Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Doces #3 - Bolo da Amélia

Damos as boas-vindas à semana com um miminho para os mais gulosos, um bolo de noz e amêndoa com chantilly e framboesas.

Este bolo é inspirado num bolo que a empregada dos meus avós maternos - a Amélia - fazia com frequência lá em casa.

A Amélia é uma das figuras marcantes da minha infância, guardo com carinho os almoços com ela na cozinha dos meus avós e as limpezas que a "ajudava" a fazer. A Amélia foi uma das pessoas que coloriu a minha infância com momentos doces e alegres, hoje em dia continua a visitar a minha avó praticamente todas as semanas, apesar de já não trabalhar para ela há anos.

Estas pessoas, que nos permitem ser mais felizes e inteiros, sendo leais durante toda uma vida, merecem ser lembradas com carinho e gratidão, pois são seres humanos em vias de extinção….

Com isto em mente, partilho a receita do seu bolo.

A Amélia utilizava apenas amêndoa com pele e cobria o bolo com ovos-moles.

Experimentem e deliciem-se com este miminho da Amélia, reinventado!

 

IMG_4629.JPG

IMG_4637.JPG

Bolo da Amélia

(Para 6/8 pessoas, depende da gulodice de cada um):

 

Ingredientes:

 

- 125 g de miolo de noz

- 125 g de miolo de amêndoa sem pele

- 6 Ovos

- 250 g de açúcar + 4 colheres de sopa

- 1 Colher de chá rasa de fermento em pó

- 220 ml de natas frescas

- 125 g de framboesas

 

Modo de preparo:

 

1 - Na 1-2-3, ou numa picadora, triture as nozes e a amêndoa até que fiquem em farinha. Combine as duas "farinhas" e acrescente o fermento, misture bem.

 

2 - Separe as gemas das claras.Com uma vara de arames, bata as gemas com os 250 g de açúcar, até ficar com uma mistura fofa e esbranquiçada. Bata as claras em castelo.

 

3 - Adicione à mistura das gemas a "farinha" de noz e amêndoa, alternando com as claras batidas em castelo. Verta o preparado numa forma redonda, untada com margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno previamente aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco, antes de desenformar.

 

4 - Para fazer o chantilly bata as natas, que devem estar bem frias, com as quatro colheres de açúcar. Depois de frio, barre o bolo com o chantilly e decore com as framboesas previamente lavadas.

 

Sugestão:

Pode substituir as framboesas por morangos, amoras, ananás ou outra fruta fresca da sua preferência. Este bolo é igualmente delicioso com doce de ovos-moles em vez do chantilly.

 

IMG_4648.JPG

IMG_4652.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.