Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Pequenos Almoços #1 - Granola de Chocolate e Avelãs

Todos nós sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas nem sempre há tempo para o tomar como deve ser. Com um bebé pequeno, a hora do meu pequeno-almoço é sempre empurrada para mais tarde. Regra geral, o Manel acorda às oito e meia/nove horas e come um iogurte com fruta dado por uma mãe cheia de fome. Entre mil e uma distrações e a cozinha em estado de sítio, lá alimento a minha cria à velocidade da luz para depois começar o meu dia gastronómico.  

 

Com a manteiga fora da minha alimentação diária (só como de vez em quando), gosto de variar entre: torradas com queijo fresco; papas de aveia; panquecas de aveia, iogurte com granola, fruta... 

 

Como tudo aquilo que é feito em casa, no que toca a granola dou preferência à caseira. No entanto, não sendo nem difícil nem demorado de confeccionar já andava há muito tempo sem fazer esta pequena maravilha. Em pouco tempo ficamos com granola caseira para vários dias e com a casa a cheirar maravilhosamente bem.  

 

A receita que utilizo tem como base 750 gramas de aveia para 120 ml de óleo de coco (pode utilizar azeite ou outra variedade de óleo) e 120 ml de um adoçante (mel, xarope de ácer, agave, açúcar mascavado...). A esta receita podem juntar os extras que quiserem: sementes, frutos secos, fruta desidratada, chocolate, baunilha... Fica igualmente delicioso se substituírem uma parte da aveia por arroz tufado. 

 

Depois de feita, basta guardar num frasco que feche bem e está pronta a ser consumida quando desejar. Fica perfeita com iogurte ou comida sozinha, sendo que surripiada do frasco é uma delicia.

 

DSC00864 (2).JPG

Granola de Chocolate e Avelãs

 

Ingredientes:

 

- 750 gramas de aveia

- 6 colheres de chá de sementes de sésamo

- 120 ml de óleo de coco (derretido)

- 120 ml de xarope de ácer 

- 100 gramas de avelãs

- 50 gramas de chocolate negro ou de pepitas de chocolate

 

Modo de preparo:

 

1 - Comece por retirar a pele às avelãs. Para tal, pode deixa-las de molho por meia hora em água morna ou tosta-las no forno e retirar a pele esfregando com um pano de forma a soltar a pele.

 

2 - Derreta o óleo de coco e junte o xarope de ácer, mexa com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea. Coloque a aveia e as sementes de sésamo numa taça e verta sobre ela a mistura do óleo e do xarope de ácer.Caso tenha demolhado as avelãs, adicione-as partidas à mistura. Envolva uniformemente o preparado na mistura do óleo e do xarope e leve ao forno previamente aquecido a 180º durante 10/15 minutos. O tempo de confecção varia de forno para forno e deve ir mexendo a granola com um garfo para que fique solta e tostada por igual.

 

3 - Quando a granola estiver bem douradinha retire-a do forno, caso tenha tostado previamente as avelãs deve agora adiciona-las partidas ao resto do preparado. Quando ainda estiver meio morna, junte o chocolate partido em pedaços pequenos para que mesmo não se derreta na totalidade. Deixe arrefecer por completamente e guarde em frascos de vidro. Sirva com iogurte ou coma como snack a meio da tarde.

 

DSC00871.JPG

DSC00858.JPG

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.