Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Pequenos-Almoços saudáveis e deliciosos

No que toca a comida não sou fundamentalista, mas acho que devemos tentar manter uma alimentação o mais regrada possível. Todos sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Apesar de adorar umas belas torradas com manteiga essa não é a opção mais saudável, sobretudo para quem tem um nível de colesterol elevado. No entanto, existem várias opções saudáveis e nutritivas, mas igualmente deliciosas.

Nas últimas semanas cortei com a manteiga e posso-vos dizer que me sinto muito melhor. Não é preciso deixar de comer manteiga trata-se apenas de comer menos. Com as sugestões que vos vou apresentar, sinto-me mais saciada e com muito mais energia, contudo mais leve. Deixo-vos três das minhas alternativas preferidas às torradinhas com manteiga, espero que gostem…

 

Opção 1#:

-Flocos de Aveia +Iogurte +Mel (Base) podem juntar a esta base fruta, frutos secos (os meus preferidos são nozes ou avelãs) ou uma colher de sopa de granola. 

 

Esta opção é dos meu pequenos-almoços ou lanches preferidos, sendo que pelo menos uma vez por dia como esta “papa”. Experimentei comer várias vezes as tradicionais papas de aveia e nunca consegui gostar, no entanto quando experimentei esta versão com iogurte fiquei rendida e até mesmo viciada!

IMG_3251.JPG

 

Os flocos de aveia simples, com iogurte, ameixas e pessêgos e um fio de mel.

 

 

IMG_3334.JPG

 

 Neste caso a aveia foi torrada no forno com um bocadinho de mel e azeite, fica igualmente saboroso.

 

Opção 2#:

-Torradas + Queijo fresco esmagado + doce de fruta; bebo ou um sumo de laranja ou café com leite ou ambos.

Este pequeno-almoço é tão delicioso que só experimentando é que vão perceber. Julgo ser uma excelente opção para quem tem um fraquinho por doces (parece que estamos a comer cheesecake). O queijo fresco que utilizo é magro e os doces podem ser sem açúcar. Os doces que mais gosto de utilizar são os de framboesa ou de pêssego.

IMG_3184.JPG

 Podem ainda tornar a opção mais saudável se utilizarem um pão de sementes ou integral.

 

Opção 3#:

-Panquecas de aveia simples ou de aveia com banana; bebo ou um sumo de laranja ou café com leite ou ambos.

IMG_3741.JPG

 

 

Estas panquecas são o pequeno-almoço perfeito para o fim-de-semana ou para uma manhã com mais tempo. Ao contrário das panquecas tradicionais estas são “guilt free” porque são feitas com aveia ou farinha de aveia (basta reduzirem os flocos de aveia na trituradora até ficarem em farinha) e não contém nem açúcar nem manteiga. Para além disso são super saciantes.Depois de feitas é só regar com um fiozinho de mel ou barrar com uma colher de compota. Para estas panquecas utilizei a seguinte receita:

 

Ingredientes:

-2 medidas de farinha de aveia

-1 medidas de leite

-1 medida de iogurte normal ou grego

-2 ovos

-1 colher de sopa de mel

-1 colher de café de canela (opcional)

-Fio de azeite (q.b para untar a frigideira)

 

Modo de preparo:

1- Com uma vara de arames misturar o leite,o iogurte,os ovos e o mel. Juntar a aveia e bater até ficar com uma mistura homogénea, se desejar adicione a canela.

2- Unte uma frigideira com um fio de azeite. Com uma concha distribua uma porção da massa e deixe cozinhar até ver "bolhinhas" na massa. Com a ajuda de um salazar, vire a panqueca e cozinhe do outro lado. Repita o processo até ficar sem massa. Sirva ainda mornas com o seu "topping" de eleição. 

 

Nota: Como medida utilizei estas colheres medidoras do ikea e a massa rendeu-me 5 panquecas. No entanto, podem utilizar a medida que quiserem desde que respeitem as proporções da receita, sendo que a quantidade de panquecas que obtém dependem directamente dessas medidas.

 

Na intenet podem encontrar imensas receitas de panquecas saudáveis, as minhas preferidas são estas panquecas de flocos de aveia com iogurte grego e mirtilos do blog ambitious kitchen, pois são rápidas e simples de fazer.Para além das panquecas de aveia,existem imensas receitas saudáveis de panquecas como as de farinha de coco, de amêndoa, tapioca, quinoa, batata doce...Confesso que estou ansiosa por experimentar estas e estas. E por aí vão aderir a pequenos-almoços mais saudáveis?

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.