Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces # 11 - Tarte de Amêndoa divinal

Do coração para o papel, do papel para a cozinha, da cozinha para a boca. Há receitas que se passam de geração em geração, e esta tarte de amêndoa é um desses casos.

Por norma, esta tarte está apenas presente na minha mesa de Natal, mas este ano achei que merecia lugar no menu do almoço de Páscoa. É de amêndoa e ovos, logo é perfeita para celebrar esta festa.

A base da tarte é de bolacha Maria e é muito simples e rápida de confeccionar. O recheio é um guloso creme de ovos, natas e amêndoas. É uma sobremesa fácil de fazer e o resultado final é divinal. Pela casa, fica o cheiro mais maravilhoso de sempre e na boca a vontade de querer só mais uma fatia!

Experimentem esta delícia que regra geral desaparece num instante da mesa cá de casa!

Boa Páscoa!

IMG_3763.JPG

IMG_3764.JPG

IMG_3766.JPG

IMG_3765.JPG 

Tarte de Amêndoa Divinal

Para 8 a 10 pessoas (depende da gulodice de cada um)

 

Notas: Para o miolo de amêndoa, pode ou comprar a amêndoa já transformada em miolo ou pica-la na trituradora ou 1-2-3. Um pacote de 150 gramas de amêndoa equivale mais ou menos a 180 gramas de miolo.

 

Ingredientes:

 

Para a massa:

- 100 gramas de manteiga

- 1 pacote de bolacha Maria

- 4 colheres de sopa de leite

 

 

Para o recheio:

- 200 ml de natas

- 180 gramas de açúcar

- 180 gramas de miolo de amêndoa

- 6 gemas de ovo

 

Modo de preparo:

 

1 - Comece por fazer a base da tarte. Para tal, junte a manteiga derretida à bolacha maria previamente picada na 1-2-3. Misture bem até criar uma massa homogénea.Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e leve ao forno por uns minutos, de forma a dar uma pequena cozedura antes de colocar o recheio. Tenha em conta que apenas se pretende que a massa fique um pouco mais seca, pelo que não a deve deixar ganhar muita cor. 

 

2 - Para o recheio, leve ao lume as natas e o açúcar, e deixe ferver até derreter o açúcar. Adicione o miolo de amêndoa (pode picar a amêndoa sem pele na 1-2-3) e deixe arrefecer. Junte as gemas ligeiramente batidas e leve ao lume a cozer por um minuto. 

 

3 - Deite o recheio na tarteira forrada com a massa de bolachas semi-cozinhada, e leve ao forno previamente aquecido a 180º  a cozer até estar douradinha.

 

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

4 comentários

Comentar post