Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Doces # 13 - Crumble de Nectarinas

O verão está a chegar e com ele entramos na "época" de uma série de frutas que eu adoro! As cerejas e os morangos já começaram a aparecer e agora estou à espera de uns pêssegos que me façam as delícias.

Este ano a excitação é um bocadinho maior, sendo que à excepção dos frutos vermelhos o Manel já pode comer a fruta toda. Por isso, fico em êxtase quando vejo uma fruta de verão nova que o Manel já pode provar.

No fim de semana, comprei as primeiras nectarinas e alperces do ano, mas foram uma desilusão! Eram tão ácidos que nem nós os conseguíamos comer, quanto mais o Manel!

Para os aproveitar e não estragar fruta, ponderei fazer uma compota rápida para o Manel, com pasta de tâmaras, mas sou-me melhor um belo crumble. Os alperces também iam entrar na receita, mas quando os tirei do frigorífico já estavam todos tocados e não tinham qualquer aproveitamento!

Podem fazer esta receita com qualquer fruta, utilizando apenas uma ou várias combinações de fruta. O importante é aproveitar e evitar estragar comida, à qual se pode dar uma nova e maravilhosa vida! É o caso deste delicioso crumble, mas podia ser uma compota rápida ou uns gelados de fruta! 

Espero que goste deste crumble rápido e fácil de fazer, perfeito para comer como sobremesa ou como lanche! 

 

GFZP7518.jpg

OFXA1494.jpg

IBGF7832.jpg

 

Crumble de Nectarinas

Para 4 pessoas

 

Notas: Se as nectarinas forem bastante doces, podem-lhes juntar umas gotinhas de sumo de limão. Se preferirem podem utilizar outras bolachas na confecção desta receita, julgo que uns biscoitos de amêndoa ou de coco devem resultar bastante bem!

 

Ingredientes:

 

- 4 a 5 nectarinas médias

- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado

- 7 a 8 bolachas tostadas ou outras da sua preferência

- 3 colheres de sopa de aveia

- 1 colher de sopa de amêndoas laminadas

- 2 colheres de sopa (rasas) de manteiga

 

Modo de preparo:

 

1 - Descasque e descaroce as nectarinas. Corte em quartos e depois ao meio, ou seja, em pedaços de tamanho médio. Coloque numa taça e adicione o açúcar mascavado, misture bem e reserve.

 

2 - Pique as bolachas na 1-2-3, até obter uma "farinha" de bolacha. Numa tigela, misture a bolacha triturada, a aveia a amêndoa e a manteiga. Com as pontas dos dedos, misture a manteiga com os restantes elementos até obter uma espécie de "areia". Reserve.

 

3 - Coloque as nectarinas e os seus sucos numa assadeira, previamente untada com um pouco de manteiga, e cubra com a mistura da bolacha triturada, da aveia e da amêndoa.

 

4 - Leve ao forno, previamente aquecido a 180º C, por 15/20 minutos ou até estar bem douradinho. Sirva com uma colherada de iogurte grego, polvilhado com um pouco de canela e regado com um fio de mel!

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.