Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #4 - Camisa - D.I.Y

Ainda a recuperar de uma valente constipação, hoje trago-vos mais um tutorial de um essencial para bebé! É provavelmente a minha peça de bebé preferida e a que mais fiz e faço ao Manel: a camisa para bebé ou chambrinho.

 As camisas para bebé são, a meu ver, uma peça perfeita para os primeiros meses. É uma peça solta, leve, delicada e fácil de vestir e despir. Para os meses seguintes, funciona como uma camisa normal, sendo que se podem fazer com o molde base imensas variantes. Podemos costura-la com uma gola em folho ou com uma gola “peter pan”, com nervuras ou um macho central, aberta à frente ou atrás As possibilidades são imensas e gosto de todas elas, seja para menino ou menina.

 Apesar do Manel já ter 7 meses ainda gosto de o ver vestido com uma gola com folho, mas não sou grande apreciadora de golas gigantes. Acho que tende a haver algum exagero no tamanho das golas e julgo que uma peça de roupa deve ser proporcional à pessoa que a vai vestir. Neste caso, o folho da gola fica com cerca de 4 cm e penso que até pode ser um bocadinho mais pequeno, mas sintam-se à vontade para fazer os ajustes necessário.

O motivo principal de ser umas das peças que mais gosto é o facto de dar logo outro ar à toilette. Pode parecer ridículo, mas parece que uma camisa amorosa é o suficiente para ficarem compostinhos. Adoro vê-la conjugada seja com peças mais clássicas como com umas calças de jersey mais “modernas”. No que toca a moda infantil, gosto muito da ideia de aproveitar os clássicos, seja a reinventa-los ou a usa-los tal e qual, mas sempre com um toque de modernidade, sem exageros e com o conforto deles em mente.

No que toca à confecção propriamente dita, pode parecer uma peça de vestuário mais difícil de confeccionar do que na realidade é. A parte mais complexa será provavelmente a montagem da manga, no entanto se alinhavarem antes de coser à máquina o processo fica muito mais simplificado. Depois de umas quantas camisa feitas, o processo torna-se cada vez mais fácil e intuitivo.

Se estão à procura de um projecto para bebé, seja para o enxoval do vosso bebé ou para oferecer, apostem neste clássico que amoroso em qualquer conjunto. Caso surja alguma dúvida, terei todo o gosto em vos esclarecer.

 

DSC00456.JPG

DSC00448.JPG

Camisa Bebé

 Tamanho 0/3 Meses e Tamanho 6/9 Meses

 

Materiais/Aviamentos:

- 0,50 cm de tecido para camisa (cambraia, plumetti, vaiela…)

- 3 botões de 1 cm de diâmetro (0/3 Meses) ; 4 botões de 1 cm de diâmetro (6/9 Meses)

- 25 cm de elástico de 0,5 mm

- 25 cm de Viés

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Camisa Bebé 0-3 Meses.pdf

Molde Camisa Bebé 6-9 Meses.pdf

 

Notas: Os moldes que disponibilizo são para os 0/3 meses e os 6/9 meses, contudo em breve estão disponíveis mais tamanhos! 

Para obterem o molde da camisa, basta seleccionar o molde direccionado para o tamanho desejado, clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras (à volta de todo o contorno das peças da camisa) e 3 cm para as bainhas.

O molde da camisa para o tamanho 6/9 meses apresenta-se várias folhas que devem ser unidas pelas setas como se fosse um puzzle.

 

Plano de corte:

Tecido para a camisa:

Cortar com o tecido dobrado:

Frente da camisa: Cortar 1 vez na dobra do tecido

Costas da camisa: Cortar 1 vez

Mangas: Cortar 1 vez

 

Cortar com o tecido singelo:

Gola folho camisa: Cortar 1 vez

 

Como fazer:

1 - Imprima os moldes da camisa e transfira o molde para o tecido, corte de acordo com o plano de corte. Cosa as costuras dos ombros, unindo ambas as partes traseiras à peça da frente, direito com direito. Chuleie e apare estas costuras.

camisa bebe ombro.png

IMG_1578 (1).JPG

IMG_1581.JPG

 

2 - Para fazer a carcela dos botões, faça uma dobra dupla em ambas as partes traseiras da camisa: comece por dobrar 2 cm para o avesso da camisa e volte a dobrar de novo. Passe esta dobra a ferro e pesponte.

 

IMG_1571.png

IMG_1572.jpg

IMG_1575.png

 

3 - Prepare o folho para a gola da camisa: faça a bainha inferior e laterais do folho. Para fazer as bainhas, faça uma dobra dupla de 0,5 mm e pesponte. Para criar o folho em si, franza toda a parte superior do rectângulo. Para franzir, seleccione um ponto recto o mais largo possível e não remate a costura, nem no início nem no fim. Depois, basta puxar a linha da canela e franzir o tecido. Caso nunca tenha franzido tecido antes, sugiro que veja este vídeo, sendo que para o folho da camisa só necessita de fazer uma costura para franzir ao invés de três como mostra o vídeo.

 

IMG_1586.JPG

IMG_1589.JPG

IMG_1590.JPG

 

4 - Coloque a gola na camisa: para tal distribua, de maneira uniforme, o folho pelo comprimento da gola – pode ir ajustando o franzido à medida da gola e fixando-o com alfinetes. Na parte traseira, a gola deve terminar num dos lados no princípio da carcela e no outro no local do pesponte da carcela.

 

IMG_1592.JPG

IMG_1593.png

 

5 - Prenda a fita de viés à gola, sobreponha o viés ao folho e fixe-o com alfinetes ou com um ponto de alinhavo guiando-se pela dobra do viés. Não se esqueça de dobrar a ponta da fita de viés para dentro no princípio e no final da gola. Costure a fita de viés à maquina guiando-se pela dobra do viés ou pelo ponto de alinhavo previamente feito. Apare a costura da gola.

 

IMG_1594.JPG

IMG_1596.JPG

IMG_1600.JPG

IMG_1601.JPG

 

6 - Para rematar a gola da camisa, vire a fita de viés para o lado de dentro da camisa – para tal dobre a fita de viés até à costura feita no ponto anterior e volte a dobrar para dentro da camisa, passe a ferro e pesponte. Deve ter o cuidado de não costurar o folho da camisa neste processo.

 

IMG_1598.JPG

IMG_1602.JPG

IMG_1603.JPG

IMG_1604.JPG

 

7 - Cosa as mangas à camisa: com a camisa aberta, dobre a manga ao meio pela marcação presente no molde e faça coincidir a frente da camisa à “frente” da manga e as costas da camisa às “costas” da manga, sempre direito com direito. Antes de costurar as mangas à maquina, sugiro que as fixe com alfinetes ou com um ponto de alinhavo. Chuleie e apare as costuras de ambas as mangas.

 

DSC00313.JPG

DSC00318 (1).JPG

DSC00320.JPG

DSC00321.JPG

IMG_1690 (1).JPG

 

8 - Faça as bainhas da manga, dobre duas vezes 1 cm para o avesso da camisa e pesponte.

 

IMG_1691.JPG

IMG_1692.JPG

 

9 - Aplique o elástico nas mangas da camisa, para tal marque 2 centímetros a partir da bainha da camisa e guie-se por esta marcação para costurar o elástico. Para costurar o elástico, comece por fixar o elástico com alguns pontos (a partir da margem de costura das mangas), depois deve coser o elástico à manga à medida que vai puxando o elástico até ao outro lado da mesma.

 

IMG_1694.JPG

IMG_1695 (1).JPG

IMG_1698 (1).JPG

IMG_1699.JPG

IMG_1701 (1).JPG

 

10 - Dobre a camisa pela costura dos ombros, juntando as costuras laterais das mangas e as da frente com as laterais das peças traseiras, sempre direito com direito. Fixe com alfinetes, cosa à máquina, chuleie e apare as costuras realizadas. No local de união das mangas e das laterais da camisa, sugiro que realize um pequeno corte para que a costura fique direitinha.

 

IMG_1705 (1).JPG

IMG_1706 (2).JPG

IMG_1709.png

IMG_1716.JPG

 

11 - Faça uma bainha com 1,5 cm na parte de baixo da camisa, dobre duas vezes para o avesso e pesponte.

 

12 - Faça as casas no lado traseiro da camisa no qual a gola “tapa” a carcela,espaçadas por 5 cm entre si. A primeira casa deve ficar logo a seguir à fita de viés.

IMG_1719.JPG

IMG_1721.JPG

IMG_1722 (1).JPG

 

A camisa está pronta para ser usada! Fica um amor com um vestido, um fofo, um tapa-fraldas ou até mesmo com umas calças de malha!

 

DSC00459.JPG

DSC00449.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.