Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #4 - Mousse de Manga

As coisas banais do dia-a-dia, surgem como frequência como ponto de partida e fonte de inspiração para outras. Seja na costura ou na cozinha é algo que me acontece variadíssimas vezes e, assim que preparei pela primeira vez puré de manga para o Manel, lembrei-me logo de fazer uma mousse de manga.

Apesar de já ter feito várias vezes a receita com natas e leite condensado, queria uma versão minha e mais saudável. Lembrei-me de substituir as natas por iogurte grego e pôr de parte o leite condensado, porque a manga é uma fruta tão doce que nem precisa de ser muito adoçada. De facto, às vezes é um exagero a quantidade de açúcares que ingerimos, e, se acho que não devemos ser extremistas, também julgo que é bom reduzir os excessos. Sobretudo, penso que havendo alternativas igualmente deliciosas mas mais saudáveis devemos segui-las. Claro que não dispenso uns bons ovos moles ou um bolo de chocolate, contudo há lugar para tudo na vida e esta sobremesa é perfeita para adoçar a boca sem culpas, mas com muito sabor.

É uma mousse leve e delicada, fresca e doce q.b, ideal para terminar uma refeição ou para servir numa festa em doses individuais. Espero que gostem desta versão doce, mas mais saudável do que a tradicional.

 

DSC00064.JPG

Mousse de Manga

Para 5 pessoas (ou 6 depende da gulodice de cada um)

 

Ingredientes:

- 1 manga média/grande

- 200 gramas de iogurte grego

- 2 claras de ovo

- 2 colheres de sopa rasas de açúcar

- 3 folhas de gelatina

- Sumo de limão q.b

 

Modo de preparo:

 

1 – Descasque e corte a manga em pedaços, reduza-a puré com a varinha mágica. Numa taça, junte ao puré de manga o iogurte grego e o sumo de limão, mexa bem.

 

2 -  Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água, quando estiverem macias escorra a água e leve a derreter por uns segundos ao micro-ondas (cuidado para não queimar). Junte a gelatina dissolvida ao preparado da manga.

 

3 – Bata as claras em castelo com o açúcar até obter um merengue brilhante. Envolva as claras com o preparado da manga até obter uma mistura homogénea. Distribua por taçinhas e leve ao frigorífico por umas horas. Sugiro que sirva com manga fresca cortada aos cubinhos e hortelã picada finamente.

 

DSC00067.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

7 comentários

Comentar post