alfacinha

alfacinha

Quick DIY- Mangas plásticas para bebé

Quem tem bebés sabe o estado calamitoso em que ficam depois de uma refeição, nódoas nos locais mais inusitados e sopa espalhada por todo o lado. Cá por casa já experimentamos mil-babetes e com todos acontece o mesmo, só me faltar experimentar uns do IKEA com mangas, que me pareceram ainda um pouco grandes para o Manel. O facto é que nada escapa às pequenas mãos avidas e entusiastas de um bebé. E se o importante é que comam bem, também nos dá jeito que não estejam a mudar de roupa três vezes ao dia. Com isto em mente, e porque já não era suficiente só um babete, decidi fazer umas mangas plastificadas para diminuir propagação das nódoas pela roupa do Manel. Para além de ser uma boa ideia para esta fase é igualmente um acessório útil para as pinturas e brincadeiras dos mais pequenos. É um projecto super rápido e fácil de fazer, sendo que fica um amor com o babete ou avental (para pintar) a condizer. Espero que gostem desta sugestão para diminuir os "estragos" na hora da papa! 

IMG_1130.JPG

Mangas plásticas para bebé

Tamanho 6/12 Meses

Materiais/Aviamentos:

- Retalho de tecido plastificado

- Um pedaço de elástico de 0,5 cm

- Vaselina ou Creme Hidratante

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Notas: O tamanho destas mangas é para um bebé dos 6 aos 12 meses, no entanto, é fácil adaptar o tamanho a bebés maiores ou até mesmo a crianças. Para tal, guie-se pela fórmula sugerida no plano de corte. No meu caso, juntei 8 cm ao contorno de braço, mas verifique se não é necessário juntar mais para que a manga fique com alguma folga e a criança se consiga mexer à vontade - o importante é que a manga fique ajustada na zona do pulso. 

Plano de Corte:

Cortar com o tecido singelo:

Dois rectângulos com as seguintes dimensões:

22 cm X 14 cm (valores de costura incluídos)

fórmula : contorno do ante-braço+ 8 cm X medida do pulso até ao cotovelo (+valores de costura)

Como fazer:

1 – Corte dois rectângulos em tecido plastificado com as medidas referidas no plano de corte, caso utilize as suas próprias medidas acrescente valores para as costuras e bainhas.

IMG_1106.JPG

2 – Faça as bainhas da parte superior e inferior das mangas (lado mais comprido do rectângulo). Para fazer as bainhas, faça duas dobras pequenas de meio centímetro para o interior do tecido e pesponte. Para pespontar tecido plastificado sugiro que espalhe um pouco de vaselina ou de creme hidratante na zona a pespontar, este truque é utilizado quando se trabalha com plastificados de forma a que o calcador da máquina deslize sem problemas, obtendo um pesponto bonito e sem falhas.

IMG_1108.JPG

IMG_1109.JPG

3 -  Aplique os elásticos para os punhos e braços: corte o elástico com à medida do pulso do bebé e marque 1 centímetro a partir das bainhas. Costure o elástico com um ponto a direito: fixe o elástico no principio da costura e vá depois puxando o elástico até ao outro lado da manga, utilize a linha de marcação previamente realizada como guia.

IMG_1111.JPG

IMG_1112.JPG

IMG_1113.JPG

4 – Costure as laterais da manga, para tal dobre a manga ao meio e com os direitos frente a frente cosa os lados da manga. Abra as costuras com os dedos e remate-as com uma tesoura em zig-zag.

mangas (1).png

As mangas estão prontas a enfrentar qualquer papa ou pintura!

IMG_1119.JPG

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.