Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #5 - Tapa-fraldas - D.I.Y

Já é sexta-feira e com a chegada do final de semana vêm a possibilidade de um tempo extra! E para mim não há nada melhor do que uma sessão de costura para aproveitar o tempo livre.

As peças de bebé são cá por casa um favorito, por vários motivos: há um bebé para vestir, gosto pela costura e pouco tempo. Como as peças são mais pequenas, são mais rápidas de fazer e o resultado fica pronto em apenas umas horas.

O projecto que vos trago hoje para bebé é um essencial para a primavera/verão de qualquer petiz.Trata-se de uma tapa-fraldas básico, perfeito para os dias de mais calor em que eles precisam de andar fresquinhos. A sua confecção é simples e rápida de fazer, sendo das peças que mais faço para o Manel. Para além de ser rápida de fazer, é uma peça prática de vestir e fácil de coordenar.

Os tapa-fraldas podem ser tanto usados por meninos como por meninas, ajustando os tecidos ao gosto de cada um! Este modelo de tapa-fraldas é a base para outras versões, podendo ser alterada de mil e uma formas. Em breve, pegando nos mesmo moldes mostro-vos as outras versões desta peça tão versátil de fazer e de usar!

Por agora, deixo-vos os tutoriais e os moldes deste clássico para bebé. Espero que gostem e caso surja alguma dúvida não hesitem e colocar as vossas questões na caixa de comentários.

 

LCRN6337.jpg

DFGD7684.jpg

JFLG1938.jpg

AXSP0771.jpg

 

 

Tapa-fraldas

Do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses

 

Materiais/aviamentos:
 
-40 cm de tecido para o tapa-fraldas (algodão, piquet, fustão, sarja fininha...)
-40 cm de tecido para o forro (algodão, cambraia...)
- 50 cm de elástico de espessura fina (0,5 cm)
- 50 cm de elástico de espessura média (2 cm)
- 70 cm de fita de viés 
-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Tapa-Fraldas.pdf

 

 

Notas: O molde que disponibilizo vai do tamanho 0/3 meses ao tamanho 12/18 meses.

Para obterem o molde do tapa-fraldas, basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. Depois de imprimido, podem recortar directamente o molde escolhendo o tamanho desejado ou transferir apenas o tamanho desejado do molde com papel vegetal (de forma a guardar todos os tamanhos presentes no molde).

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno do tapa-fraldas).

No tutorial, utilizo fita de viés de compra, mas se preferirem podem cortar o viés no mesmo tecido do exterior do tapa-fraldas.

As medidas do elástico da cintura e das pernas variam de bebé para bebé. A melhor forma de acertar na medida do mesmo é colocar o elástico ao redor da cintura e das pernas do bebé. No entanto, caso esteja a fazer a peça para oferta pode utilizar as medidas standart que aqui deixo. 

 

Elástico para a cintura:

 

0/3 Meses: 40 cm / 42 cm

3/6 Meses: 42 cm / 44 cm

6/9 Meses: 44 cm / 46 cm

9/12 Meses: 46 cm / 48 cm

12/18 Meses: 48 cm / 50 cm

 

Elástico para as pernas:

 

0/3 Meses: 20 cm / 22 cm

3/6 Meses: 22 cm / 24 cm

6/9 Meses: 24 cm / 26 cm

9/12 Meses: 26 cm / 28 cm

12/18 Meses: 28 cm / 30 cm

 

 

 

 
Plano de corte:
 
Tecido para o exterior:

Cortar com o tecido dobrado:

Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido

Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido

 

Tecido para o forro:

Cortar com o tecido dobrado:

Frente do Tapa-fraldas : Cortar 1 vez na dobra do tecido

Costas do Tapa-fraldas: Cortar 1 vez na dobra do tecido

 

Como fazer:

 

 
1- Imprima, transfira e corte os moldes
 
Imprima e corte os moldes de acordo com o tamanho seleccionado, seguindo o plano de corte. 
 

MQDC5014 (1).jpg

 

2- O exterior e o forro do tapa-fraldas
 
Comece por costurar o exterior do tapa-fraldas. Para tal, unindo a frente e as costas do tapa-fraldas, cosa pelo avesso a entreperna do mesmo. De seguida, sempre com a peça do avesso, costure as laterais do tapa-fraldas. Abra as costuras com o ferro e reserve. 
 

IKDT8025 (1).jpg

QORM9517.jpg

DXNG3170.jpg

CJZE3686.jpg

 

Siga as mesmas instruções para a costura do forro.
 
3 - As casas para passar o cordão
 
Seguindo as marcações presentes no molde, faça duas casas na frente exterior do tapa-fraldas para depois passar o cordão de algodão.
 

VFYI7067.jpg

 

4- Forrar o tapa-fraldas
 
Para unir o exterior do tapa-fraldas ao forro, coloque o exterior do lado direito e o forro do avesso e una ambos pela cintura. Faça coincidir as costuras laterais do exterior e do forro, certificando-se que as frentes e as costas de ambos se correspondem. Fixe com alfinetes e costure à máquina. Abra a costura com o ferro e volte para o direito por uma das aberturas das pernas.
 

FFYR1358.jpg

NNFS9267.jpg

PWJS4044.jpg

 

5- Aplicar o elástico na cintura do tapa-fraldas

Coloque o elástico na cintura do tapa-fraldas. Para tal, faça uma costura de pesponte na cintura do tapa-fraldas deixando uma abertura para passar o elástico. Deve ter em conta que a medida desta costura deve ser uns milímetros maior do que a largura do elástico da cintura, tal garante que o elástico entra com facilidade no canal criado e que não se entorta.

 

EQTO8913.jpg

RLHO5193.jpg

 

Corte o elástico com a medida desejada, adicionando 1,5 cm de valor de costura. Com a ajuda de um alfinete de ama insira o elástico no canal criado, pelo interior do tapa-fraldas passando o elástico pela abertura deixada. Vá puxando até sair pela outra ponta. Sobreponha uma ponta do elástico à outra e cosa com um ponto em zig-zag.

 

GYAE8634.jpg

 

Feche a abertura, finalizando o pesponte na cintura do tapa-fraldas. 

 

6-  Aplicar o elástico nas pernas

 

De forma a criar um canal para o elástico das pernas, aplique em todo o redor de ambas a pernas fita de viés.

Abra a fita e fixe-a com alfinetes ao redor da abertura para a perna, faça coincidir o início da aplicação da fita à costura da entreperna. Tenha em atenção que deve deixar no inicio da aplicação da fita, um pedaço extra (1,5 cm) para depois coser esta ponta à outra. Costure a fita à máquina guiando-se pelo vinco da fita. Una as pontas da fita uma à outra e cosa-as tomando o inicio e o final da costura de aplicação.Apare a costura da aplicação da fita, assim como as pontas da fita.

 

LQMN9757.jpg

NYMO3841.jpg

EDUT2708.jpg

XEGL4466.jpg

QQEY0710.jpg

 

Volte a fita de viés para o interior do tapa-fraldas, dobrando a fita de viés duas vezes. Fixe com alfinetes e passe a ferro. Finalize a aplicação da fita com um pesponte ao redor de toda a fita, deixando uma abertura para a passagem do elástico.

 

KADU7846.jpg

LRSE9964.jpg

XMQS4816.jpg

FGZU0354.jpg

 

Corte o elástico com a medida desejada, adicionando 1,5 cm de valor de costura.Com a ajuda de um alfinete de dama insira o elástico no canal criado, pela abertura deixada, e vá puxando até sair pela outra ponta. Sobreponha uma ponta do elástico à outra e cosa à mão com alguns pontos. Feche a abertura, finalizando o pesponte da fita de viés.

 

HHMZ6452 (1).jpg

VJHU0096.jpg

KASC2576.jpg

 

Repita o processo para a outra perna, certificando-se que ambas ficam com a mesma medida.

 

KYQB3731 (1).jpg

 

7- Coloque o cordão

 

Para decorar, corte um pedaço de cordão de algodão e passe-o pelas casas que criou na cintura. Se desejar pode cortar mais cordão e passa-lo por todo o canal do elástico com a ajuda de um alfinete de ama, desta forma pode apertar o tapa-fraldas caso seja necessário. Dê dois nós em cada ponta e desfie um pouco o cordão. Dê um laço e o tapa-fraldas está pronto a utilizar!

 

RTUS1287.jpg

RUJM7404.jpg

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.