alfacinha

alfacinha

Essenciais para bebé #1 - Cueiro - DIY

Se há peças que são clássicos no enxoval de um bebé o cueiro é uma delas. São perfeitos para o primeiro mês de vida do recém nascido, porque são fáceis de vestir e despir, confortáveis e eles ficam uns amores com eles postos.

No entanto, depois de pensar se havia ou não de vestir um ao Manel acabei por nunca o fazer. Contudo, se tivesse calhado o Manel ser menina era a peça à qual mais tinha recorrido nos primeiros tempos! 

Para a desforra, hoje que vos venho ensinar a fazer um, escolhi fazer um de menina. O molde foi feito por mim, sendo que basta clicar na hiperligação para transferir o ficheiro e depois é só imprimir. Não é nada de outro mundo, é um molde feito à mão, mas espero que vos seja útil e que gostem!

Este projecto é relativamente fácil de fazer para quem tenha alguma experiência em costura, no entanto, acho que é perfeitamente acessível a quem quer começar a costurar roupa para bebé. Se for preciso estou disponível para esclarecer qualquer dúvida. Em breve, vou começar a fazer vídeos tutoriais de costura, mas para já fico-me pelas fotografias... Espero que gostem!

IMG_3911.JPG

IMG_3913.JPG

Cueiro

Tamanho 0/3 Meses

Materiais/ Aviamentos:

-80 cm de tecido para o cueiro  – para um tecido que tenha pelo menos 1,20 de largo (fustão, piqué, bordado inglês…)

-80 cm de tecido para o forro do cueiro – para um tecido que tenha pelo menos 1,20 de largo (cambraia, vaiela ou flanela se for para um cueiro de inverno)

-2 botões decorativos (escolhi de madrepérola – 0,80 cm de diâmetro)

-2 botões para o cueiro (escolhi de madrepérola – 1 cm de diâmetro)

-10 cm de velcro para coser (2 cm de largo)

-1,50 m de fita de seda (ou da que mais gostarem)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...

Molde Cueiro (1).pdf

Notas:

Para obterem o molde do cueiro basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois basta imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente basta irem às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos,excepto na parte C. Aconselho utilizarem como valores de costura:1,5 cm para as costuras e 3 cm para as bainhas.

Plano de corte:

O plano de corte é o mesmo tanto para o tecido do cueiro como para o do forro. Ou seja, o procedimento descrito a seguir deve ser realizado duas vezes, uma com o tecido do cueiro e outra com o tecido do forro.

Cortar com o tecido dobrado:

- A: cortar 1 vez na dobra do tecido

- B: cortar 1 vez

Cortar com o tecido singelo:

- C: Cortar um rectângulo com as seguintes dimensões 106 cm X 47,5 cm (os valores de costura já estão incluídos)

Como fazer:

Imprimir os moldes do cueiro. Cortar as peças do molde de acordo com o plano de corte.

Para a patilha decorativa:

Una as duas peças resultantes do corte, direito com direito, cosa-as uma à outra deixando o topo superior aberto para virar a patilha. Com a ajuda do ferro de engomar, abra as costuras, chuleie e apare as mesmas. Vire a patilha para o lado do direito e passe-a ferro.

Coser o velcro e a patilha decorativa:

Cosa a patilha decorativa ao centro da parte superior do cueiro (peça A) com um pesponte à beirinha. Cosa os botões decorativos.

IMG_3747 (1).JPG

Corte a fita de velcro ao meio e cosa-o da seguinte forma:

Cosa a parte fêmea do velcro (lado macio) à parte superior traseira esquerda do velcro (peça B) no tecido do cueiro.

Cosa a parte macho (lado áspero) do velcro à parte superior traseira direita do velcro (peça B) no tecido do forro.

Guie-se pelas marcações sugeridas a linha pespontada na peça B do molde.

Coser a parte superior do cueiro ( Peça A do molde) :

Junte direito com direito as peças  do exterior e do forro da parte A do molde. Cosa o contorno de axila a axila, como indicado na fotografia pela linha pespontada a verde. 

IMG_3720 (2).JPG

cueiro superior.jpg

Com muito cuidado faça pequenos cortes em "V" nas zonas curvas da peça e abra as costuras com o ferro de engomar. Chuleie e apare as costuras.

IMG_3823.JPG

IMG_3825.JPG

Coser as partes traseiras do cueiro (Peça B do molde):

Junte direito com direito as peças do exterior e do forro da parte B do molde. Cosa o contorno desde a axila até ao meio das costas, como indicado na fotografia pela linha pespontada a verde. 

IMG_3722.png

Como para a parte A do molde,faça pequenos cortes em "V" nas zonas curvas da peça e abra as costuras com o ferro de engomar. Chuleie e apare as costuras.

Coser a parte superior do cueiro:

Corte a fita de seda ao meio. Fixe a fita de seda a ambos os lados da parte superior frontal.

IMG_3828.JPG

"Abra" a parte superior frontal do cueiro, como vê na fotografia abaixo e sobreponha da mesma forma a parte superior traseira correspondente a cada lado.Cosa ambos os lados. Abra,chuleie e apare as costuras laterais, Vire a parte superior para o direito e passe com o ferro. 

IMG_3832.JPG

A parte superior do cueiro está feita. Faça as casas na parte da frente e cosa os botões na parte traseira guiando-se pelas marcações presentes no molde. Dobre a ponta da fita de seda para dentro e fixe dando alguns pontos à mão.

IMG_3835.JPG

Para a saia do cueiro::

1 - Retire 3 cm às laterais do forro da saia (lado mais pequeno do rectângulo) e 2 cm ao comprimento. Franza o topo do forro da saia de forma a ficar com a medida igual à da parte superior.

2 - Franza o topo do exterior da saia, tendo em conta que deve reservar 3 cm de cada lado sem franzir - para a bainha lateral do cueiro.

3 - Sobreponha o forro da saia ao interior da parte de cima do cueiro, fixe com alfinetes e cosa. O resultado deve ser o apresentado nas fotografias abaixo.

IMG_3843.JPG

IMG_3845.JPG

4 - Para coser o exterior da saia, deve fazer coincidir a parte de cima do cueiro ao topo da saia a partir da marca dos 3 cm que fez no passo 2. 

IMG_3853.JPGIMG_3858.JPG

IMG_3860 (1).JPG

5 - Faça as bainhas laterais do cueiro. Para tal, dobre em primeiro 1 cm e depois 2 para dentro da saia. Faça uma bainha invisível ou à máquina ou à mão.

IMG_3861.JPG

IMG_3862 (1).JPG

6 - Faça a bainha inferior da saia, dobrando em primeiro 1 cm e depois 2 sobre o forro. Pode optar por uma bainha invisível ou uma bainha tradicional.

IMG_3863 (1).JPG

IMG_3884 (2).JPG

IMG_3914.JPG

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.