Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #9 - Húngaros saudáveis

Já escrevi várias vezes que não sou fundamentalista no que toca à alimentação. 

Gosto de manter uma dieta o mais variada possível e que inclui coisas ditas "saudáveis" e outras mais pecaminosas...No meu coração e no meu estômago há espaço para ambas! 

Sou amante de um docinho no final das refeições e esse é o hábito que tenho mais dificuldade em abolir. 

Tento não exagerar e nunca como grandes quantidades, porque sei que faz menos bem e apesar de não ser fundamentalista também não tenho qualquer interesse em ficar  gordinha. 

Nisto da alimentação, assim como em tantas  coisas na vida, o equilíbrio é o mais importante. Julgo que devemos fazer escolhas conscientes, mas não devemos viver numa "ditadura alimentar". 

Melhor do que comer saudável é comer bem e melhor ainda é quando o que nos sabe bem se alia ao saudável. 

Se há dias em que me basta um quadradinho de chocolate depois das refeições, noutros sabia-me bem outro doce qualquer. 

Para resolver o meu possível excesso de consumo de doces inspirei-me nesta receita de bolachas vegan. 

Resolvi modificar a receita base e adicionei-lhe um ovo e uma colher de mel, porque me pareceu que ficavam mais saborosas desta maneira. 

O resultado foram umas bolachas que me parecem perfeitas para comer no final de uma refeição ou a meio da manhã. 

Ainda assim, fiquei com a pulga da gulodice atrás da orelha e tive que as mergulhar em chocolate negro derretido. Nem é preciso dizer que ficaram ainda mais sublimes, no fundo uns húngaros saudáveis. 

Ambas as versões são óptimas, depende do vosso gosto e disposição, assim como a ocasião em que as vão comer ou servir. 

As simples são perfeitas para comer a meio da manhã ou para os miúdos levarem na lancheira, as com chocolate são óptimas para servir num lanche de amigas ou a acompanhar o café. 

Seja qual for a versão que escolherem vão se deliciar com elas, espero que conquistem o vosso paladar como conquistaram o meu.

 

IMG_5202 (1).JPG

IMG_5206.JPG

IMG_5204.JPG 

Húngaros saudáveis

Para 18 bolachas

 

Ingredientes:

 

2 bananas grandes ou 3 pequenas/médias 

150 gr de coco ralado + uma colher de sopa para polvilhar

1 ovo 

1 colher de sopa de mel + 1 colher de sobremesa de mel (opcional) 

100 gr de chocolate negro  

1 colher sopa manteiga  

1 colher sopa de leite  

 

Modo de preparo

 

1- Descasque e esmague as bananas com um garfo. Coloque numa tigela juntamente com o ovo batido e a colher de sopa de mel, mexa tudo até estar bem ligado. Adicione o coco ralado e misture com uma colher de pau até obter uma massa moldável (se for necessário pode adicionar mais coco). 

 

2- Faça pequenas bolas do tamanho de uma noz com a massa e achate-as de forma a criar bolachinhas com 1 cm de altura. Leve ao forno previamente aquecido a 180º até estarem bem douradinhas, vá verificando a cozedura pois é bastante rápida. Quando estiverem cozidas, retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

 

3- Leve o chocolate a derreter com a manteiga e o leite em banho-maria. Quando estiver derretido e homogéneo,caso deseje adicione a colher de sobremesa de mel e mexa. Mergulhe metade da bolacha no chocolate e repita o processo até ficar sem bolachas. Coloque as bolachas sobre uma grelha forrada de papel vegetal e se desejar polvilhe as bolachas com coco ralado. Deixe o chocolate solidificar e sirva como desejar. Pode guardar as bolachas num recipiente hermético no frigorífico. 

 

IMG_5203.JPG

IMG_5205.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

2 comentários

Comentar post