alfacinha

alfacinha

Quick DIY- Toalhitas laváveis

O projecto de hoje é muito rápido, muito útil e muito simples de fazer! Tratam-se de de toalhitas laváveis, que se podem utilizar para diversos fins, como para retirar a maquilhagem ou para limpar bebés. Para além de ser uma escolha ecológica é uma forma de reciclar retalhos de turco e de tecido, até mesmo de turcos mais antigos que tenham em casa. Depois de utilizar, basta lavar e voltar a reutilizar as vezes que quiserem! 

DSC_1223.JPG

Materiais/Aviamentos:

- Retalhos de tecido turco

- Retalhos de tecido de algodão

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...

Como fazer:

Modelo 1:

a) Cortar quadrados de10X10 cm, tanto de tecido turco como de tecido de algodão.

DSC_1194.JPG

b) Coser um quadrado de turco com um quadrado de tecido de algodão, juntando o direito do tecido de algodão ao turco. Não se esqueça de deixar uma abertura para virar o trabalho.

DSC_1196.JPG

c) Virar o quadrado para o lado direito. Pespontar todo o contorno do quadrado, fechando desta forma a abertura que tinha sido previamente deixada para virar o trabalho.

DSC_1219.JPG

Modelo 2:

a) Cortar quadrados de 10X10 cm, tanto de tecido turco como de tecido de algodão.

b) Coser um quadrado de turco com um quadrado de tecido de algodão, juntando o verso de ambos e chuleando todo o contorno do quadrado com um ponto em zig-zag (o ponto em zig-zag escolhido deve ter uma largura pequena).