Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #14- Galette de Frutos vermelhos

Não há nada melhor para animar o fim-de-semana do que uma sobremesa rápida e saborosa.

Apesar do verão rimar com gelados e fruta fresca, não resisti em testar uma galette de frutos vermelhos que já tinha há algum tempo na cabeça. Como adorei o resultado não podia deixar de partilhar a receita com vocês.

Esta galette de framboesa e mirtilos é o final perfeito para as refeições leves de verão, não sendo demasiado doce ou pesada. Para além dos frutos vermelhos, leva uma base de leite de creme que no forno se deixa tingir pelos frutos, ficando absolutamente divinal! Se desejarem podem acompanhar com uma bola de gelado de baunilha ou sorvete de limão.

Não deixem de experimentar esta delícia que compensa o breve calor do forno! 

Bom fim-de-semana!

 

JMDX9369.jpg

MCOC2485.jpg

OXGR2455.jpg

FOBG3567.jpg

Galette de Framboesa e Mirtilos

(Para 6/8 pessoas, depende da gulodice de cada um)

 

Ingredientes:

 

Para a tarte:

 

- 125 gramas de mirtilo 

-125 gramas de framboesa 

- 2 discos de massa quebrada (utilizei de compra) 

 

Para o recheio:

 

-5 gemas 

-120 gramas de açúcar  

-500 ml de leite 

-1 colher de sopa rasa de farinha maisena 

- casca de limão q.b 

 

Modo de preparo: 

 

1- Retire a massa quebrada do frigorífico e comece por preparar o leite de creme para o recheio.  

 

2- Leve o leite ao lume com a casca do limão. Deixe ferver e reserve.  

 

3- Bata ligeiramente as gemas com um garfo e adicione o açúcar. Mexa bem com uma vara de arames. Adicione um pouco do leite fervido e mexa sem parar, de forma a temperar as gemas para evitar que o creme talhe. 

Junte este preparado ao restante leite e torne a levar ao lume. Já com o creme ao lume, adicione a maisena dissolvida num pouco de leite e mexa bem até o creme engrossar.  Quando já estiver com alguma espessura, retire do lume e coloque numa taça para arrefecer.

 

4- Desenrole um dos discos de massa e coloque-o sobre um tabuleiro. Pique a sua superfície com garfo e espalhe o leite de creme sobre a massa, deixando um rebordo sem creme.Disponha os mirtilos e as framboesas por cima do creme e dobre o rebordo da massa sobre o recheio. 

 

5- Com a outra massa corte tiras para cobrir o recheio. Disponha as tiras sobre a tarte, criando um quadriculado com as mesmas. Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, por cerca de 25 minutos ou até a tarte estar douradinha.

 

Nota: Para aproveitar a massa sobrante do segundo disco de massa, basta junta-la numa bola e colocar no congelador. Quando for necessário é só descongelar e usar.

 

WOBT4196.jpg

GUNG6276.jpg

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

5 comentários

Comentar post