Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #13 - A melhor pizza do mundo

Na história da culinária existem pratos emblemáticos que nasceram fruto de um acidente, de um engano ou distracção. Esses enganos dão muitas vezes lugar às melhores receitas de sempre. Não sendo um prato emblemático, esta pizza é, para mim, a melhor do mundo e foi resultado de um esquecimento. 

Fiz várias vezes pizzas em casa e a receita que seguia com mais ou menos precisão era a pizza de 15 minutos do Jamie Oliver. Era boa e comida com satisfação, mas não era, a meu ver, a melhor do mundo (desculpa Jamie). 

Gosto de pizzas altas e fofas, mas as minhas preferidas são as baixinhas e estaladiças. E, apesar da pizza do Jamie corresponder ao meu gosto, foi de um esquecimento culinário que surgiu a minha massa de pizza preferida. 

O esquecimento que deu lugar à delícia que vos trago hoje foi a omissão do fermento. Um dia, ao fazer a massa, esqueci-me de juntar fermento e, surpresa das surpresas, a massa ficou super estaladiça e sequinha, uma autêntica maravilha. Nunca mais a fiz de outra forma porque se tornou um verdadeiro sucesso cá em casa. 

Para os amantes das pizzas altas e fofas talvez não seja a pizza ideal, mas para quem gosta de uma massa crocante é divinal. 

O melhor de não ter fermento? Não tem que levedar e pode ser logo estendida e cozida de imediato. É, por isso, muito rápida e simples de fazer, tornando-se numa solução perfeita para os dias em que o tempo escasseia. É mais saudável, rápida e barata do que uma pizza de encomenda e permite aos mais pequenos participar na sua confecção. 

Se desejar pode congelar a massa e descongelar quando quiser utilizar. 

Ponha as mãos na massa e delicie-se com esta pizza supersónica de fazer e de comer! 

Espero que goste tanto dela como nós aqui por casa.

IMG_4541.JPG

A melhor pizza do mundo

 

Ingredientes:

 

Para a massa:

- 2 medidas de farinha sem fermento 

- 1 medida de água tépida

- Uma pitada de sal

- Azeite q.b

 

Para o molho de tomate:

-  Meia lata de polpa de tomate

- Sal q.b

- Uma pitada de açúcar

- 1 colher de chá de Manjericão seco

- 1 colher de chá de Orégãos secos

- Um fio de azeite

 

Toppings:

- Queijo Mozarela (mais um menos 200 gramas)

- Tomate cherry 

- Fiambre

- Cebola

- Manjericão fresco

 

Modo de preparo:

 

A massa:

 

1 - Coloque a farinha numa tigela e faça uma covinha no centro. Adicione a água tépida, o azeite e o sal. Misture com um garfo ou com o dedo até os ingredientes estarem bem combinados.Caso a massa esteja muito molhada pode adicionar um pouco de farinha e caso esteja seca pode salpicar com um pouco de água. Amasse um pouco sobre a bancada da cozinha polvilhada com farinha até obter uma massa elástica e homogénea. Estique a massa com um rolo de cozinha com a forma que pretender, pode dividir a massa e fazer duas pizzas redondas de tamanho médio ou uma rectangular de tamanho familiar. Coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal polvilhado com farinha ou untado com azeite e pão ralado. Reserve.

 

2 - Faça o molho de tomate, para tal junte à polpa de tomate o sal, uma pitada de açúcar, um fio de azeite, uma colher de chá de manjericão seco e uma colher de chá de orégãos secos. Mexa bem e espalhe sobre a base da pizza.

 

3 - Disponha sobre a pizza o queijo e de seguida o tomate cherry cortado ao meio, o fiambre em pedaços, a cebola em meias luas e algumas folhas de manjericão fresco. Estes são os meus toppings preferidos, mas pode utilizar aqueles que mais gostar. Pode utilizar outros queijos: uma mistura de mozarela e parmesão ralado; mozarela de búfala; pecorino ralado; fontina... Também pode adicionar carne picada, bacon, pepperoni e outras iguarias da sua preferência.

 

4 - Leve ao forno previamente aquecido a 180ª até estar douradinha e com a base bem cozinhada. No meu forno leva mais ou menos 5 a 10 minutos, mas o tempo varia de forno para forno por isso não há nada melhor do que estar atento.

 

DSC00112.JPG

SVDQ2148.jpg

BVKE4141.jpg 

 

  Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

2 comentários

Comentar post