Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #4 - Fofos de Atum e Courgette

A sugestão culinária desta semana são uns fofos de atum e courgette, uma espécie de sonhos salgados feitos no forno. Neste caso, recheei com atum,courgette e cenoura, mas podem utilizar o recheio que preferirem. Podem por exemplo aproveitar restos de carne e fazer uma pasta de carne, assim como restos de peixe ou até mesmo só vegetais. O resultado são uns pastéis leves e deliciosos que se devoram num ápice. Penso serem uma óptima opção para festas, piqueniques ou para levar na marmita dos mais pequenos (ou dos graúdos), isto caso sobrem alguns porque são viciantes! Experimentem e digam-me o que acharam!

 

IMG_3797.JPG

 

Fofos de Atum e Courgette

Para 12 fofos

 

Ingredientes:

-8 colheres de sopa de farinha

-8 colheres de sopa de leite

-4 ovos grandes

-2 colheres de chá mal cheias de margarina líquida ou derretida

-1 lata de atum

-1/2 courgette 

-1 cenoura pequena ralada

-1/4 de uma cebola média

-1/2 limão

-sal q.b

 

Modo de preparo:

 

Para a massa dos fofos:

 

1. Separe as gemas das claras. Às gemas junte o leite e a margarina líquida, acrescente a farinha e bata com uma vara de arames até obter uma massa homogénea. Tempere a massa com sal a gosto, tenha em conta que o recheio também é temperado de sal.

2. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Reserve.

 

Para o recheio de atum e courgette:

 

Pique a cebola, descasque e rale a cenoura e a courgette. Estufe ligeiramente os vegetais numa colher de sopa de azeite, adicione o atum e o sumo de meio limão. Tempere com sal a gosto e divida o preparado em doze montinhos do tamanho de uma noz.

 

Montagem dos fofos:

 

Unte 12 formas de queques ou forre-as com caixinhas de papel. Distribua por cada uma delas massa até metade; depois o recheio e por último cubra com a massa. Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, até ficarem douradinhos. Sugiro que sirva com um arroz de coentros e salada de tomate.

 

IMG_3783.JPG

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.