Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Personalizar Fraldas de bebé DIY

Os projectos que tenho vindo a partilhar são essenciais para o bebé, assim como relativamente fáceis de executar. No futuro, vou partilhar moldes tanto de roupa para bebé como de adulto, assim como as explicações dos mesmos. Contudo, penso que estes projectos mais simples dão sempre jeito, porque são coisas em que se gasta sempre uma pequena fortuna (parecendo que não)! Para terem noção uma fralda dupla de algodão lisa custa aproximadamente 2,50€, no Ikea podem comprar duas a 4 €, sendo que uma não é lisa. Ao preço da fralda acresce claro o preço da fita de viés,de um pedaço de tecido ou de uma linha de bordar, mas acaba sempre por ficar mais barato do que comprar feitas! Para além disso é feito por nós, para os nosso bebés ou para oferecer a alguém de quem gostamos! Podem optar por uma fralda mais simples (eu pessoalmente gosto mais) ou algo mais elaborado. 

DSC_0950.JPG

 

Aviamentos/Materiais:

-Fralda dupla de algodão

-Fita de viés (3 metros)

-Retalho de tecido (para o modelo 2)

-Entretela adesiva (teclabel)- (para o modelo 2)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...

 

Modelo 1:

 

Como fazer:

 

Preparar a fralda:

 

a)Com a ajuda de um prato ou de uma superfície redonda, arredondar os quatro cantos da fralda.

b)Para que seja mais fácil aplicar o viés, recomendo recortar o rebordo à volta da fralda caso este seja muito alto.

DSC_0923.JPG

 

Como coser o viés:

 

a) Abrir a fita de viés e sobrepor o direito da mesma ao avesso do contorno da fralda. Fixar com alfinetes ou alinhavar ao contorno de toda a peça. Para obter um acabamento perfeito dobrar a ponta do viés para dentro antes de a fixar. Coser a fita de viés usando como guia o vinco da mesma.

DSC_0926.JPG

DSC_0929.JPG

DSC_0930.JPG

 

 

 

b) Com a ajuda do ferro de engomar, virar a fita para o direito do tecido, prender com alfinetes ou alinhavar e finalmente pespontar pelo direito. Verificar a costura do lado do avesso.

 

 

DSC_0933.JPG

DSC_0936.JPG

 

 

 Modelo 2:

 

( Caso desejem podem combinar os dois modelos, ou seja, debruar a fralda e fazer o aplique de tecido.Pessoalmente prefiro modelos mais clean e por isso escolhi fazer em separado.)

DSC_0967.JPG

 

Como fazer:

 

a) Imprimir e recortar um "template" de uma imagem a gosto, para tal basta irem ao google e procurar ( por exemplo: "coelho template", "cavalo marinho template", "coroa template", até mesmo letras). Caso tenham jeito também podem desenhar vocês a imagem.

DSC_0952.JPG

 

b) Com o ferro de engomar sem vapor, colar o lado enrugado da entretela ao avesso do tecido, para tal passar o ferro por cima da entretela durante cerca de 10 segundos. O lado liso da entretela deve ficar virado para cima.

DSC_0954.JPG

 

c) Com uma caneta hidrossolúvel ou até mesmo com um lápis transferir a imagem para o tecido previamente preparado. Recortar o contorno da imagem.

DSC_0955.JPGDSC_0956.JPG

 

 

 

d) Retirar a película que fica do lado avesso do tecido, basicamente como se fosse uma etiqueta, e colar a um dos cantos da fralda.

DSC_0958.JPG

 

e) Com um ponto de zig-zag à máquina (estreito e com uma largura de ponto pequena-como se fosse para fazer casas de botão) ou com um ponto caseado à mão fazer o contorno do aplique.

DSC_0963.JPG