Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Letra Decorativa - D.I.Y

Cá por casa ainda andamos a preparar a mudança do Manel para o seu próprio quarto (anda-me a faltar o tempo e a coragem confesso) e os detalhes vão sendo postos em ordem para que depois seja tudo mais simples e rápido de fazer.

A decoração é a parte divertida do processo e optámos por uma decoração minimalista com detalhes queridos que de certo irão fazer toda a diferença. Um desses detalhes vai ser uma composição numa parede com ilustrações feitas pelo meu pai e outros pormenores que vou encontrando ou fazendo. É o caso desta letra em madeira forrada em tecido. Quando a comprei não sabia muito bem aonde a iria colocar, mas depois de a fazer lembrei-me que ficaria engraçada nessa composição. Optei por escolher o mesmo tecido com que tinha forrado o abat-jour  para haver um fio condutor entre as peças. 

Por agora fica só o tutorial e fotografias dela solta sem ser no contexto final, mas prometo um post sobre toda a decoração do quarto do Manel aonde mostro o resultado final.

 

WBBE4113.jpg

Letra Decorativa - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos:

 

- Letra de Madeira (comprei na loja At Home Hobby e têm dois tamanhos disponíveis; na loja Casa também existem letras destas já pintadas) 

- Tinta acrílica

- Pincel

- Retalho de tecido

- Entretela termocolante dupla-face (eu utilizei da marca Teclabel)

- Tesoura

- Lixa para madeira ou lima para as unhas

 

Notas: Escolhi forrar a letra utilizando o método da entretela de dupla-face porque queria utilizar o mesmo tecido do abat-jour. No entanto, podem utilizar tecidos adesivos (a panoah têm uma colecção giríssima e vende-se em várias retrosarias - At Home Home, Cinco do Dez, Pra Kriar...) tornando o processo ainda mais fácil e rápido. Também podem optar por colar o tecido com cola branca, mas nesse caso esperem um pouco mais de sujeira. 

 

Como fazer:

 

1 - Comece por pintar a letra com a cor desejada, sendo que deve deixar uma das faces sem pintura (é nesta face que o tecido vai ser colado). Sugiro que lixe um pouco antes de pintar - pode perfeitamente utilizar uma lima para as unhas caso não tenha uma lixa - para que a tinta adira bem e a pintura fique uniforme. Dei duas de mãos de tinta na minha letra, mas se achar necessário pode dar três para conseguir um resultado o mais homogéneo possível. Caso tenha optado por uma letra já pintada salte este passo. 

 

DSC01192.JPG

DSC01200.JPG

 

2 - Cole o retalho de tecido à entretela de dupla-face passando toda a superfície com o ferro sem vapor. A parte rugosa da entretela (o lado com cola) deve ser unida ao avesso do tecido. O objectivo é ficar com um retalho de tecido autocolante pronto a utilizar.

 

3 - Com o lado da entretela virada para cima (o lado da película de papel) transfira a silhueta da letra para o tecido autocolante. Ao transferir, deve ter o cuidado de colocar a face por pintar da letra para baixo no caso das letras não serem simétricas. Recorte a letra que desenhou e reserve.

 

DSC01239 (1).JPG

DSC01242.JPG

 

4 - Caso tenha optado por pintar a sua letra, lixe os possíveis restos de pintura que tenham ido parar à face por pintar da letra de forma a ficar com uma superfície uniforme, limpe o pó com um pincel. Descole a película de papel da letra em tecido autocolante e vá colando aos poucos à letra de madeira. Para pendurar a letra pode colocar na parte traseira  fita dupla face, cola não mais pregos (por exemplo da Pattex) ou  assentar a letra sobre um ou dois pregos dependo da letra em questão.

 

DSC01244 (1).JPG

DSC01246.JPG

DSC01250.JPG

DSC01253.JPG

 

POEU0622.jpg

 

  Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.