Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #5 - Fita para chucha - D.I.Y

Nova semana, novos DIY's. 

Ando sempre a fazer promessas de postar pelo menos dois projectos por semana e acabo sempre por faltar à minha palavra... 

Metem-se afazeres pelo meio e lá fica a coisa pendurada. Chego à conclusão que é melhor não prometer nada e que seja aquilo que Deus (ou o tempo) quiser. 

Hoje não trago promessas, mas sim um DIY muito rápido de fazer  e perfeito para oferecer como lembrança a um bebé. 

É uma fita para prender a sagrada chucha que teima sempre em cair no chão. Digo sagrada porque é um descanso os bebés gostarem da usar, sendo um alívio para os pais e um conforto para os bebés. 

O Manel só gosta das chuchas com tetinas redondas e foi um alívio quando finalmente lhe pegou. Espero que um dia não seja muito difícil de a largar, mas enquanto utiliza é fundamental algo para a prender à roupa. 

Se quando era mais bebé não utilizava muito agora é crucial pois manda tudo ao chão. No entanto, em casa não usa tanto e sempre que o deito tiro a fita porque tenho sempre receio que se enrole à volta do pescoço.  

Acho que dá sempre jeito ter uma destas fitas à mão, sendo por isso uma prenda engraçada para oferecer como lembrança. É um autêntico essencial para bebé, prático e um complemento de qualquer toilette.

A fita é super rápida e fácil de fazer, sendo óptima para iniciantes. 

Fica o tutorial e não a promessa, mas esperança, de outros DIY'S ainda esta semana! 

 

IMG_5270.JPG

IMG_5269.JPG

Fita para chucha 

 

Materiais/Aviamentos: 

 

-Retalho de tecido 

-20 cm de elástico com 2 cm de largo ou da largura final da fita

-20 cm cordão de algodão 

-Mola para chuchas 

-Botão decorativo 

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...   

 

Notas: A presilha da mola para chuchas que utilizei tinha cerca de 2 cm. Sugiro que  verifiquem o tamanho da presilha da vossa mola, para que a fita se encaixe na perfeição.

DSC01663.JPG

 

Se o tamanho for diferente, basta modificar a largura do rectângulo de tecido a cortar. Para tal, basta aplicar a seguinte formúla:

 

 (largura da mola X 2) + 1 cm para valor de costura 

(sugiro que mantenham o comprimento de 35 cm)

 

O elástico deve sempre acompanhar a largura da fita, ou seja, para um fita de 2 cm finais devem utilizar um elástico de 2 cm largo; para uma de 1,5 cm finais devem utilizar um elástico de 1,5 de largo e assim sucessivamente.

 

Cortar: 

Um rectângulo com as seguintes dimensões:

35 cm X 6 cm (Valores de costura incluídos: 1 cm) 

OU

35 cm X (largura da molaX2) + 1 cm para valor de costura

20 cm de elástico com 2 cm de largo ou da largura final da fita

16 cm de cordão de algodão 

 

Como fazer: 

 

1- Corte o rectângulo de tecido para criar a fita para a chucha. Dobre o rectângulo ao meio no sentido do comprimento, unindo o direito com o direito, e vinque com o ferro. Cosa a lateral à máquina, pelo avesso do tecido, e abra os valores de costura com o ferro. Volte o trabalho para o direito e passe com o ferro. 

 

DSC01529.JPG

DSC01530.JPG

DSC01531.JPG

DSC01534.JPG

DSC01536.JPG

  

2 – Dobre as pontas da fita para dentro de forma a ficar com as bainhas da fita escondidas, passe com o ferro. Com a ajuda de um alfinete de ama, passe o elástico por dentro da fita. Comece por fixar o elástico com um pesponte na bainha da fita por aonde o elástico entrou e depois puxe o elástico para cima, com a ajuda do alfinete, e fixe com um pesponte na bainha oposta à por onde o elástico entrou. Apare possíveis excessos de elástico e remate as linhas dos pespontos. 

 

DSC01537.JPG

DSC01538 (1).JPG

DSC01539.JPG

DSC01541.JPG

DSC01542.JPG

DSC01543.JPG

DSC01544.JPG

DSC01545.JPG

  

3 – Corte 16 cm de cordão de algodão da cor da sua preferência e dobre ao meio. Deixe uma margem de 1,5cm/2cm para desfiar e dê uns pontos unindo as pontas do cordão. Cosa o cordão numa das pontas da fita, de forma a criar a argola para passar a chucha. Para tal coloque o cordão no local pretendido e cosa o botão ao cordão e à fita em simultâneo, escondendo os pontos que deu no cordão anteriormente. Desfie as pontas do cordão para criar uma mini-borla. Fixe o cordão á fita com uns pontos extra no topo da bainha.  

 

DSC01558.JPG

DSC01559.JPG

DSC01563.JPG

 

4- Passe a mola para chuchas na ponta oposta à do cordão, faça uma dobra para o verso da fita e dê uns pontos invisíveis à mão para fixar.  

 

DSC01683 (1).JPG

DSC01684 (1).JPG

 

A fita está pronta a utilizar. Sugiro que a retire sempre que colocar o bebé a dormir.

 

IMG_5271.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.