Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #7 - Massa Gratinada da Mamó

Com a chegada do outono e da chuva, chegam as sopas e os pratos de forno, já para não falar dos bolos e dos biscoitos. É a altura do ano em que temos uma certa tendência para cair em tentação, no entanto, sou apologista de comer com “conta,peso e medida”. Julgo que não devemos ser fundamentalistas em relação à comida, e que com bom senso podemos comer comida saudável, feita em casa e que de vez em quando uma refeição mais calórica não faz mal.

 

Não há nada que saiba melhor do que a sensação do forno ligado numa tarde ou manhã de chuva, a preparar os manjares que mais gostamos de partilhar com a nossa família e amigos. Ainda sabe melhor quando o fazemos em família... A cozinha é um local de culto em minha casa, o ponto de partida para o resto da refeição, de partilha de sabores e de experiências. Cozinhar é, como já disse anteriormente, uma arte, mas também um ato de amor. Cá em casa é também um prazer, herdado de geração em geração. A minha mãe é a minha referência culinária diária, sendo que a vejo cozinhar desde que me tomo por gente. Cozinhar com ela é, por isso, uma das coisas que mais gosto de fazer. Foi o caso de ontem, depois de uma tarde mais atribulada, ir para a cozinha com a minha mãe esteve muito perto de uma hora passada no SPA. Assim como a minha mãe não faz como a minha avó fazia, eu sigo um padrão culinário diferente do dela e sou mais “certinha” nas receitas, enquanto ela gosta mais de inventar.

 

 Esta massa gratinada criada a duas mãos, num abrir e fechar de olhos, não podia se não ter outro nome do que “Massa gratinada da Mamó”. Mamó é a forma como todos os familiares e amigos mais próximos tratam a minha mãe, sendo que durante grande parte da minha infância estava convencida de que era o nome próprio dela. Esta massa é o típico gratinado de inverno, perfeito para uma refeição em família ou um jantar de amigos. É aquele tipo de prato que rende imenso e que parece dar sempre para “mais um”. Espero que gostem desta deliciosa massa, que produz em nós a sensação de aconchego e conforto.

 

IMG_0513.JPG

Massa gratinada da Mamó

 (Para 5 ou 6 pessoas)

 

Ingredientes: 

Chávena usada como medida – 225 ml de capacidade

 

- 400 gr de massa cortada (cotovelos grandes, macarrão, penne…)

-1 peito de frango

-80 gr de fiambre em cubos

-20 gr de bacon em cubos

-2 alhos

-1 cebola pequena

-3 tomates de lata pelados + sucos do tomate

-3 colheres de sopa de natas para culinária

-Manjericão fresco q.b

-Salsa seca q.b

-1 colher de chá de mostarda

-1 colher de café de massa de pimentão

-1 cálice de vinho do porto

-1/2 chávena de queijo parmesão ralado na hora

-200 gr de queijo mozarela

- Sumo de limão q.b

-Sal q.b

-Pimenta q.b

-Azeite q.b

-Margarina q.b

-Pão ralado q.b

 

Modo de preparo:

 

1 –Corte o peito de frango em cubos aproximadamente do mesmo tamanho e tempere com sal, pimenta e o sumo de limão. Reserve.

 

2 -Pique a cebola e os alhos. Leve a cebola picada e metade do alho picado a refogar num fio de azeite até a cebola ficar translúcida. Corte o tomate pelado em pedaços e adicione ao refogado, assim como parte do molho do tomate em lata. Deixe o preparado levantar fervura e adicione 500 ml de água e o bacon aos cubos. Tempere com um pouco de sal, o manjericão fresco picado e a salsa. Junte a massa e deixe-a cozer por 8/10 minutos, sendo que convém que a retire ainda um pouco crua (um pouco mais “rija” do que “al dente”) pois ainda a vai levar ao forno.

 

3- Enquanto a massa coze, salteie num wook o frango e o fiambre num fio de azeite ao qual juntou o alho picadoque tinha reservado. Tempere com a mostarda e a massa de pimentão. Quando o frango estiver lourinho, refresque com um cálice de vinho do porto e deixe o álcool evaporar. Junte o queijo parmesão ralado,3 colheres de sopa de queijo mozarela e as natas. Mexa o preparado e adicione a massa com o molho de tomate. Envolva tudo muito bem e coloque a massa num tabuleiro previamente untado com um pouco de margarina e pão ralado. Polvilhe com a mozarela e leve ao forno a gratinar.

 

IMG_0510 (1).JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.