Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Sopas #1 - Massa à barrão

O Outono chegou e com ele trouxe o frio, não sei se veio para ficar, mas nestes dias mais frescos uma sopa bem quentinha é a refeição perfeita. Por isso, a sugestão culinária desta semana é uma sopa estilo "refeição completa". Esta sopa era um clássico em casa dos meus avós maternos e a receita é, mais uma vez, da Amélia. É um prato típico do Ribatejo, sendo uma sopa de substância muito apreciada naquela região. Pessoalmente, adoro este tipo de sopas nas quais os alimentos são cortados em pequenos pedaços e conseguimos sentir as suas diferentes texturas. Para além de constituir uma refeição super nutritiva e saudável é deliciosa e só de pensar nela cresce-me água na boca. Se sobrar, é daqueles pratos que ficam ainda mais saborosos no dia a seguir. Espero que gostem!


IMG_4803.JPG

Massa à barrão

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

 

-1 posta de bacalhau demolhado

-2 batatas médias

-2 dentes de alho

-1 cebola média

-2 colheres de sopa de tomate triturado

-1 colher de sopa mal cheia de massa de pimentão

-1/2 chávena de chá de massa cotovelinhos

-2 ovos

-1 colher de sopa bem cheia de azeite

-Água da cozedura do bacalhau e/ou água

-Sal q.b

-Hortelã q.b

 

Modo de preparo:

 

1 – Coza a posta de bacalhau. Quando estiver cozido, lasque em pedaços e ponha de parte. Num recipiente à parte, reserve a água da cozedura do bacalhau.

 

2 -  Descasque e corte as batatas em cubinhos pequenos. Pique finamente a cebola e os alhos.

 

3 – Leve ao lume uma panela com o azeite e nela refogue a cebola e os alhos. Acrescente o tomate triturado, a massa de pimentão e as batatas. Deixe estufar por um bocadinho e junte a água da cozedura do bacalhau. Quando o preparado estiver a ferver, adicione a massa, tempere com muito pouco sal e uma folhinha de hortelã.Deixe cozinhar em lume brando até estar tudo cozinhado,se for necessário adicione um pouco de água extra.

 

4- Junte à base da sopa o bacalhau em lascas e sirva com um ovo escalfado no momento.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.