Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #5 - Strudel de Maçã e Amêndoa

Não há nada que seja mais agradável nesta época do ano do que uma chávena de chá e uma fatia de algo doce. Mas nem sempre apetece passar horas sem fim na cozinha. Há dias em que apetece uma sobremesa ou algo doce para um lanche de fim-de-semana, contudo o tempo e as outras mil e uma coisas que temos para fazer cortam-nos a disponibilidade a metade. Esta receita é perfeita para essas alturas em que o tempo é curto, sendo rápida e fácil de fazer. Este strudel de maçã e amêndoa é o final perfeito para uma refeição de família ou um docinho para o chá das cinco. Para comer como sobremesa fica divino com uma bola de gelado de baunilha ou uma generosa colher de chantilly, já para o lanche sugiro que comam tal e qual complementando com uma chávena quentinha do vosso chá predilecto.

Inspirei-me neste vídeo, partilhado pela minha prima Nininha no Facebook, provando que as redes sociais têm coisas boas se as soubermos aproveitar. Achei tão simples e fantástica a forma de fazer esta trança que não podia deixar de experimentar! O recheio foi uma excelente forma de aproveitar fruta, sendo que resolvi fazer antes um recheio mais cremoso, tendo por isso optado por fazer um género de puré de maçã.

Experimentem este strudel rápido e tão simples de fazer e digam-me o que acharam!

 

IMG_1474.JPG

Strudel de Maçã e Amêndoa

Para 8 pessoas (ou 10 depende da gulodice de cada um)

 

Ingredientes:

-500 gramas de maçã (sem casca nem caroços)

-100 gramas de açúcar

-1 colher de chá rasa de canela em pó

-1 colher de sopa de xarope de ácer ou de mel

-Raspa de limão q.b

-5 colheres de sopa de farinha de amêndoa

-Amêndoa laminada q.b

-1 gema de ovo

- Açúcar em pó q.b

-1 base de massa folhada em rolo (redonda ou rectangular)

 

Modo de preparo:

 

1- Comece por preparar o recheio: descasque e corte a maçã em pedaços e leve a cozer numa panela com água.Quando estiverem macias, escorra a água da cozedura e reduza-as a puré com a varinha mágica. Adicione o açúcar, a canela, a raspa de limão, o xarope de ácer e a farinha de amêndoa. Mexa bem o preparado e reserve.

 

2- Para montar o strudel, abra o rolo de massa folhada (retire do frigorífico 10 minutos antes de montar o strudel) e no centro disponha o recheio deixando uma borda de 3 a 4 cm em cada ponta. Para fazer a trança, faça cortes horizontais nas bandas laterais da massa de forma a criar tiras com cerca de 2 cm de espessura. Depois basta cobrir o recheio com as pontas e entrançar as tiras laterais “tapando” desta forma o creme de maçã e amêndoa.

 

IMG_1466.JPG

 

3- Pincele ligeiramente com a gema de ovo batida e polvilhe com a amêndoa laminada, leve ao forno previamente aquecido a 180º até a massa folhada esta cozida e dourada. Polvilhe com açúcar em pó e sirva ainda morno com uma bola de gelado de baunilha ou uma boa colherada de chantilly.

 

IMG_1471 (1).JPG 

IMG_1486.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

1 comentário

Comentar post