Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Qua | 28.06.17

Jardineiras para bebé - D.I.Y Costura

mariana

Junho vai passando e o projectos que tenho para partilhar com vocês vão ficando "empilhados" uns nos outros. Isto porque o dia é curto, as tarefas muitas e entre uma virose do Manel e o cansaço acumulado vai ficando "tudo para depois". Confesso que às vezes fico um bocadinho frustrada, porque a sede de querer que este espaço cresça é tanta que quando o tempo para ele diminui fico com os nervos em franja.

No entanto, há que manter os olhos naquilo que é importante. E se em primeiro lugar está o Manel, em segundo tem que estar o meu bem-estar porque se não, em abono da verdade, nada funciona.

É com grande entusiasmo que, por isso, hoje vos trago este tutorial. Tratam-se de umas jardineiras para bebé, num modelo que dá para adaptar ao longo do tempo e às estações do ano.

O modelo destas jardineiras ,estilo macacão, têm um corte fluído e muito confortável. Eu decidi utilizar um linho muito fininho, perfeito para o verão e meia estação. São prefeitas para os dias mais frescos de verão, como hoje, e para andar a brincar à vontade. Sendo um modelo mais largo, podem ajusta-lo com elásticos que podem retirar à medida que o bebé cresce. As alças também são um pouco mais compridas, já a pensar em possíveis ajustes ao longo do tempo. Os moldes são por isso "generosos" em tamanho e permitem um maior rendimento da peça.

A confecção da peça em si é bastante simples e rápida de executar. No inverno, basta trocar o linho por um tecido mais "forte", como uma ganga ou uma fazenda fininha.

Espero que gostem deste tutorial e destas jardineiras, que se adaptam ao crescimento (imparável) dos nossos bebés! 

 

TWPD2788.jpg

LVXA4777.jpg

CPOL2702.jpg

LDLP2739 (1).jpg

Jardineiras para bebé - D.I.Y

Do tamanho 12/18 meses ao 24/36 meses

 

Materiais/Aviamentos:

 

- 0,70 cm de tecido (algodão,linho,ganga fininha ou tecidos mais "fortes" no inverno)

- 2 botões

- 0,70 cm de elástico (0,5 mm de largo)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Jardineiras Bebé.pdf

 

Notas: O molde que disponibilizo vai do tamanho 12/18 meses ao tamanho 24/36 meses.

Para obterem o molde das jardineiras, basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. Depois de imprimido, podem recortar directamente o molde escolhendo o tamanho desejado ou transferir apenas o tamanho desejado do molde com papel vegetal (de forma a guardar todos os tamanhos presentes no molde).

A frente e as costas do molde das jardineiras é constituído por diversas folhas que devem ser unidas pelas setas como se fosse um puzzle.

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno das jardineiras e das alças) e 2 cm para as bainhas.

As medidas do elástico das pernas variam de bebé para bebé. A melhor forma de acertar na medida do mesmo é colocar o elástico ao redor do tornozelo do bebé. No entanto, caso esteja a fazer a peça para oferta pode utilizar as medidas standart que aqui deixo. 

O corte destas jardineiras é larguinho, permitindo a possibilidade de o ajustarem nas cavas e nas costas com elásticos. Desta forma, se for necessário podem retirar os elásticos e rentabilizar o tempo de uso das jardineiras. Da mesma forma, as alças têm altura suficiente para optar por duas alturas de botão. O Manel tem 75 cm e está a usar o tamanho 12/18.

 

Como fazer:
 
 
1- Imprimir, transferir, montar e cortar os moldes
 
Imprima os moldes e monte o molde como se fosse um puzzle, guiando-de pelas setas presentes no mesmo. Corte o molde pela linha do tamanho desejado e transfira para o tecido tendo em conta o plano de corte. Corte o tecido seguindo as indicações presentes no plano de corte.
 
 
2- Coser o exterior das jardineiras
 
Com a frente e as costas das jardineiras unidas pelo direito, tome o avesso das mesmas e costure as laterais e a entreperna das jardineiras à máquina. 
 

XFCA0220.jpg

WWSE7115.jpg

VGYG2766.jpg

 

3- Costurar a vista das jardineiras 
 
Com a frente e as costas da vista das jardineiras unidas pelo direito, tome o avesso das mesmas e costure as laterais. Abra estas costuras com o ferro e chuleie à máquina, cortando posteriormente o excesso de tecido. Faça a bainha da vista, realizando uma dobra dupla de meio centímetro virada para o lado das costuras laterais, pesponte à máquina. 
 

BSFS8136.jpg

MRGT8653.jpg

VUFQ9839.jpg

 

4 - As alças 
 
Costure as alças dar jardineiras, para tal dobre o rectângulo ao meio (no sentido do comprimento) e cosa em "L", deixando uma das pontas abertas para voltar a alça. 
 

WMEA3800.jpg

 

5 - Rematar as costuras 
 
Para finalizar as costuras pode rematar com um ponto zig-zag ou com a corta e cose. No entanto, eu optei por fazer rematar com uma "costura rebatida".
Apesar de  demorar um bocadinho mais de tempo, o resultado é uma peça super bem acabada e sem forro. Contudo, tanto o ponto zig-zag, a corte e cose ou qualquer outro método de remate de costuras funcionam! 
 
Para fazer a costura "rebatida", abri as costuras com o ferro e cortei um dos lados da costura a meio. Depois dobrei o outro lado sobre a costura. Depois, passei com o ferro e pespontei.

JMFP7474.jpg

EHAA5268.jpg

Quando terminei de pespontar, rebati a costura para o lado da ourela que cortei e passei a ferro.A ideia é rematar uma das ourelas da costura com a outra, como que a encapsulando.

PZRT5224.jpg

UBPN1775.jpg

Utilizei este remate para as costuras laterais e da entreperna.

 

6- Fixar as alças e coser a vista do peitilho
 
Fixe as alças às costas das jardineiras (no lado direito), com uma costura provisória à máquina, guiando-se pelas marcações presentes no molde. 
 

BYPJ0908.jpg

Cosa a vista do peitilho às jardineiras, unindo as peças pelo direito. Para tal coloque as jardineiras do lado direito e a vista do peitilho do avesso, coincida a frente e as costas das mesmas e costure.
 

IDHJ0715.jpg

JXXD1794.jpg

JEEN4796.jpg

Abra as costuras com o ferro e faça pequenos cortes em "V" nas cavas das jardineiras. Chuleie e apare as costuras, volte a vista para o interior das jardineiras e passe com o ferro para assentar as costuras.
 

LEHC2270.jpg

DRYY2622.jpg

Pesponte o contorno do peitilho à máquina.
 
 
7- Colocar o elástico na bainha das pernas
 
Para colocar o elástico nas bainhas, crie um canal para passar o elástico. Realize uma dobra de 0,75 mm e vinque com o ferro. Repita a dobra e pesponte, deixando um espaço aberto para enfiar o elástico. Com um alfinete de dama, passe o elástico cortado à medida do tornozelo do bebé pelo canal criado. Cosa as pontas do elástico com umas pontadas à mão e feche a abertura deixada previamente. Repita o processo para a outra perna.
 
 

BUDX3466.jpg

ASVU4233.jpg

 
8- Colocar o elástico de ajuste nas cavas e nas costas
 
Caso seja necessário, coloque elásticos de ajuste nas cavas e nas costas das jardineiras. 
Para aplicar os elásticos de ajuste nas cavas, faça uma costura paralela à linha de pesponte da cava guiando-se pelas marcações presentes no molde. A distância entre a linha de pesponte da cava e esta costura deve ter cerca de 0,75 ou ou a medida do elástico escolhido, de forma a conseguir passar o elástico pelo canal que costurou.
 
 

PHGP9823.jpg

Corte cerca de 6 cm de elástico e passe-o pelo canal feito com um alfinete de dama, fixando-o com um pesponte. Em primeiro, deve fixa-lo na extremidade pelo qual o inseriu e depois deve puxa-lo até à outra extremidade do canal e pespontar de novo.
 

HZTF7161.jpg

Para aplicar os elásticos de ajuste nas costas, crie um canal para o elástico a meio das costas. Realize duas costuras paralelas, guiando-se pelas marcações presentes no molde. 
Corte cerca de 7 cm de elástico e passe-o pelo canal feito com um alfinete de dama, fixando-o com um pesponte. Em primeiro, deve fixa-lo na extremidade pelo qual o inseriu e depois deve puxa-lo até à outra extremidade do canal e pespontar de novo.
 

SDIB0113.jpg 

DJKC2662.jpg 

 
9 - Costure as casas e os botões
 
Costure as casas para o botões em cada extremidade do peitilho frontal das jardineiras. Cosa os botões nas alças das jardineiras, se possível à medida do bebé. No caso do Manel, cosi o botão a 8 centímetros da ponta da alça, quando for preciso basta mudar o botão de sítio e assim o Manel usa as jardineiras por mais tempo.
 
 

GTED3324.jpg

HFRX5988.jpg 

 
10- O Bolso
 
Costure o bolso, unindo as duas peças que o formam pelo direito e deixando uma abertura no topo de forma a poder vira-lo para o direito. Abra as costuras com o ferro, chuleie-as e apare o excesso. Volte para o direito e passe a ferro. Pesponte o topo do bolso, fechando a abertura previamente deixada.
 
 

VAHF5758.jpg

IWKC8052.jpg

UPEG9489.jpg 

Fixe o bolso às jardineiras de forma centrada, a cerca de 19 cm do topo e a 9 cm das laterais. Costure o bolso à jardineiras, pespontando todo o seu contorno à excepção do topo. Se desejar, faça um pesponte a meio de bolso. 
 

WVDB0748.jpg

PWLX9830 (1).jpg

 

 As jardineiras estão prontas a utilizar!

 

RVFQ5249 (2).jpg 

 
Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.