Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Lenço Skinny - D.I.Y

Um outono com temperaturas um tanto ou quanto loucas e uma necessidade urgente de renovar algumas coisas no meu roupeiro foram o principal motivo para ter criado este lenço. Ainda com (muitas) arrumações por fazer para atingir o meu capsule wardrobe ideal, reparei que precisava de algo que completasse as toilettes mais formais. Ao mesmo tempo e apesar de adorar a coleção de lenços de seda da minha mãe, queria algo mais leve e airoso.

Este género de fitas ou lenços estreitos pareceu-me então a solução ideal. São perfeitos para este tempo esquizofrénico e complementam lindamente os looks com camisas. Já há algumas estações que fizeram o seu regresso, mas este ano estão muito na moda e vêm-se por toda a parte. Adoro a subtileza e elegância que atribuem instantaneamente a um conjunto. É uma peça bastante versátil, podendo ser utilizada de mil e uma maneiras (lenço, fita de cabelo, faixa...). Julgo que também ficam bem com um look mais descontraído, criando um contraste superinteressante. Podem usar à noite numa saída com amigas ou durante o dia no escritório. 

É uma peça rápida e fácil de executar, mas não por isso menos vistosa. Com o Natal à porta, penso que é uma boa opção para quem gosta de fazer as suas próprias prendas, sendo uma peça gira para oferecer a uma irmã; cunhada; amiga... Podem utilizar um tecido estampado ou um tecido liso, mas convém que não seja um tecido muito pesado. Sugiro que aproveitem tecido que tenham comprado ou que vão comprar para fazer outra peça, por exemplo um vestido, pois precisam de 1,75 m de tecido para fazer a fita e a maior parte dos tecidos tem no máximo 1,60 m de largura. Apaixonei-me por este padrão, muito “anos setenta” e que vou utilizar para fazer um vestido, mas acho que também vou fazer uma outra em veludo preto (resta-me encontrar outro motivo para comprar o veludo…).

 

lenço skinny (1).jpg

IMG_0978 (3).JPG

Lenço Skinny

Tamanho único

 

Materiais/Aviamentos

- Tecido fluído (seda, crepe fino, viscose, veludo, jersey…): 1,75 m X 21 cm

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

 

Notas: Este lenço é composto por um rectângulo de 1,75 X 21 cm, sendo que os valores de costuras estão incluídos nas medidas. Caso se tratem de tecidos muito esvoaçantes, sugiro que cortem o rectângulo com o tecido singelo para que o corte fique perfeito. No entanto, se for um tecido menos fluído podem cortar com o tecido dobrado, nesse caso devem cortar um rectângulo de 87,5 cm X 21 cm (valores de costura incluídos).

 

Plano de corte:

Cortar com o tecido singelo:

 Um rectângulo de 1,75 m X 21 m (valores de costura incluídos)

OU

Cortar com o tecido dobrado:

Um rectângulo de 87,5 cm X 21 cm (valores de costura incluídos)

 

Como fazer:

 

1 – Corte o rectângulo com as dimensões acima indicadas e seguindo o plano de corte da sua preferência.

 

IMG_0663.JPG

  

2 – Dobre o rectângulo ao meio, no sentido do comprimento e com o exterior voltado para dentro. Fixe com alfinetes e faça uma costura sobre todo o comprimento do rectângulo deixando uma pequena abertura a meio , para virar o trabalho para o direito. Remate e apare as costuras.

 

IMG_0666 (2).JPG

IMG_0670.JPG

IMG_0672.JPG

IMG_0681.JPG

 

3 – Para costurar as pontas do lenço, marque 7 cm a partir de um dos cantos e a partir do ponto obtido, trace uma diagonal em direcção ao canto oposto. Depois basta costurar a diagonal previamente desenhada. Para a outra ponta do lenço, deve repetir o mesmo processo, tendo em conta que as diagonais devem ser paralelas uma à outra. Corte o "triângulo" excedente de cada canto e remate as costuras com um ponto de chuleio.

 

IMG_0674.JPG

IMG_0676.JPG

IMG_0682.JPG

 

4 - Dê a volta ao lenço, pela abertura previamente deixada, e passe a ferro para assentar as costuras. Feche a abertura à mão com um ponto invisível. O lenço está pronto a usar!

 

IMG_0952 (1).JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.