Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mini-saco para roupa suja - D.I.Y

Começamos a semana com um projeto de costura, é das temáticas do blog de que mais gosto apesar de não partilhar tanto como gostaria. Na verdade, são posts que requerem bastante tempo e, como este não estica, por vezes é mais complicado ter sobre este assunto a regularidade que desejaria.

Fica a promessa de compartilhar pelo menos dois projetos deste tipo por semana, estou a organizar os próximos posts para que tal seja possível. Para quem gosta de aprender a costurar, mas que ainda não se sente à vontade para arriscar apenas com os tutoriais, em breve irão estar disponíveis os tutoriais em vídeo. Julgo que este formato facilitará bastante o processo de aprendizagem e tornará mais clara a explicação dos diversos passos.

O projeto desta semana é um mini saco para a roupa suja, sobretudo para roupa interior e meias. Estava a desesperar com a quantidade de meias de "vidro" pequeninas que compro, mas que acabam sempre por se esfumar! Não sei o que lhes acontece, se grande parte delas são “roubadas” pelo Brutus, outras parece que são engolidas pela máquina de lavar. Para não estar sempre à procura das ditas, decidi aproveitar os cabides de criança que vêm com a roupa do Manel e fazer estes mini sacos para pendurar no roupeiro. Desta forma, não misturo as meias com o resto da roupa suja e não perco tempo à caça de meias e de outras miudezas. Quando quiser lavar a roupa suja é só abrir o fundo do saco, pelo velcro, e despejar o conteúdo.

Para quem gosta de fazer prendas para oferecer, esta é a altura ideal para pôr as mãos à obra, pois o Natal está quase à porta. Julgo que este mini saco é uma ótima prenda para oferecer a uma amiga, irmã, cunhada ou prima. Sugiro que utilizem um tecido bonito para dar um toque especial à peça. Espero que gostem desta sugestão, experimentem e caso surja alguma dúvida não hesitem em perguntar-me.

 

IMG_4830.JPG

 

Materiais/Aviamentos:

-Tecido Exterior (Piqué, Fustão, Algodão… Recomendo que utilizem tecidos com alguma consistência)

-Tecido para o forro (utilizei tecido cru)

-Velcro para coser

-Cabide de criança (utilizei os da primark, mas são várias as lojas que dão estes cabides aquando da compra de peças de bebé ou criança) 

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar..

-Molde Mini-Saco roupa suja.pdf

 

Notas:

Para obterem o molde do mini-saco para roupa suja basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos. Aconselho a utilizar como valor para as costuras 1,5 cm.

 

Plano de corte:

Tecido Exterior e tecido do forro:

Cortar com o tecido dobrado:

Peça única: Cortar 2 vezes na dobra do tecido

 

Como fazer:

 

1 - Imprima os moldes do mini saco para roupa suja. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte. Escolha uma das peças cortadas para servir de frente do saco. Corte o "buraco" do saco nessa mesma peça, tanto no tecido exterior como no tecido do forro. Para tal, coloque o molde do “buraco” na dobra do meio da frente do saco guiando-se pela linha pontilhada presente no molde do mesmo.

 

2 – Cosa o exterior do saco: junte a parte da frente às costas do saco, direito com direito. Cosa todo o contorno do saco (excepto o fundo), tendo em conta que deve deixar uma pequena abertura no topo para enfiar o cabide (pode-se guiar pelas marcações sugeridas no molde). Realize pequenos cortes em “V” nas partes curvas do saco, abra e remate as costuras. Volte o saco para o lado do direito.

 

IMG_4807 (1).png

 

3 - Prepare o forro do saco: guie-se pelas marcações presentes no molde para coser o velcro ao fundo do saco, sendo que de um lado deve coser a parte macia do velcro e do outro a parte áspera. Cosa o forro do saco, una os direitos do forro (“cole” o forro pelo velcro) e costure o contorno do saco (excepto o fundo), tendo em conta que deve deixar uma pequena abertura no topo para enfiar o cabide (pode-se guiar pelas marcações sugeridas no molde). Realize pequenos cortes em “V” nas partes curvas do saco, abra e remate as costuras.

 

IMG_4808.JPG

IMG_4810.png

 

4 – Una o forro ao saco:

 

1 - Com o exterior do saco do direito e o forro do avesso, una os dois pelo fundo do saco com uma costura, fazendo coincidir os “buracos” das asas e os lados do saco. Tenha em atenção que deve deixar uma costura para voltar o trabalho para o direito. Abra e remate a costura realizada, vire o trabalho para o direito e pesponte o fundo do saco fechando desta forma a abertura previamente deixada.

 

IMG_4812.JPG

IMG_4811.jpg

IMG_4813.png

IMG_4821.JPG

 

2 – Prepare a fitas de viés para debruar o "buraco" do saco: corte em viés uma fita de 30 cm com 4 cm de largo. Dobre a fita ao meio, no sentido do comprimento, e passe a ferro. Dobre ambos os lados das fitas de viés para dentro (1 cm) e passe-as a ferro. Volte a dobrar a fita ao meio, no sentido do comprimento, e passe-a ferro. 

3 - Utilize a fita de viés previamente preparada para debruar o "buraco" do saco.Com um ponto á mão invisível, cosa o exterior do saco ao forro no local da abertura deixada para passar o cabide.

 

IMG_4820.JPG

 

O mini-saco para roupa suja está pronto a utilizar, basta "vestir" um cabide e pendurar no vosso armário ou lavandaria.

  

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.