Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #3 - Babete - D.I.Y


A semana passada foi um pouco mais agitada do que o normal, por isso é que não houve nenhum projeto de costura. No entanto, para compensar esta falta, esta semana vamos ter dois posts dedicados ao tema.

 

Começamos por mais um “essencial para bebé”, desta vez o indispensável babete. O Manel está numa fase em que se baba imenso, sendo que, regra geral, os bebés produzem mais saliva a partir do segundo ou terceiro mês de vida. Para evitar que esteja molhado na zona do peito decidi fazer-lhe mais babetes, pois os plastificados que utilizamos para comer não são os melhores para o efeito. Pretendia algo em pano, que fosse macio e confortável, mas que não deixasse passar a baba para a roupa. Por isso, escolhi um tecido a gosto para a parte exterior do babete e um tecido turco plastificado para o interior.

 

O molde do babete foi retirado de um que era meu - curiosamente, o pai do Manel também tinha um igual. É ótimo, porque se veste facilmente graças às molas de pressão nos ombros. No entanto, se não tiverem o alicate para as aplicar, poderão utilizar botões, são uma alternativa que também resulta bem.

 

Para estes babetes fiz três versões diferentes. Contudo, ainda fiquei com umas quantas no papel, que mostrarei noutro tutorial. Deem largas à vossa imaginação e criem os vossos babetes. Existem à venda imensas fitas de viés e decorativas, gregas, bordado inglês... As possibilidades são imensas e o céu é mesmo o limite!

Espero que gostem, caso tenham alguma dúvida em relação ao tutorial estou sempre disponível para vos ajudar.

IMG_4478.JPG

 

Babete para atar

Tamanho 0/6 Meses

 

Materiais/Aviamentos:

-Tecido Exterior

-Tecido para o forro (turco com pvc)

-Vivo: 1,40 m (versão A)

-Grega: 1,40 m (versão C)

- Fita de viés: 1,40 m (versão A); 2,80 m (versão B)

- Fita de nastro: 60 cm (versão C)

- Patch para aplicar com ferro (opcional- versão B)

- 4 Molas de pressão plásticas/molas de coser/ botões – 1 cm (para 1 babete)

- Alicate para molas de pressão plásticas (normalmente conhecido como alicate KAM)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

-Molde Babete.pdf

 

Notas:

Para obterem o molde do babete basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos. Aconselho a utilizar como valor para as costuras 1,5 cm.

O turco com pvc não têm um lado direito certo, tanto podem utilizar como direito o lado do turco ou o lado do pvc. Sugiro que decidam qual preferem utilizar e que se rejam por isso.

 

 

Plano de corte:

 

Tecido Exterior e tecido do forro (turco plastificado):

 

Cortar com o tecido dobrado:

Peça A: Cortar 1 vez na dobra do tecido

Peça B: Cortar 1 vez na dobra do tecido

 

Versão A: não acrescente valores de costura à base do babete

Versão B: não adicione valores de costura

Versão C: adicione valores de costura a todo o contorno

 

 

Como fazer:

 

Versão A:

 IMG_4457.JPG

 

1 - Imprima os moldes do babete. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte – não acrescente valores de costura à base do babete.

 

2 – Cosa o vivo às peças A e B em tecido exterior. Para tal, faça uma marcação da margem de costura à volta de toda a peça (excepto a base) e guie-se por esta para fixar o vivo. Caso se sinta menos à vontade com a aplicação de vivos, sugiro que o fixe com um ponto de alinhavo antes de o coser à máquina. Aconselho que utilize um calcador de fechos para aplicar o vivo, pois torna o trabalho mais fácil de realizar.

 

IMG_4310.JPG

 

3 – Com os direitos frente a frente cosa a peça A em tecido exterior ao respectivo forro. Utilize como guia a linha de costura do vivo. Abra, chuleie e apare as costuras. Volte a peça para o lado direito e pesponte o contorno do babete. Repita o mesmo processo para coser a peça B.

 

IMG_4440.png

 

4 -  Para fazer os atilhos corte o viés em pedaços de 70 cm. Dobre-os ao meio, no sentido do comprimento, e passe com o ferro. Abra a fita e faça coincidir o meio da mesma ao da base do babete, “entalando” a base do babete na fita de viés. Fixe com alfinetes ou alinhave. Cosa toda a fita de viés, unindo as metades do viés para os atilhos laterais e debruando a base do babete.  Dobre as pontas dos atilhos laterais e dê um ponto à mão para fixar.

 

IMG_4378.JPG

 

5 -  Aplique as molas de pressão nos locais assinalados no molde, caso prefira pode substituir as molas por botões. Para tal, faça as casas na peça B e cosa os botões na peça A – guie-se pelas mesmas marcações do que para as molas de pressão.

 

IMG_4456.JPG

 

Versão B:

 

IMG_4474.JPG

 

1 - Imprima os moldes do babete. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte – não adicione valores de costura.

 

2 - Caso deseje aplicar um "patch" na frente do babete, cole o "patch" no centro da peça A em tecido exterior - para tal passe ferro de engomar sem vapor sobre o "patch".

 

IMG_4384 (2).JPG

 

2 – Sobreponha a peça A em tecido exterior ao respectivo forro, de forma a que fiquem com os avessos frente a frente. Para unir a peça exterior ao forro, debrue o contorno do babete (excepto a base) com a fita de viés. Para tal, dobre o viés ao meio, no sentido do comprimento, e passe com o ferro. Abra a fita e fixe-a ao babete, “entalando” as duas peças (tecido exterior e forro) no viés. Cosa a fita ao babete, tenha o cuidado de apanhar o outro lado da fita - para tal sugiro que alinhave o viés ao babete para assegurar que fica bem fixo antes de coser. Repita o mesmo processo para coser a peça B.

 

IMG_4382.JPG

 

3 -  Para fazer os atilhos corte o viés em pedaços de 70 cm. Dobre ao meio, no sentido do comprimento, e passe com o ferro. Abra a fita e faça coincidir o meio da mesma ao da base do babete, “entalando” a base do babete na fita de viés. Fixe com alfinetes ou alinhave. Cosa toda a fita de viés, unindo as metades do viés para os atilhos laterais e debruando a base do babete.  Dobre as pontas dos atilhos laterais e dê um ponto à mão para fixar.

 

IMG_4439.JPG

 

4 -  Aplique as molas de pressão nos locais assinalados no molde, caso prefira pode substituir as molas por botões. Para tal, faça as casas na peça B e cosa os botões na peça A – guie-se pelas mesmas marcações do que para as molas de pressão.

 

Versão C:

 

IMG_4464.JPG

 

1 - Imprima os moldes do babete. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte.

 

2 – Cosa a grega às peças A e B em tecido exterior. Para tal, faça uma marcação da margem de costura à volta de toda a peça (excepto a base) e guie-se por esta para fixar a grega. A linha de costura deve ficar a meio da fita para que as “ondinhas” da grega debruem o contorno do babete.

 

IMG_4386.JPG

 

3 – Corte a fita de nastro em quatro pedaços de 25 cm. Fixe cada um deles às laterais das peças A e B, guie-se pelas marcações sugeridas no molde.

 

IMG_4387.JPG

 

4 – Com os direitos frente a frente cosa a peça A em tecido exterior ao respectivo forro, guie-se pela linha de costura da grega. Deixe uma abertura para voltar a peça para o lado do direito e tenha o cuidado de não pisar as fitas laterais. Abra, chuleie e apare as costuras. Repita o mesmo processo para coser a peça B.

 

IMG_4388.JPG

 

5 – Volte as peças para o lado do direito e passe-as a ferro. Pesponte todo o contorno do babete, de forma a fechar a abertura deixada previamente. Dobre as pontas das fitas laterais para dentro e dê um ponto à mão para fixar.

 

IMG_4389.JPG

 

6 - Aplique as molas de pressão nos locais assinalados no molde, caso prefira pode substituir as molas por botões. Para tal, faça as casas na peça B e cosa os botões na peça A – guie-se pelas mesmas marcações do que para as molas de pressão.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.