Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Panos de cozinha - D.I.Y

Como já vos disse neste post, os panos de cozinha são verdadeiros consumíveis e parece que nunca são de mais, sendo sempre bem-vindos na minha cozinha.

No entanto, às vezes é difícil arranjar panos turcos giros e em conta. Se por um lado perco a cabeça com os têxteis da Zara Home, já não morro de amores pelos seus preços. É verdade que podemos apostar nos saldos ou em marcas mais em conta, mas também podemos fazer os nossos próprios panos turcos e aproveitar os retalhos que se vão amontoando.

É a eterna questão do "feito em casa VS compra", por vezes devemos escolher aquilo que confeccionamos e aquilo que optamos por comprar. No entanto, a mim dá-me particular prazer fazer este tipo de artigos, pois para além de sair mais em conta é algo que faço ao meu gosto. 

Estes panos são rápidos e fáceis de confeccionar, perfeitos para quem se está a estrear na costura. Podem aproveitar retalhos de tecido e se desejarem até podem aproveitar turcos que já tenham, sendo que desta forma o projecto se torna ainda mais económico e simples de executar. Caso tenham panos turcos lisos e queiram apenas aplicar as bandas de tecido basta tirar as medidas do pano e fazer algumas adaptações. 

Experimentem esta ideia e caso tenham alguma dúvida não hesitem em colocar as vossas questões na caixa de comentários, terei todo o gosto em vos ajudar no que puder!

 

DSC00825.JPG

DSC00894.JPG

Panos de cozinha - D.I.Y 

 

Materiais/Aviamentos: 

Para dois panos com 60 cm X 56

 

- 60 cm de turco branco 

- 60 cm de turco vermelho 

- 65 cm de tecido de algodão estampado 

- Entretela termocolante ou cola em spray temporária 

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar... 

 

 

Plano de Corte: 

 

Para o corpo do pano: 

Cortar dois rectângulos em tecido turco com as seguintes dimensões: 

63 cm X 59  cm 

 

 

Tecido de algodão estampado: 

3 rectângulos com as seguintes dimensões: 

59 cm X 18 cm 

1 rectângulo com as seguintes dimensões: 

59 cm X 8,5 cm 

Fita em viés (opcional) 

Letra ou motivo para aplicar   

 

Notas: Nas medidas sugeridas no plano de corte, já estão incluídos os valores de costura (1,5 cm). Tanto os materiais como as instruções dadas no tutorial são para dois panos, pelo que se desejar confeccionar apenas um deve escolher o modelo que deseja e seguir as indicações para o mesmo.

 

Como fazer: 

 

1 - Cortar os tecidos de acordo com o plano de corte 

 

2 – Prepare a fita de viés que irá servir de presilha para pendurar o pano: dobre a fita sobre o comprimento, passe a ferro e pesponte. Fixe a a fita de viés na diagonal a um dos cantos do rectângulo em tecido turco.   

 

IMG_2663.JPG

IMG_2668.JPG

 

3 – Prepare duas bandas em tecido estampado:  em dois dos rectângulos previamente cortados ( 59 cm X 18 cm) realize uma dobra de 1 cm na lateral mais comprida de ambas e passe com o ferro. 

 

OU

 Para o pano com o monograma :

 

Prepare duas bandas em tecido estampado:  em dois dos rectângulos previamente cortados - um com 59 cm X 18 cm e outro com 59 cm X 8,5 cm - realize uma dobra de 1 cm na lateral mais comprida de ambas e passe com o ferro. 

 

IMG_2625.JPG

IMG_2629.JPG

  

4 – Sobreponha as bandas de tecido ao corpo do pano, unindo o direito do tecido de algodão ao lado do turco no qual fixou a fita de viés. Costure esta banda de tecido ao pano turco pelas laterais e pelo topo, deixando a lateral com a dobra aberta sem coser para depois virar para o direito (vai parecer que ficou com um bolso) . Faça o mesmo na outra ponta do pano, cosendo a outra banda à ponta oposta . Apare os cantos das costuras com um corte na diagonal, para que fiquem perfeitos do direito. 

 

OU

 Para o pano com o monograma :

 

Sobreponha a banda de tecido mais largo ao corpo do pano, unindo o direito do tecido de algodão ao lado do turco no qual fixou a fita de viés. Costure esta banda de tecido ao pano turco pelas laterais e pelo topo, deixando a lateral com a dobra sem coser para depois virar para o direito . Faça o mesmo na outra ponta do pano, cosendo a banda de tecido mais estreito à ponta oposta. Apare os cantos das costuras com um corte na diagonal, para que fiquem perfeitos do direito. 

 

IMG_2738.JPG

pano corte.jpg

 

5 – Depois de cosidas as bandas de tecido, faça um pequeno corte na diagonal na zona de junção da banda em tecido ao turco para que seja  mais fácil costurar depois a bainha na lateral do pano turco. 

 

IMG_2636.JPG

 

6 -  Vire as bandas de tecido para o lado direito e passe a ferro. Realize um pesponto no topo de ambas as bandas, na lateral que ficou aberta (no local aonde realizou a dobra), fixando desta forma as duas bandas ao corpo do pano.  

 

7 – Realize uma dobra dupla nas laterais em turco do pano, de forma a fazer uma bainha na zona do pano que não foi debruada pelas bandas de tecido, fixe com alfinetes. Pesponte todo o contorno do pano, costurando desta forma estas bainhas laterais.

 

IMG_2643.JPG

IMG_2646.JPG

Para o pano sem monograma as instruções terminam aqui.

 

DSC00897.JPG

 

 Para o pano com o monograma :

 

8 - Aplique a letra ou o motivo que escolheu no centro da parte de baixo do pano, com uma margem de 3 cm em relação à banda de tecido (mais estreita). Sugiro que fixe a letra ou o motivo com cola em spray ou com entretela termocolante, depois basta pespontar o seu contorno com um ponto em zig-zag "apertado"  e "estreito".

 

DSC00765.JPG

DSC00766.JPG

DSC00903.JPG

   

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.