Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #3 - Ovos à Camponesa

De volta aos tachos e às panelas, hoje sugiro-vos uma receita que já andava no meu radar há algum tempo - ovos no forno.
Curiosamente, tinha visto esta receita no site do Jamie Oliver, mas ontem, ao vasculhar os livros de cozinha cá de casa encontrei-a no livro "A mulher na sala e na cozinha" , da Laura Santos. Este livro era muito popular nos anos 60/70, sendo que não falava só de cozinha, mas da chamada “economia doméstica”. São coisas que por vezes podem parecer antiquadas, mas que não têm que o ser, porque embora na verdade os tempos não sejam os mesmos, o que foi bom em cada época deve ser, a meu ver, estimado e mantido, adaptando-se no entanto à realidade dos nossos dias.
Estes livros, que eram a “Bíblia” das donas de casa de então, são exemplos de coisas boas, que se perderam um bocadinho, e é uma pena que não nos sirvam de inspiração.
A modificação que fiz à receita foi utilizar apenas um ovo e acrescentar outros ingredientes mais a meu gosto. O resultado? Um prato perfeito para um brunch ou para um jantar leve… sendo que é tão bom que pensando melhor nesse caso usaria dois ovos…
 

IMG_3650 (1).JPG

 
Ovos à Camponesa
Para uma pessoa 
 
Ingredientes:
- 1 ovo (ou talvez 2… ou 3…)
- Fiambre aos cubos q.b
- Meio tomate
- Meio dente de alho
- Azeite q.b
- Sal fino q.b
- Orégãos q.b
 
1. Frite ligeiramente os cubos de fiambre num fio de azeite. Corte o tomate em cubos e pique o alho.
2. Unte um prato de ir ao forno com um fio de azeite, disponha o fiambre e o tomate. Tempere com o alho picado, sal e orégãos. Parta um ovo e deite-o por cima do fiambre e do tomate. Leve ao forno até o ovo estar cozinhado (mais ou menos 5 minutos, depende do forno e de como se gosta da gema). 
 
Bom Apetite!
 
Sugestões:
 
- Pode fazer este prato com os ingredientes que quiser e depois juntar o ovo. Fica bem com espinafres, bacon, cebola, batata cozida aos cubinhos, presunto, pimento às tirinhas, queijo ralado... Basicamente aquilo que quiser juntar, ou até mesmo o que tiver no frigorífico. 
- Para aumentar a receita, basta acrescentar um ovo por pessoa e aumentar as porções dos outros ingredientes em proporção.
- Pode acompanhar com uma salada verde.
 
 
 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.