Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Qua | 26.10.16

Saco para roupa suja - D.I.Y

mariana

O projecto de costura desta semana é como que uma continuação do tutorial da semana passada. Se o mini-saco é perfeito para as peças de roupa mais miúdas para a roupa propriamente dita torna-se muito pequeno. Por isso, e como não gosto de juntar a roupa suja do Manel à nossa, precisava urgentemente de um saco só para roupa dele.

Este saco é diferente do mini, pois a parte do fundo leva um fecho - visto levar mais roupa o velcro não aguenta tão bem o peso da mesma. Como queria que o saco desse para abrir no fundo, permitindo despejar o seu conteúdo com facilidade, optei pelo fecho que aguenta perfeitamente o peso da roupa. Para além desta diferença, ainda vos proponho uma versão com asas e outra sem. Como com crianças (e com homens) a roupa tem uma certa tendência a andar espalhada pela casa fora, a versão com asas permite utilizar o saco "ao braço" dando a possibilidade de ir "apanhado" a roupa. A versão sem asas é melhor para colocar no roupeiro ou num local fixo, seja para a roupa deles ou para a nossa.

Podem ainda fazer este saco em três tamanhos diferentes conforme a quantidade e volume de roupa suja que precisam de acomodar. Eu ainda só fiz o saco no tamanho S, que serve na perfeição para a roupa do Manel. Contudo, já estou a pensar fazer o tamanho maior, porque eles estão sempre a crescer e ao mesmo ritmo que crescem sujam-se mais. Neste tutorial, só vos mostro a versão com asas, no entanto é fácil perceberem as mudanças, podendo sempre consultar o tutorial da semana passada para ver as imagem da versão sem asas.

Espero que este projecto vos seja útil, caso surjam dúvidas não hesitem em perguntar-me.

 

IMG_4832 (1).JPG

 

IMG_0547.JPG

 

Saco para roupa suja

Tamanhos:  S; M; L

 

Materiais/Aviamentos:

-Tecido Exterior (Piqué, Fustão, Algodão… - Recomendo que utilizem tecidos com alguma consistência)

-Tecido para o forro

- Fecho – 45 cm (comprei a metro)

- Cabide de arame (utilizei os que vinham da lavandaria) 

-Entretela de dupla face (opcional)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

-Molde Saco Roupa Suja.pdf

 

Notas:

Para obterem o molde do saco para roupa suja basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos. Aconselho a utilizar como valor para as costuras 1,5 cm.

O molde do saco para roupa suja apresenta-se em várias folhas que devem ser unidas pelas setas como se fosse um puzzle. Para o tamanho M devem acrescentar, a partir do fundo do saco,10 cm em comprimento e para o tamanho L 15 cm.

Caso surjam dúvidas na aplicação do fecho, sugiro que vejam este vídeo que explica na perfeição esta forma de aplicar fechos .

Plano de corte:

 

Tecido Exterior e tecido do forro:

Cortar com o tecido dobrado:

Peça única: Cortar 2 vezes na dobra do tecido

 

Versão com asas: Corte as asas do saco em todas as peças resultantes do corte, para tal coloque o molde da “asa” na dobra do meio do saco guiando-se pela linha pontilhada presente no molde do mesmo.

 

IMG_0534.JPG

 

Versão sem asas: Escolha uma das peças cortadas para servir de frente do saco. Corte o buraco nessa mesma peça, tanto no tecido exterior como no tecido do forro. Para tal, coloque o molde do “buraco” na dobra do meio da frente do saco guiando-se pela linha pontilhada presente no molde do mesmo.

 

IMG_0533.JPG

 

Como fazer:

 

Versão com asas:

 

1 - Imprima os moldes do saco para roupa suja. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte. Corte as asas do saco em todas as peças resultantes do corte, para tal coloque o molde da “asa” na dobra do meio do saco guiando-se pela linha pontilhada presente no molde do mesmo.

 

OU

 

Versão sem asas:

 

1 - Imprima os moldes do saco para roupa suja. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte. Escolha uma das peças cortadas para servir de frente do saco. Corte o buraco nessa mesma peça, tanto no tecido exterior como no tecido do forro. Para tal, coloque o molde do “buraco” na dobra do meio da frente do saco guiando-se pela linha pontilhada presente no molde do mesmo.  

 

2 – Caso deseje, aplique o “patch” de tecido na frente do saco:

 

Cole a entretela a um pedaço de tecido da sua preferência (eu escolhi o mesmo tecido do forro) – sobreponha o lado rugoso da entretela ao avesso do tecido e pressione toda a superfície com o ferro de engomar (sem vapor). Transfira o motivo da sua preferência para o tecido – no molde sugiro uma estrela, mas pode utilizar a silhueta de uma letra da sua preferência ou a silhueta de outro motivo que goste. Recorte o contorno do motivo, descole a película de papel e cole o “patch” no centro da frente do saco. Com um ponto em zig-zag -escolha um ponto em zig-zag “apertado” e seleccione uma largura de ponto pequena- pesponte todo o contorno do “patch”, fixando-o ao saco.

 

IMG_4677 (2).JPG

IMG_4678.JPG

IMG_4679 (2).JPG

IMG_4680 (1).JPG

IMG_4682.JPG

IMG_4685.JPG

 

3 – Aplique o fecho no fundo do saco:

 

1 -  Una ambas as peças em tecido exterior e cosa a parte inferior (esta costura é provisória, pelo que sugiro que não remate a costura nem no principio nem no final). Com a ajuda do ferro de engomar, abra a costura.

 

IMG_4605.JPG

 

2 – Sobreponha o fecho à costura provisória, sendo que os “dentes” do fecho devem ficar voltados para a costura e alinhados com a mesma. Fixe o fecho com alfinetes ou com um ponto de alinhavo. Guiando-se pelo centro do fecho, cosa o mesmo ao saco. Sugiro que utilize um calcador próprio para coser fechos. Caso sobre um pedaço de fecho corte o excedente.

 

IMG_4606.JPG

 

3 – Pelo lado direito do tecido, descosa a costura provisória com um descosedor ou abre-casas. Desta forma a frente o as costas do saco ficam unidas pelo fecho.

 

IMG_4608.JPG

 

4 – Abra o fecho e junte a parte da frente às costas do saco. Cosa todo o contorno do saco, tendo em conta que deve deixar uma pequena abertura no topo para enfiar o cabide (pode-se guiar pelas marcações sugeridas no molde). Realize pequenos cortes em “V” nas partes curvas do saco, abra e remate as costuras. Volte o saco para o lado do direito.

IMG_4610.JPG

saco.png

IMG_4676.JPG

 

5 - Cosa o forro do saco, para tal junte ambas as peças em tecido do forro e costure, pelo avesso, todo o contorno do saco (excepto o fundo), tenha em conta que deve deixar uma pequena abertura no topo para enfiar o cabide (pode-se guiar pelas marcações sugeridas no molde). Realize pequenos cortes em “V” nas partes curvas do saco, abra e remate as costuras.

 

IMG_0543.png

 

6 – Una o forro ao saco:

 

1 – Prepare as fitas de viés para debruar as asas do saco: corte em viés duas fitas de 40 cm com 4 cm de largo. Dobre as fitas ao meio, no sentido do comprimento, e passe a ferro. Dobre ambos os lados das fitas de viés para dentro (1 cm) e passe-as a ferro. Volte a dobrar as fitas ao meio, no sentido do comprimento, e passe-a ferro. Caso tenha escolhido fazer a versão sem asas, basta preparar uma fita de viés.

 

2 – Coloque o forro no interior do saco, fazendo coincidir os “buracos” das asas e os lados do saco. Fixe o forro ao exterior do saco, com um ponto de alinhavo, pelos “buracos” das asas. Utilize a fita de viés previamente preparada para debruar as asas do saco, unindo desta forma o forro ao exterior do saco. Caso tenha escolhido fazer a versão sem asas, basta debruar o “buraco” feito para colocar a roupa.

 

IMG_4688 (1).JPG

 

3 – Com um ponto à mão invisível, una no interior do saco o fundo do forro ao fecho – dobre o tecido do forro para dentro (cerca de 1,5 cm) e fixe com alfinetes antes de coser à mão.

 

IMG_4686.JPG

IMG_4838.JPG

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

Follow my blog with Bloglovin