Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Mommy Meals #8 - Frango Corado com batatas em palitos

As receitas que aqui partilho são muitas vezes pratos de família, feitos com regularidade cá em casa ou em tempos na casa dos meus avós. Na maior parte dos casos, trata-se de comida caseira e simples, sem pretensiosismos, mas não por isso menos deliciosa.  Não quer isto dizer que não goste de comida requintada – adoro e em breve vou publicar receitas mais sofisticadas – no entanto, é na comida de família que encontro o aconchego das memórias que o sabor me traz. São essas memórias que quero renovar todos os dias, para dar ao Manel o prazer de saborear a comida e lhe incutir o gosto por partilhar à mesa estórias com aqueles que nela se sentam.

É o caso deste frango corado, tão simples e fácil de fazer. A minha avó fazia com frequência este frango, aproveitando a água da sua cozedura para fazer canja com massas de letrinhas. Normalmente, acompanhava com arroz de forno e a ocasional batata frita.

Para fazer as delícias de pequenos e graúdos sugiro que acompanhem com palitos de batata no forno, uma opção mais saudável e super apetitosa. Podem encontrar várias receitas deste tipo de batatas na internet, sendo que gosto de fazer as minhas desta forma para que fiquem bem sequinhas. Para dar um sabor diferente, vou variando nas ervas aromáticas que utilizo.

Espero que gostem deste franguinho corado, simples e saudável, mas cheio de sabor e de memórias!

 

IMG_0815.JPG

Frango Corado com batatas em palitos

(Para 4 pessoas)

 

Ingredientes :

 

- 1 frango do campo

- 1 cebola média

- 1 batata doce grande

- 3 batatas médias/grandes para assar

- salva seca q.b

- colorau q.b

- azeite q.b

- 1 colher de sobremesa de mostarda

- 1 colher de chá bem cheia de massa de alho

- 1 cálice de vinho do porto

- sumo de meio limão

- sal q.b

- hortelã q.b

- salsa q.b

- margarina q.b

 

Modo de preparo:

 

Para as batatas em palitos:

1 – Comece por descascar e cortar as batatas em palitos. Lave-as em água abundante e seque-as com um pano. Tempere as batatas com pouco azeite, sal, salva seca e colorau. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, num tabuleiro forrado com papel vegetal por 15 minutos. Quando as batatas estiverem macias, ligue a função “grill” do forno e deixe as batatas ganharem cor e secar, desta forma vai ficar com uns palitos super estaladiços por fora e suaves por dentro. Sirva com o frango corado ou com qualquer prato da sua preferência.

 

Para o frango corado:

 

Pode fazer este frango inteiro ou em pedaços. Sugiro que peça ao seu talhante para o cortar em pedaços caso o pretenda fazer desta forma. No entanto, saliente que não quer o frango cortado em pedaços muito pequenos.

 

1 – Coloque o frango numa panela com água, sal e um raminho com hortelã e salsa. Leve ao lume por cerca de 15 minutos, de forma a dar uma “entaladela” no frango. Não se pretende que o frango coza completamente, apenas que fique parcialmente cozido de forma a reduzir o tempo de confeção no forno.

 

2 – Quando a pré-cozedura do frango estiver feita, reserve a água da cozedura e disponha o frango num tabuleiro de ir ao forno com a cebola cortada em quartos. Entretanto, numa taça misture a mostarda, a massa de alho, o sumo de meio limão, o cálice de vinho do porto e uma concha e meia da água de cozer o frango. Regue o frango com este preparado e com pequenas nozes de margarina. Leve ao forno previamente aquecido a 180 º, por cerca de 25/ 30 minutos, para finalizar a cozedura e dourar. Tenha em conta que se fizer o frango inteiro talvez demore um pouco mais no forno, caso seja necessário aumente o tempo no forno para garantir a sua cozedura. Sirva com as batatas em palitos ou com um arroz da sua preferência.

 

IMG_0808.JPG

 

  Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.