Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #11 - Fofos de Bacalhau

O Natal é a altura dos jantares de família e de amigos, de petiscos e doçarias várias e por vezes de alguns exageros. Não sendo grande amiga dos fritos doces da época - é preciso serem muito bons para me conquistarem o coração - há certos salgadinhos que me deixam a babar.

E se há coisa que aparece com frequência nestes jantares são os típicos acepipes fritos salgados, como os croquetes, rissóis e pasteis de bacalhau Para os primeiros não encontrei nenhuma solução mais saudável, contudo para os pasteis de bacalhau descobri uma alternativa no forno, menos gordurosa e por isso mais saudável.

Esta receita pode ser feita em doses individuais ou num pirex, mas em formas para queque é ideal para festas e jantares volantes. No fundo, estes fofos de bacalhau são um cruzamento entre os pasteis de bacalhau e um soufflé. São muito fáceis e super-rápidos de fazer, perfeitos para quando precisamos de uma entrada rápida em cima da hora. Ficam deliciosos e fofinhos, sendo que podem ser comidos como entrada ou numa refeição rápida, tal e qual como os pasteis de bacalhau. É igualmente uma boa alternativa para os mais pequeninos que adoram "comida de mão".

Espero que gostem desta alternativa mais saudável de um dos petiscos mais típicos do nosso país. 

 

DSC00490.JPG

DSC00495.JPG

Fofos de Bacalhau

Para 12 fofos

 

Ingredientes:

 

- 1 posta de bacalhau congelado

- 2 ovos inteiros + 1 gema

- 4 Batatas médias

- 1 cebola média

- 1 dente de algo grande

- Salsa q.b

- Pimenta q.b (opcional)

- Margarina q,b

- Farinha q.b

 

Modo de preparo:

 

1 – Coza o bacalhau e quando estiver cozinhado desfie-o e reserve. Pique a salsa, o alho e a cebola e coza as batatas previamente descascadas em pedaços.

 

2- Quando as batatas estiverem bem cozidas, reduza-as a puré. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Adicione ao puré de batata as três gemas ligeiramente batidas, a cebola, o alho, o bacalhau desfiado e a salsa picada. Mexa bem o preparado, tempere com pimenta e junte as claras envolvendo com delicadeza.

 

3- Unte cerca de 12 formas para queques com um pouco de margarina e polvilhe com farinha. Distribua a mistura pelas forminhas e leve ao forno, previamente aquecido a 180º, até os fofos estarem cozidos e douradinhos (pode fazer o teste do palito). Sirva como entrada, petisco ou como refeição ligeira acompanhados por um arroz de tomate malandro.

 

DSC00481.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.