Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Quadro em Tecido - D.I.Y

O Manel mudou de quarto em Janeiro deste ano e só agora é que a decoração se começa a compor! Parece impossível, mas só ao fim de nove meses é que pendurei o primeiro quadro na parede. Apesar de ter sido um "parto" demorado, estou a ficar muito contente com o resultado final e não podia deixar de partilhar com vocês algumas ideias de decoração! 

A primeiro peça que pendurei foi um quadro feito com um tecido maravilhoso que comprei na Nomalism. O tecido é a "preto e branco", com desenhos de animais e vegetais, uma autêntica quinta à espera de ser pintada. Achei o padrão do tecido de tal forma querido que emoldura-lo foi a primeira ideia que me ocorreu. Ainda pensei em bordar alguns dos elementos a cor, mas depois achei que a simplicidade do tecido falava por si. Optei, apenas, por bordar "A quinta do Manel" a amarelo mostarda e deixar o resto tal e qual como estava.

Este projecto é super fácil de fazer e é perfeito para dar uso aos tecidos que nos enchem a vista. Neste caso, optei por usar uma moldura em faia clarinha, mas podem utilizar molduras que já tenham em casa. Este projecto deve ficar o máximo com uma moldura mais "antiga", por exemplo. Podem, também, adaptar o tutorial às medidas da moldura que escolherem, para tal basta fazerem algumas modificações nas medidas. 

Espero que gostem deste tutorial, super simples e rápido de fazer, óptimo para dar vida a qualquer espaço num abrir e piscar de olhos.

 

 

NFZB4929[1].jpg

FKFW3236[1].jpg

GDAH5167[1] (1).jpg

HFGS6956[1].jpg

QUNE9945[1].jpg

QGZI5410[1].jpg

Quadro em Tecido - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos:

 

-Moldura 70 cm X60 cm

- 1 metro de tecido de espessura média/grossa

- 2,60 metros de velcro de colar (2 cm)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

 

 

Como fazer:

 

1 - Com cuidado desmonte a moldura. Sugiro que descarte o vidro, porque desta forma o tecido fica à vista e não corre o risco do vidro se partir. É fácil retirar e lavar quando for necessário. Retire a placa traseira da moldura e ponha a estrutura de lado por uns instantes.

 

2 - Estenda o tecido sobre uma superfície plana e tenha atenção a possíveis repetições do padrão. Coloque a placa traseira da moldura sobre o tecido e desenhe todo o seu contorno a lápis. Deixe uma margem de 4 centímetros e corte o tecido.

 

plac2.jpg

3 - Corte em esquina os cantos do tecido. Para tal, desenhe uma linha a 45º graus em cada canto do contorno da placa que desenhou antes. A linha deve passar uns milímetros antes do princípio canto, sem ser a rasar o canto. Corte as esquinas pelas linhas que desenhou.

plac3.jpg

4 - Chuleie à máquina todo o contorno do tecido que cortou e passe-o a ferro. Pode também optar por cortar o tecido com uma tesoura zig-zag, de forma a prevenir que o tecido não desfie.

 

BFAG2343[1].jpg

 

5 -  Volte a estender o tecido numa superfície plana e sobreponha a placa guiando-se pelo contorno previamente desenhado. Corte o velcro à medida das laterais do tecido.

 

6 - Corte as fitas de velcro: duas com 42 centímetros (lateral mais pequena) e duas com 62 (lateral maior). Cole as fitas de velcro às laterais do tecido. Comece por colar o lado macho (parte áspera) ao tecido e sobreponha o lado fêmea (parte fofa). Depois basta descolar a película e dobrar a lateral em direcção à placa, colando desta forma o lado fêmea da fita de velcro à placa. Repita o processo para as outras laterais. 

 

UMMF2256[1].jpg

 

7 - Passe o tecido a ferro e estenda-o tecido numa superfície plana. Coloque sobre o tecido a placa, fazendo coincidir as esquinas da placa ao desenho do contorno da mesma no tecido. Dobre as laterais do tecido, colando o velcro do tecido ao velcro da placa. Tenha em conta que o tecido deve estar bem esticado.

 

CCZP7391[1].jpg

IKMT8782[1].jpg

 

8- Coloque a placa forrada a tecido dentro da moldura e feche as patilhas sobre a placa. O seu quadro está pronto a pendurar!

 

VIDD6905[1].jpg

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook. 

 

5 comentários

Comentar post