Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #6 - Almôndegas com molho de tomate

As "Mommy Meals" são receitas fáceis, de estilo familiar e criadas a pensar na correria que é o dia-a-dia de uma mãe. Podem ser receitas mais rápidas ou não, sendo que podemos recorrer a certos truques para "encurtar" o tempo de preparação das refeições.

É o caso destas almôndegas, que à partida são mais demoradas de fazer, contudo se dobrarem a receita podem congelar metade.Desta forma fazem "render" o trabalho de fazer uma refeição, maximizando o tempo que têm disponível e ficam com uma refeição rápida, deliciosa e saudável, pronta para os dias mais caóticos.

Esta receita é excelente para fazer com os mais pequenos, sendo que por norma eles adoram ajudar a fazer a "massa" das almôndegas e a molda-las.

Inspirei-me na receita que a Sandra fazia cá em casa, mas juntei alguns ingredientes para dar o meu toque pessoal.

 

IMG_4411.JPG

IMG_4416.JPG

 

Almôndegas com molho de tomate

Para 5 ou 6 pessoas

 

Ingredientes:

 

Para as almôndegas:

-250 gr de carne de vaca picada

-100 gr de carne de porco picada

-1 colher de chá de sal

-2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado no momento

-1 alho grande

-1 colher de chá de mostarda

-1 colher de chá de salsa

-1 cebola média

-20 gr de bacon ou de chouriço

-2 ovos 

-3 colheres de sopa de pão ralado

-azeite q.b

 

Para o molho de tomate:

-3 tomates médios

-5 colheres de sopa de tomate em lata

-2 alhos

-100 ml de água

-1 colher de chá bem cheia de manjericão seco

-1 colher de chá bem cheia de orégãos

-sal q.b

-1 colher de chá rasa de açúcar

-azeite q.b

 

Modo de preparo:

 

Para as almôndegas:

Na 1-2-3 ou numa picadora, moa o bacon ou o chouriço e de seguida a cebola e o alho. Numa taça, misture as carnes; o bacon picado; a cebola e o alho. Tempere com o parmesão ralado, o sal, a mostarda e a salsa. A esta mistura adicione os ovos batidos e o pão ralado, amasse tudo de forma a obter uma massa homogénea. Molde a massa em bolinhas do tamanho de uma noz. Para selar as almôndegas, frite-as num fio de azeite quente até estarem douradas por fora mas ainda mal passadas no interior. Reserve.

 

Para o molho de tomate:

Pique os alhos finamente, retire a pele aos tomates e corte-os em pedaços. Cubra o fundo de um tacho com azeite e  leve o alho a alourar, junte o tomate e deixe suar por uns minutos. Com o esmagador de batatas, esmague o tomate. Adicione o tomate em lata e a água, tempere com sal, orégãos e manjericão. Para regular a acidez do molho, adicione uma colher de chá rasa de açúcar. Junte as almôndegas e deixe apurar por 20/30 minutos, finalizando desta forma a cozedura das almôndegas. Caso verifique que o molho está muito seco, pode juntar mais água.

 

Para servir, sugiro que polvilhe as almôndegas com parmesão ralado e acompanhadas de esparguete e espinafres salteados em alho.

 

Notas: O tempo de congelação recomendado para refeições cozinhadas é de três meses. Podem congelar as almôndegas com o molho de tomate ou simples. Quando quiserem utilizar, basta deixar descongelar à temperatura ambiente. Caso desejem utilizar outro molho, descongelem as almôndegas e depois é só cozinhá-las no molho da vossa preferência.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.