponte. Corte a fita em três pedaços com cerca de 5 cm. Cosa-os à cintura da saia: dois deles nas linhas de costura laterais da saia e um a meio das costas.

 

Para a fita/cinto:

 

Para o cinto corte um rectângulo de 3 cm de largo e 107 cm de comprimento + valores de costura. Dobre o mesmo sobre o comprimento e cosa em “L”, deixando um dos lados para virar o cinto. Chuleie as costuras, vire para o lado direito, passe a ferro e pesponte todo o contorno da fita.

 

Prenda a fita à saia:

 

Encontre o meio da frente da saia. Dobre a ponta da fita para dentro (cerca de 3 cm) e passe as argolas, cosa a ponta da fita à saia, tendo cuidado com as argolas.

IMG_3627.JPG

IMG_3630.JPG

 

 

  Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.