Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Doces #6 - Rolo Suíço

Com o Natal a chegar mais depressa do que nunca - parece que os dias passam à velocidade da luz - esta é a altura perfeita para testar receitas. Já há muito tempo que andava para fazer este rolo suíço, uma torta de chocolate recheada com chantilly, e a aproximação do Natal pareceu-me a desculpa perfeita para testar a receita e partilha-la com vocês.

Com uma valente constipação, lá experimentei fazer a torta. A verdade é que nem todas as receitas resultam à primeira, e da primeira vez que a fiz a torta partiu-se. No entanto, os sabores estavam lá e pediam uma segunda tentativa. E, neste caso, à segunda é de vez. O segredo é mesmo enrolar a torta ainda quente e esperar um pouco para rechear com o chantilly. Depois é só abrir com cuidado, rechear e voltar a enrolar.

Este rolo é a prova de que as combinações mais simples são, por vezes, as melhores. A constipação continua por cá, mas pelo menos acompanhada por esta torta deliciosa. Decidi enfeitar com framboesas, contudo uns bons morangos ou outros frutos vermelhos também resultam na perfeição. Experimentem este clássico, seja à mesa no dia de Natal ou nos tão típicos jantares da época, prometo que não vos irá desiludir!

 

DSC00385.JPG

DSC00390.JPG

Rolo Suíço

Para 8/10 pessoas (depende da gulodice de cada um)

 

Ingredientes:

-125 gramas de chocolate negro para culinária

-125 gramas de açúcar

-4 ovos grandes

-1 colher de sopa de farinha Maizena

-1 colher de chá de fermento

-200 ml de natas

-5 colheres de açúcar rasas

-Açúcar em pó q.b

-Framboesas

 

Modo de preparo:

 

1 - Derreta o chocolate em banho-maria. Separe as gemas das claras e bata as gemas com os 125 gramas de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.

 

2 - Quando o chocolate estiver derretido deixe arrefecer por 10 minutos. Entretanto bata as claras em castelo, reserve.

 

3 - Quando o chocolate estiver mais frio adicione à gemada e bata ligeiramente com uma vara de arames, numa taça pequena junte o fermento à Maizena e peneire sobre o preparado mexendo bem.

 

4 - Envolva as claras em castelo na mistura da torta e leve ao forno previamente aquecido a 180º por 10/15 minutos, num tabuleiro quadrado de x untado com margarina e polvilhado com farinha.

 

5 - Enquanto a torta coze, bata as natas bem frias com as 5 colheres rasas de açúcar e guarde no frigorífico até ser tempo de rechear a torta.

 

6 - Quando a base da torta estiver cozida, desenforme sobre um pano e com a “ajuda” do mesmo enrole de imediato. Deixe arrefecer e quando já não estiver quente volte a desenrolar e recheie com o chantilly. Volte a enrolar a torta, polvilhe com açúcar em pó e decore com framboesas.

 

DSC00379 (1).JPG

DSC00396 (1).JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.