Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #2 - Touca com folho - DIY

Este tutorial era para ter sido publicado na quinta-feira, mas com um final de semana mais complicado só consegui ter tempo de o terminar hoje de manhã. No entanto, fiz questão de o publicar hoje porque não queria deixar de partilhar um projecto de costura esta semana. Por regra, vou tentar publicar um tutorial de costura por semana, se der publicarei dois, mas para começar comprometo-me com um!

Voltamos aos essenciais para bebé, com uma touca que faz conjunto com o cueiro que vos ensinei a fazer na semana passada. Esta touca é mesmo de menina, contudo foi inspirada por uma touca que era do pai do Manel. Se gostarem e quiserem fazer para menino, basta mudar o tecido e penso que é perfeita para uma ocasião especial. Neste caso, fiz para menina para complementar o cueiro da semana passada, pois tenho uma amiga que está prestes a ter uma bebé.

É um projecto muito simples de fazer, perfeito para quem está a começar a costurar, no entanto o resultado final é de fazer cair o queixo. Experimentem e digam-me o que acharam! Caso surjam algumas dúvidas estou disponível para as esclarecer. Sem mais demoras passo ao tutorial.

IMG_4030.png

Touca com folho

Tamanho 0/3 Meses - apesar de ser um 0/3 a touca "veste grande"

 

Materiais/Aviamentos:

-0,50 cm de tecido exterior para a touca - para um tecido que tenha 1,20 de largo (fustão, piqué, bordado inglês...)

-0,50 cm de tecido para o forro da touca - para um tecido que tenha 1,20 de largo (cambraia, vaiela ou flanela se for inverno)

-7 botões de 0,80 cm de diâmetro

-1 m de fita de cetim (ou outra da sua preferência)

-Entretela termocolante de espessura fina/média 

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura,ferro de engomar...

-Molde touca com folho.pdf

 

Notas:

Para obterem o molde da touca basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois basta imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente basta irem às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos,excepto na parte C. Aconselho utilizarem como valores de costura:1,5 cm para as costuras e 3 cm para as bainhas.

 

Plano de corte:

Tecido exterior , tecido do forro e entretela:

Cortar com o tecido dobrado;

Peça A (Pala) - Cortar 1 vez na dobra do tecido

Peça B ("Coroa" da Touca) - Cortar 1 vez na dobra do tecido

Tecido exterior

Cortar com o tecido singelo:

Peça C (Folho) - Cortar um rectângulo de 80cm X 7,5 (valores de costura incluídos)

 

Como fazer:

 

Corte e prepare as peças:

1 - Imprima os moldes da touca. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte.

 

IMG_3985.JPG

 

2 - Aplique a entretela nas peças A e B do molde, unindo a parte áspera da entretela (com cola) ao verso do tecido e passe o ferro (sem vapor), pressionando uns segundos de forma a assegurar que a entretela fica colada.

 

IMG_3993.JPG

 

 1 - Para a pala da touca (A):

1 - Fixe a fita à peça A do tecido exterior da touca, guie-se pelas marcações presentes no molde.

 

IMG_3989.JPG

 

2 - Cosa a peça A pelo avesso, unindo o exterior e o forro pelo direito.Deixe uma abertura para voltar o trabalho. Abra, chuleie e apare as costuras

 

Touca bebe peça a.png

 

3 - Vire a peça para o seu lado direito e pesponte o seu contorno, fechando desta forma a abertura feita previamente.

 

IMG_4007.JPG

 

4 - Cosa os botões, para tal utilize as marcações presente no molde.

 

2 - Para o Folho:

1 - Dobre o rectângulo que cortou para o folho (C) sobre o comprimento com o direito para dentro. Cosa as pontas do rectângulo. Abra, chuleie e apare as costuras. Vire a banda de tecido para o direito e passe a ferro.

 

IMG_4054.JPG

IMG_4055.png

 

 Para fazer o folho pode ou franzir esta banda de tecido ou fazer pequenas pregas de 4 em 4 centímetros. Eu optei por fazer as pregas da seguinte forma: 

 

2 - Para que fiquem à mesma distância, comece por marcar as pregas - escolhi fazer pregas de meio centímetro, logo preciso de um centímetro. As minhas foram feitas de 4 em 4 centímetros, mas podem utilizar a medida que desejarem.

 

IMG_4059.png

 

 3 -  Dobre a prega a meio da marcação que fez previamente e rebata-a para o lado, fixe a prega com um alfinete. Repita o processo para as restantes pregas. Sugiro que passe as pregas com o ferro de engomar para que fiquem bem marcadas, pode igualmente alinhava-las antes de fixar o folho à coroa da touca (peça B).

 

IMG_4056 (1).JPG

IMG_4058.JPG

IMG_4060.JPG

 

3 - Para a coroa da touca (B):

1 - Fixe o folho à coroa da touca (peça B) pelo lado do direito.Tenha o cuidado de fazer coincidir as pontas do folho aos cantos da touca, guie-se pelas marcações presentes no molde.

 

IMG_4002 (1).png

IMG_4063.JPG

 

2 - Após fixar o folho à peça B, sobreponha o forro da mesma e cosa o seu contorno pelo avesso.Deixe a base da coroa da touca aberta (parte recta) de forma a virar o trabalho. Abra, chuleie e apare as costuras. Vire a peça para o direito, dobre os valores de costura da base da coroa da touca para dentro e passe a ferro. Pesponte todo o contorno da peça, fechando desta forma a abertura previamente feita.

 

IMG_4025.JPG

 

 3 - Faça as casas, para tal guie-se pelas marcações sugeridas no molde.

 

4 - Montagem da touca:

Para montar a touca, abotoe a peça A à peça B e a touca está pronta a ser utilizada.

 

IMG_4029.JPG

IMG_4033.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.