Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Luva e Pega de cozinha - D.I.Y

Um dos muitos motivos por ter aprendido a costurar foi o facto de querer fazer as prendas que dava à minha família e amigos. Se o gosto pela costura já cá estava, sei que houve um Natal, já há alguns anos, em que me entreguei às linhas, aos tecidos e à bricolage fazendo uma data de presentes com as minhas próprias mãos. O que é certo é que desde aí nunca mais parei.

Com o mês de Dezembro à porta, o tempo para fazer as prendas de Natal começa a ficar cada vez mais apertado. E se há alguns projectos no blog que podem servir de inspiração para as vossas prendas de Natal, o mês de Dezembro vai ser dedicado quase em exclusivo a projectos de Natal. Desde ideias para decorar a casa, a tutoriais e ideias para as vossas prendas de Natal, o blog vai entrar em “full Christmas mode”.

Os projectos que vou partilhar vão ser rápidos de fazer, porque o tempo já não é muito e há que saber organizar e aproveitar aquele que se tem. No entanto, são ideias e tutoriais de peças que qualquer um de nós gostaria de receber. É o caso desta luva e pega de cozinha, acessórios indispensáveis para quem gosta de cozinhar. Os têxteis de cozinha, são para além de fundamentais uma boa forma de decorar as nossas cozinhas. É daquelas coisas que dão sempre jeito visto terem muito uso no dia-a-dia. A minha mãe chega mesmo a dizer que em conjunto com os panos da loiça são verdadeiros consumíveis. Verdade seja dita, ninguém acha muita piada a têxteis de cozinha velhos e encardidos.

É um projecto simples e muito rápido de fazer, sendo que podem brincar com os padrões de tecidos que escolhem atribuindo um carácter único às vossas peças. Sem mais demoras segue-se o tutorial, como sempre se surgirem dúvidas coloquem as vossas questões na caixa de comentários.

 

DSC00254 (1).JPG

Luva e pega de cozinha

 

Materiais/Aviamentos:

- 0,50 cm de Tecido de Algodão para o exterior da luva e para a pega

-  Retalho de tecido para o forro da luva (utilizei um retalho de pano para lençol)

- Manta Acrílica

- Ilhoses

- 50 cm cordão de Algodão

- 40 cm de fita de viés

- Cola temporária em spray (opcional)

- Aplicador de ilhoses e Martelo ou Alicate para ilhoses

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Luva Cozinha.pdf

 

Para obterem o molde da luva basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde contém valores de costura incluídos, os mesmos são de 1 cm.

O molde da luva apresenta-se em duas folhas que devem ser unidas pelas setas como se fosse um puzzle.

No molde podem encontrar dois tamanhos diferentes, sendo que para mim utilizei um S e tenho as mãos de tamanho mediano para senhora. 

Para personalizar a vossa luva podem utilizar tecidos diferentes, brincar com as cores dos cordões e viés e até mesmo fazerem um acolchoado se assim o desejarem.

 

 

Plano de Corte:

Tecido para o exterior da luva e para a pega:

Cortar com o tecido dobrado:

Luva: Cortar uma vez o molde da luva

Pega: Cortar uma vez um quadrado de 21X21 cm

(valores de costura incluídos :1 cm)

 

Como fazer:

 

A luva de cozinha

 

DSC00271 (2).JPG

 

1 - Imprima os moldes da luva de cozinha, seleccione o tamanho desejado e transfira o molde para o tecido, corte de acordo com o plano de corte.

 

IMG_1438.JPG

 

2 - Fixe as duas peças da luva resultantes do corte à manta acrílica. Para tal pode chulear todo o contorno da luva fixando-o desta forma à manta acrílica ou utilizar cola temporária em spray (neste caso deve aplicar a cola sobre a manta acíclica). Depois de ter fixado as peças recorte o excesso de manta acrílica e passe com o ferro de engomar.

 

DSC00188.JPG

DSC00189.JPG

 

3 - Cosa a luva juntando as suas duas peças pelo direito. Faça pequenos cortes em “v” nas zonas curvas da luva de forma a abrir bem as costuras, tome especial atenção ao espaço entre o dedo grande e o resto dos dedos. Chuleie e apare as costuras e volte a luva para o direito. Realize os mesmos passos para coser o forro da luva.

 

DSC00195 (1).JPG

DSC00196 (1).JPG

DSC00199.JPG

luva (2).jpg 

 

4 - Com o forro do avesso, insira-o na luva. Sugiro que “calce” a luva em tecido do forro (do avesso) e enfie a luva em tecido exterior por cima da mesma. Desta forma, garante que ficam ambas do mesmo tamanho e que o forro fica bem colocado. Se for necessário apare o forro à medida da luva exterior (fixe-as pelo punho com alfinetes e apare). Com um ponto de alinhavo fixe a luva exterior ao forro pelo punho.

 

DSC00203 (1).JPG

DSC00207.JPG

DSC00209 (1).JPG

DSC00210.JPG

 

5 - Dobre a fita de viés ao meio, no sentido do comprimento, e passe com o ferro. Debrue o punho da luva com a fita de viés, colocando o “punho da luva” no interior da fita de viés e pespontando a mesma. Não se esqueça de dobrar a ponta da fita de viés no final da costura para dentro de forma a conseguir um acabamento perfeito. Caso se sinta pouco a vontade, sugiro que alinhave antes de coser à máquina.

 

DSC00211 (1).JPG

DSC00212.JPG

 

6 - Aplique o ilhós num dos cantos da luva. Caso nunca tenha aplicado ilhoses sugiro que veja este vídeo, no qual explicam como aplicar ilhoses com um martelo. Por norma, quando compram uma caixa de ilhoses a mesma vem com um aplicador. O aplicador vem com 3 matizes, em primeiro furam o tecido com as de metal e depois aplicam os ilhoses com a mais arredondada de metal e a plástica. Nunca tinha aplicado antes e foi bastante fácil de aplicar com  o aplicador e um martelo, pelo que penso não ser necessário um alicate específico para o fazer.

 

DSC00235.JPG

DSC00242.JPG

DSC00243.JPG

 

7 - Depois de ter aplicado o ilhós, só precisa de passar o cordão de algodão pelo mesmo. Dê dois nós no cordão de algodão, fixe o nó com uns pontos à mão, apare as pontas (1,5 cm) e desfaça as pontas do cordão.

 

DSC00246.JPG

 

A pega

 

DSC00263.JPG

 

1 - Corte o dois quadrados que formam a pega de acordo com as indicações presentes no plano de corte. Com a ajuda de um objecto circular, apare os cantos dos quadrados para que fiquem arredondados.

 

DSC00217.JPG

DSC00219.JPG

 

2 - Fixe as duas peças da pega resultantes do corte à manta acrílica. Para tal pode chulear todo o contorno da pega fixando-a desta forma à manta acrílica ou utilizar cola temporária em spray (neste caso deve aplicar a cola sobre a manta acíclica). Depois de ter fixado as peças recorte o excesso de manta acrílica e passe com o ferro de engomar.

 

DSC00225.JPG

 

3 - Junte os quadrados de tecido, direito com direito, e costure-os do avesso. Deixe uma abertura de cerca de 5 cm de forma a virar o trabalho para o direito. Vire a pega para o direito e pesponte todo o seu contorno, fechando desta forma a abertura previamente feita.

 

DSC00227.JPG

DSC00228.JPG

DSC00229 (1).JPG

DSC00232.JPG

 

4 - Aplique o ilhós num dos cantos da pega. Guie-se pelas explicações acima descritas para a luva de cozinha.

 

DSC00244.JPG

  

5 - Depois de ter aplicado o ilhós, só precisa de passar o cordão de algodão pelo mesmo. Dê dois nós no cordão de algodão, fixe o nó com uns pontos à mão, apare as pontas (1,5 cm) e desfaça as pontas do cordão.

 

DSC00261.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.