Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #17 - Empadão de Atum

Já vos falei aqui da minha "dificuldade" de inserir o peixe nas refeições cá de casa. A verdade é que devíamos comer peixe todos os dias, mas não o fazendo tento pelo menos manter um número de 4/5 refeições de peixe por semana.

Estou por isso sempre à procura de receitas de peixe que fujam à rotina do grelhado/forno/frito/cozido. Porque há formas deliciosas de o fazer e podemos procurar alternativas ao lugares comuns. Não é que um peixe no forno não seja delicioso, assim como um pelo peixe grelhado ou uns filetes fritos com arroz soltinho. Mas, às vezes apetece variar um bocadinho.

Confesso que gosto muito de receitas "disfarçadas" e esta é uma das minhas preferidas.  Este empadão de atum junta todos os factores que mais gosto num prato: é saboroso, barato e reconfortante. É um prato estilo comida da avó, tão típico de um empadão de carne, mas nesta versão com um delicioso recheio de atum. Ainda por cima é uma excelente forma de dar nova vida às conservas que temos na dispensa! Neste caso, utilizo atum e tomate em lata porque acho uma excelente solução para o dia-a-dia, contudo podem utilizar atum e tomate fresco se assim o preferirem. 

Se quiserem variar do empadão de batata, podem aproveitar o recheio e utiliza-lo com com arroz ou massa. Também podem experimentar fazer o empadão com puré de batata doce ou uma mistura de batata normal e cenoura, julgo que deve ficar espectacular.

Para além de ser delicioso, é rápido e fácil de fazer e julgo ser uma boa opção para pôr a pequenada a comer peixe. Se sobrar, é daquelas refeições boas para levar na marmita. Digo se sobrar, porque é daqueles pratos que são tão gulosos que apetece comer do tabuleiro. 

Espero que gostem deste clássico reinventado de confort food!

 

IMG_5491.JPG

IMG_5492.JPG

Empadão de Atum

Para quatro pessoas

 

Ingredientes:

 

Para o puré:

 

- 5 batatas médias

- 60 gramas de manteiga

- 100 ml de leite

- Noz-moscada q.b

- Sal q.b

 

Para o recheio:

 

- 2 latas de atum em azeite

- 1 cebola média

- 1 dente de alho

- 5 colheres de sopa (bem cheias) de tomate em pedaços de lata

- 1 colher de chá de concentrado de tomate

- 1 colher de café de massa de pimentão

- 1 colher de sopa (rasa) de farinha

- Azeite q.b

- Sumo de limão q.b

- Sal q.b

- Pimenta q.b

- Coentros q.b

- Uma pitada de açúcar

 

Modo de preparo:

 

1 - Comece por fazer o puré, para tal comece por descascar as batatas e corte-as em pedaços médios. Leve-as a cozer numa panela com água temperada de sal. Quando estiverem cozidas reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite. Adicione a manteiga e leve ao lume mexendo sempre para que a mesma derreta. Junte o leite e vá sempre mexendo até o puré estar cremoso e livre de grumos. Se for necessário pode juntar mais leite, no entanto quando faço puré para empadão gosto que tenha mais consistência porque deslaça sempre um bocadinho quando vai ao forno. Tempere com noz-moscada e sal, reserve.

 

2 - Para o recheio de atum, comece por picar finamente a cebola e o alho. Leve ambos a refogar num bom fio de azeite até a cebola estar translúcida. Quando a cebola estiver bem refogada adicione o tomate em pedaços de lata e o concentrado de tomate. Misture o refogado e tempere com sal, pimenta, massa de pimentão e uma pitada de açúcar. Junte o atum previamente escorrido e mexa bem o preparado. Deixe o preparado apurar durante uns minutos e permita que o molho liberte algum líquido. Adicione a farinha ao molho e refresque com umas gotas de sumo de limão e coentros frescos picados. Retire do lume.

 

3 - Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de azeite e monte o empadão. Comece por colocar uma camada de puré, depois o recheio e finalize com outra camada de puré. Se desejar faça uns riscos decorativos com um garfo ou salpique com um pouco de azeite. Leve ao forno até estar bem douradinho e sirva com uma salada verde. 

 

IMG_5490.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.