Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #16 - Macarrão com Queijos e tomate

Dizer que ando a mil à hora é um eufemismo. Dizer que a lista de coisas que tenho para fazer é do tamanho da muralha da china é um exagero, mas de pequena de certo que nada tem.

As horas das refeições são como sempre geridas à pressa e consoante aquilo que há na dispensa. Os deuses da organização doméstica ainda não descenderam sobre a minha pessoa e por isso é tudo feito consoante é necessário. Há dias em que se consegue um bocadinho mais de organização, mas a maior parte das vezes é mesmo tudo sobre o joelho.

Não é por isso de admirar que recorra a pratos rápidos e que as massas estejam sempre em primeiro plano. Pensei se partilhava ou não a receita já, porque tenho receio de vos estar a "dar" sempre o mesmo tipo de prato. No entanto, sendo este blog um reflexo da minha pessoa (e neste caso do meu desleixo doméstico actual) achei que não fazia sentido estar a esperar por outra altura em que já não colocasse pratos de massa há algum tempo.

Para além disso este prato, uma massa deliciosa estilo mac and cheese, faz de certo as delícias dos mais pequeninos adoram e julgo que dos crescidos também. Ou serei eu a única "imatura" culinária a habitar o planeta Porque a culinária é para ser vivida aos poucos e saboreada ao máximo. E porque se é bom e saboroso não há motivos para pôr na prateleira apenas por não ser diferente o suficiente.

Sobretudo porque gosto de manter uma certa autenticidade naquilo que publico e não tem lógica estar à espera para fazer mais sentido depois. E porque parecido não quer dizer igual, deliciem-se com outra massa que gosto muito de comer e de fazer quando o tempo e a imaginação escasseiam.

Bom fim-de-semana!

 

IMG_5412.JPG

IMG_5413.JPG

Macarrão com Queijos e Tomate

(Para três pessoas como refeição/ 4 como acompanhamento)

 

 

Ingredientes:

 

- 300 gramas de massa cortada (macarrão, cotovelos grandes, penne...)

- 1 colher de sopa bem cheia de margarina

- 1 colher de sopa bem cheia de farinha

- 250 ml de leite

- 3 colheres de sopa de parmesão ralado no momento

- 100 gramas de mozarela ralado + mais alguma para gratinar

- 4 colheres de sopa de tomate de lata em pedaços

- 1 colher de café de massa de pimentão

- 1 colher de café de ketchup

- Sal q.b

- Noz-moscada q.b

- Pimenta q.b

- Salsa q.b

- Pão ralado q.b

 

Notas: Para esta receita utilizei mozarela e parmesão, mas podem enriquecer a massa e utilizar outros queijos da vossa preferência: gorgonzola, fontina, provolone, pecorino, cheddar...

 

Modo de preparo:

 

1 - Coza a massa numa panela com água temperada de sala até estar Al Dente.

 

2 - Faça o molho de queijo, coloque a margarina num tacho e leve ao lume a derreter. Quando estiver derretida adicione a farinha e mexa para que absorva a margarina. Junte um pouco de leite e vá mexendo com uma vara de arames até criar uma pasta espessa. Adicione o resto do leite e mexa sempre até o molho ter alguma espessura. Tempere com sal, noz-moscada ralada, pimenta e salsa picada. Não abuse muito no sal, porque os queijos têm sempre algum teor de sal extra. Junte o queijo mozarela e o parmesão ralado no momento e mexa bem. Por fim, adicione o tomate de lata em pedaços, a massa de pimentão e o ketchup. Se o molho estiver muito espesso pode adicionar um pouco de leite ou água aonde cozeu a massa.

 

3 - Quando a massa estiver cozida incorpore o molho de queijo e tomate. Coloque num tabuleiro para ir ao forno e polvilhe com quejo mozarela e pão ralado. Leve a gratinar até estar douradinho.

 

IMG_5411 (1).JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

3 comentários

Comentar post