Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #13 - Saltimbocca de frango

Bifes de frango, de peru e hambúrgueres. Estes são os básicos do meu congelador. São opções rápidas e seguras para as refeições não programadas do dia-a-dia. No entanto, parece que estamos sempre a comê-los das mesma forma: grelhados, fritos, com arroz ou com massa. Acabamos por andar num circulo culinário um tanto ou quanto enfadonho.  

No outro dia, cruzei-me com um episódio antigo do Masterchef Austália em que o Gary Mehigan ensinava a sua versão de saltimbocca de vitela. A saltimbocca é um prato italiano, típico da zona de Roma, e é geralmente feito com escalopes de vitela, presunto e salva. 

Não tendo escalopes de vitela à mão, lembrei-me de imediato de recriar a ideia com bifinhos de frango. No dia a seguir, o meu pai veio almoçar e pareceu-me o momento perfeito para experimentar! Em pouco tempo tinha pronta uma refeição deliciosa, simples, mas sem ser rotineira.  

Experimente este clássico italiano, duplamente reinventado, perfeito para os dias de corre-corre em que queremos fugir do banal e sentirmos que estamos a viver la dolce vita

 

DSC00887.JPG

Saltimbocca de frango 

Para 3 ou 4 pessoas 

 

Ingredientes: 

 

-4 bifinhos de frango médios  

-4 fatias de bacon 

-6 cogumelos frescos 

-10 tomates cherry 

-2 dentes de alhos 

-farinha q.b 

-sal q.b 

-vinho branco q.b 

-sumo de limão q.b 

-azeite q.b 

-margarina q.b 

- 4 folhas de salva  

 

Notas: Os bifinhos de frango devem ser fininhos, tipo escalope. Sugiro que peça ao seu talhante para os cortar. Caso seja necessário pode batê-los ligeiramente até obter a espessura desejada.

 

Modo de preparo: 

 

1 – Tempere os bifinhos com sal, alho cortado em lascas e sumo de limão. Reserve. 

 

2 – Limpe os cogumelos com um pano húmido e lamine-os. 

 

3 – Passe os bifinhos por um pouco de farinha e envolva cada um deles numa fatia de bacon (pode "prender" a fatia de bacon aos bifes com um palito). 

 

4 – Frite os bifes num bom fio de azeite com um pouco de margarina. Adicione as folhas de salva e deixe cozinhar até a carne estar bem passada e as fatias de bacon douradinhas. 

 

5 – Retire os bifes da frigideira e leve a fritar os cogumelos até estarem lourinhos. Junte os tomates cherry e deixe-os estufar um pouco, quando estiverem mais macios esmague-os de formar a criar um molho com os seus sucos. Adicione o vinho branco e deixe reduzir. 

 

6 – Leve de novo os bifes à frigideira para tomarem o sabor do molho e sirva numa travessa. Acompanhe com massa ou com um bom puré de batata.

 

DSC00888.JPG

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.